1º de maio: Sistema Confea Crea vai estar na TV

Brasília (DF), 20.04.2005

Depois da consolidação dos projetos impressos e de transformar o site em portal, o Confea parte para um mecanismo de comunicação totalmente includente, que visa não deixar de fora nenhum dos seus cerca de 850 mil profissionais registrados. Estréia no dia 1º de maio, às 12 horas, o programa de televisão “Cenários Brasil Confea Crea”, transmitido pela Rede Record de Televisão.

O projeto de televisão do Confea é antigo. De acordo com o presidente da instituição, eng. Wilson Lang, só não tinha ainda saído do papel porque o Conselho é federal. O que ele quer dizer com isso? “trabalhar com TVs de alcance local ou regional não atinge nosso objetivo, pois estaremos privilegiando os profissionais do local ou da região. Alguns Creas já têm veiculação em tv, mas eles podem. O público alvo deles é só um Estado. O do Confea não. Nosso público é o Brasil. Se vamos partir para uma mídia de massa, temos que chegar até a nossa “massa”. Por isso só tiramos o projeto do papel agora, quando a Rede Record, uma das cinco TVs brasileiras de sinal aberto, se disponibilizou a veicular nosso programa”, explica.

Lang conta que o projeto do programa de TV do Confea passou pela mão de todas as cinco TVs abertas com cobertura nacional, porém a maioria delas não abre espaço na sua grade de programação normal. “Elas trabalham apenas com espaços comerciais de, no máximo, um minuto e meio, o que já utilizamos em alguns anos para parabenizarmos os profissionais pelo seus dia. Porém, a idéia agora é comunicarmos mais”, esclarece.

O programa será de 15 minutos e tem um formato que permite a participação dos Creas e entidades, a discussão de um tema nacional e um bloco mais institucional. “É claro que isso se dará ao longo dos programas, num único isso é impossível. Somos (Sistema) grandes demais para quinze minutos. A assessoria de comunicação do Confea está trabalhando com o conceito de democratização do espaço e a cada edição do programa o esforço será total para possibilitar a divulgação de informações que mostrem a abrangência nacional do Sistema”, diz Lang.

O presidente do Confea ressalta que a participação e o apoio dos Creas é indispensável para o sucesso do projeto. “O exercício da democracia deve ser considerado condição do direito à informação. Para que todos tenham acesso a informação que será veiculada no programa de tv é imprescindível que cada Crea comunique ao seu profissional registrado que a partir do domingo, 1º de maio, quinzenalmente, serão veiculadas notícias na TV aberta que interessa a ele. E se ele começar a assistir e não achar interessante deve se manifestar”, diz.

As manifestações sobre o programa, que será aperfeiçoado com as críticas construtivas, devem ser enviadas para o portal do Confea. No dia seguinte à exibição do programa, será aberto uma espécie de fórum para manifestações de opinião. E o programa também terá sua versão para a Internet, de forma que as pessoas que não puderem assistir no dia, depois poderão vê-lo no portal do Confea.

Estréia – O programa de estréia terá como tema “A contribuição dos trabalhadores da área tecnológica para o desenvolvimento do país”, uma homenagem pela passagem do dia 1º de maio. No primeiro bloco, o presidente do Confea será entrevistado em estúdio apresentando o Sistema, sua missão e a quê veio “Cenários Brasil”. Na seqüência, matérias sobre empresa de grande empregabilidade da área tecnológica, e com as federações de sindicatos ligados ao Colégio de Entidades Nacionais (CDEN).

Para a execução do projeto foi criado no Confea um Grupo Gestor do mesmo, que conta com as participações do Conselho Editorial, gerências de Comunicação e de Marketing, Comissão de Assuntos Nacionais, Chefia de Gabinete, assessores da presidência e o próprio presidente da instituição. Este grupo definiu, numa primeira, reunião, cinco pautas para as cinco primeiras edições do programa. Depois do tema de estréia, os próximos programas tratarão de: Plano Diretor; Ações Inovadoras de Fiscalização; Acessibilidade, e Engenharia, Arquitetura e Agronomia Públicas.

Meio TV – Alguns dados podem ajudar a entender o alcance e importância do meio televisivo no país: segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2001, as redes de TV aberta alcançavam todos os municípios do país.  Em 1999, existiam 53.573.000 aparelhos de televisão instalados em mais de 37 milhões de domicílios.  Para se ter uma idéia do alcance, no mesmo ano o número de domicílios com aparelho de televisão era maior do que o número daqueles beneficiados com rede de esgoto (que, pelos dados do IBGE, totalizavam 21.160.735, de um universo de 44.795.101 moradias).  Fábio Konder Comparato cita dados da Unesco que demonstram que o brasileiro, já em 1987, dispensava, em média, duas horas diárias para assistir as transmissões de televisão, a média mais alta dos países em desenvolvimento. Não se pode, portanto, negar a relevância do meio no Brasil.

Bety Rita Ramos
Assessora de Comunicação