59ª SOEAAMarketing Profissional é tema de Mini-Curso

Goiânia, quarta-feira, 27 de novembro de 2002. No primeiro dia do mini-curso realizado ontem na 59a Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no Centro de Convenções de Goiânia, o engenheiro eletricista Ênio Padilha disse que durante muito tempo o marketing foi visto como uma coisa menor, como um recurso utilizado por alguém que tivesse um produto sem qualidade. Para uma platéia composta por profissionais da engenharia de diversos estados, o Marketing Profissional foi o tema aprofundado pelo palestrante que tem viajado pelo país inteiro ministrando cursos e dando consultorias por solicitação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).A expressão, de ca-ráter pejorativo, que sintetizava o pensamento "É puro marketing!", na opinião de Ênio Padilha, já pré-julgava. "Se era "puro marketing" era porque tinha qualidade zero", ressaltou. Segundo ele, algumas empresas relutavam em adotar estratégias e práticas de marketing que fossem além das tradicionais propagandas. Isso poderia "manchar" a reputação da firma.Padilha disse que havia um conceito dominante: "Quem produz com eficiência e qualidade não precisa de marketing". Ele acrescenta que nessa linha de raciocínio, servia para "dourar pílulas", ou seja, para esconder defeitos intrínsecos do produto (mercadoria ou serviço). Em última análise, diz o consultor, servia para enganar o cliente.O mini-curso Marketing Profissional tem prosseguimento hoje, oportunidade em que Ênio Padilha vai explicar qual a verdadeira função do marketing em uma empresa, seja comercial, industrial, entidade de classe ou até mesma instituição pública. Ele já deixou bem claro que é preciso mudar a imagem distorcida que se tem hoje do marketing. "Ele é tão importante para uma organização quanto o oxigênio é para o ser humano", ponderou.Muitos dos profissionais de marketing e de treinamento empresarial não se dão conta da importância do esclarecimento e da desmistificação. "É muito fácil para uma pessoa comum confundir marketing com propaganda/publicidade/promoção. A publicidade (os publicitários) são a parte glamourosa do marketing. É o lado artístico, criativo, divertido e instigante", concluiu. Mata Roma - Agência de Notícias Confea/Crea