1º Encontro Institucional do Crea-MT reúne inspetores estaduais em seminário

Cuiabá, 9 de maio de 2011

Como parte da programação do 1º Encontro Institucional do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), inspetores participaram nesta quinta-feira (05) do Seminário sobre Suprimento de Fundos, na sala Araguaia do Araguaia Park Hotel, em Barra do Garças.

O seminário foi aberto com a presença do presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, que ressaltou a importância da participação dos profissionais da região no evento. "Mesmo com um número pequeno, já é um começo", disse. O coordenador adjunto do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mutua e presidente do Crea-DF, Francisco Machado, esteve presente também na abertura do seminário. Segundo ele, "um evento desse tipo é importante e extremamente necessário, principalmente para levar conhecimento aos inspetores. Para servir a sociedade não basta ter autoridade, um inspetor tem que ter conhecimento".

Os inspetores foram apresentados à Cartilha de Suprimento de Fundos, pelo superintendente financeiro do Crea-MT, Montenegro Escobal, e o controlador do Conselho, Manoel Neto. Montenegro explicou que o suprimento de fundos é o dinheiro enviado às inspetorias para custear as despesas. Esses gastos devem constar na prestação de contas que é analisada por uma auditoria. Caso haja algum dado não compatível, a superintendência financeira é acionada para tomar as devidas providências de investigação.

O assessor parlamentar do Crea-MT, Jesse Rodrigues, abordou as questões técnicas de registro e funcionamento da Arrecadação de Registro Técnico (ART). Os inspetores tiraram dúvidas a respeito da arrecadação, funcionamento e como cada inspetoria deve trabalhar. Jesse lembrou que cada inspetoria deve remeter ao Crea, mensalmente, o relatório de prestação de contas e encaminhar as sugestões e dúvidas. Para ele, isso aperfeiçoará as atividades e o andamento dos trabalhos.

O 1º Encontro Institucional do Crea-MT "Edificando Mato Grosso" teve início no dia 02 de maio com a fiscalização em cidades do leste do estado e, segue até sexta-feira, dia 06. O encontro prevê ainda curso e vivência de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Audiência Pública sobre Acessibilidade, Encontro dos presidentes dos Creas Centro Oeste e a 5ª Edição da Plenária Itinerante do Regional.

Outras informações no site www.crea-mt.org.br. Confira abaixo a continuação da programação:

Quinta-feira (05/05)
Das 14h às 18h - Vivência do Curso de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, no centro da cidade de Barra do Garças.
Das 14h às 18h 1º Workshop de Fiscalização (Auditório Xavante do Araguaia Park Hotel)
Das 14h às 18h Reunião de Diretoria (Sala Araguaia do Araguaia Park Hotel)
Das 19h às 22h30 Audiência Pública (Auditório da Prefeitura Municipal de Barra do Garças)

Sexta-feira (06/05)
Das 9h às 12h - Reunião de Câmaras (Auditório Xavante do Araguaia Park Hotel)
Das 8h às 12h Reunião de Fiscais (Sala Araguaia do Araguaia Park Hotel)
Das 9h às 12h Reunião Crea Centro Oeste
Das 16h às 18h Plenária Itinerante (Auditório Xavante do Araguaia Park Hotel)

Bruna Pinheiro
Gecom/Crea-MT