1º Encontro Institucional do Crea-MT promove Audiência Pública sobre Acessibilidade

Cuiabá, 9 de maio de 2011

"Acessibilidade é de interesse para todos nós, independentes de termos algum tipo de deficiência ou não", disse o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Marcos Brant Gambier Costa, dando início à Audiência Pública sobre Acessibilidade, no auditório da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, nessa quinta-feira (05). O evento fez parte da programação do 1º Encontro Institucional do Crea-MT, realizado na cidade de 2 a 6 de maio.

Presente na audiência, o presidente do Crea-DF, Francisco Machado, ressaltou o trabalho dos Creas no quesito acessibilidade em suas regiões. Seja por meio de capacitação, como o curso realizado essa semana com alunos da UFMT de Barra do Garças, seja por meio da promoção da dignidade de pessoas com qualquer tipo de deficiência. "Os Creas com todo seu peso político e social abraçaram a idéia da acessibilidade", concordou o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.

O presidente do Crea-MS, Jary de Carvalho e Castro, ministrou a palestra "Acessibilidade: questão de respeito". Como coordenador do Grupo de Trabalho Acessibilidade e Mobilidade Urbana do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, Jary apresentou dados de pesquisas mais recentes sobre o assunto que mostram que 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência. No Brasil, são 15%, representando 25 milhões de pessoas. No Centro-Oeste a taxa é de 14%. Durante sua fala, os presentes foram relatando os problemas de acessibilidade encontrados em Barra do Garças, o principal, para a maioria da população é o centro da cidade que devido à grande circulação está cada vez mais congestionado. Marcos Brant indicou o problema das calçadas como prioritário neste momento.

Ao final da audiência, as autoridades discutiram propostas junto à população presente e elaboraram um documento oficial com os compromissos que deverão ser assumidos pelos órgãos competentes no que se refere à acessibilidade. Marcos Brant enfatizou a importância do sistema Confea/Crea na discussão sobre a questão acessibilidade, segundo ele, "o Ministério Público não consegue fazer nada sem a cooperação de grandes parceiros, como o Crea." Também estiveram presentes representantes do poderes Executivo, Legislativo, Corpo de Bombeiros, presidentes de bairros, docentes, discentes e representantes de Diretórios Acadêmicos.

Bruna Pinheiro
Gecom / Crea-MT