Aberto na Unifor o I Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações dos Países da CPLP

Fortaleza, 12 de maio de 2011.

I Seminário de Engenharia Diagnóstica em Edificações dos Países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) começou, na noite de ontem, no Teatro Celina Queiroz, no Campus da Universidade de Fortaleza, que ofereceu suas instalações para a realização do evento. A cerimônia de abertura contou com a participação do Grupo de Dança da Unifor. Em seguida, os membros constituintes da mesa foram apresentados ao público que prestigiava a apresentação.

O presidente da mesa, engenheiro civil Victor Frota Pinto (que preside a Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Ceará - Abenc-CE) ressaltou a importância e os objetivos do evento, destacando-se divulgar a engenharia diagnóstica e proporcionar o intercâmbio de experiências técnicas nas áreas da patologia construtiva em edificações. A noite foi encerrada com uma palestra sobre o tema "A Perspectiva da Construção Civil Brasileira com Foco na Norma de Desempenho", ministrada pelo engenheiro civil Carlos Alberto de Moraes Borges (representante do Comitê Brasileiro da Construção Civil, ABNT) e com o lançamento do livro Inspeção Predial Total, de autoria dos engenheiros civis Tito Lívio Ferreira Gomide, Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto e Marco Antonio Gullo.

O seminário segue até amanhã, dia 14 de maio, e promete esclarecer e propiciar a troca de informações sobre a Engenharia Diagnóstica e os benefícios que ela traz para as edificações, estimulando a inspeção de obras para evitar problemas nas estruturas e qualificar o trabalho do profissional de engenharia.

COMPOSIÇÃO DA MESA

Além do engenheiro Victor Frota Pinto, a mesa foi composta também pelo engenheiro civil Lyttelton Fortes (representando Ney Fernando Perracini de Azevedo, presidente da Abenc Nacional), prof. José Almeida Santos Júnior (coordenador do Centro de Ciência Tecnológicas da Unifor), engenheiro civil Antonio Roberto Alves Marinho (vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal e atual presidente da Câmara de Comércio Brasil Angola), engenheiro civil José Raimundo Josino Pontes (coordenador de Planejamento e representante da Seinfra), e Paulo Soares (presidente da IFH, representando a Comitiva de Cabo Verde que veio prestigiar o encontro), prof José de Paula Barros Neto (coordenador do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Federal do Ceará, representando o reitor Jesualdo Pereira Farias), engenheiro Marcelo Cavalcante (representando o Sinduscon) e engenheiro civil Sérgio Chaves (representando o Crea-CE).


Assessoria de Imprensa do Crea-CE