15ª Ficafé movimenta a região do Norte Pioneiro do Paraná

Palestras e painéis da Ficafé tiveram transmissão ao vivo, a exemplo dos dois últimos anos
Palestras e painéis da Ficafé tiveram transmissão ao vivo, a exemplo dos dois últimos anos

Brasília, 20 de outubro de 2022.

Feira técnica e comercial que envolve os produtores de café do Norte Pioneiro do Paraná, a 15ª Feira Internacional de Cafés Especiais – Ficafé está sendo concluída nesta quinta (20/10), em Jacarezinho (PR). Contando com patrocínio do Confea, por meio da sua Política de Concessão de Patrocínios, o evento reúne, desde terça (18/10), 2.500 produtores rurais, marcando o retorno às atividades presenciais, mantidas nos últimos dois anos em formato virtual, onde houve cerca de 10 mil visualizações em cada edição. Neste ano, toda a programação de palestras e painéis foi também disponibilizada pelas redes sociais. Paralelamente, foi realizada a 1ª Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná, envolvendo, em caráter inédito, fruticultores, olericultores, produtores de orgânicos e outros produtores certificados da região.

Engenheiro agrônomo integrante da coordenação da Ficafé, Adhemar Augusto Martins conta que a região do Norte Pioneiro abrange cerca de 2.500 produtores de café. “Reunidos de forma associativa em um trabalho desenvolvido pelo Sebrae e outros parceiros, os produtores de cafés especiais hoje proporcionam uma dinâmica nova, com o comprador indo direto ao produtor”, diz, considerando que todos estão bastante satisfeitos com os negócios realizados na feira. “O consumidor está impressionado. A Feira consegue fazer essa divulgação”, ressalta, informando que a área do Norte Pioneiro para o Projeto Café abrange 45 municípios.

Visita ao estande do Confea na Feira
Visita ao estande do Confea na Feira


Gestor do projeto de Cafés Especiais e consultor do escritório do Sebrae em Jacarezinho, Odemir Capello abriu a Feira, destacando que ela discute muitas inovações, não só para a cafeicultura, mas também para a fruticultura, olericultura, produção de orgânicos e realizando ainda concurso e leilão de cafés especiais e dando visibilidade para as agroindústrias. “A Ficafé promove muitos relacionamentos que constroem o desenvolvimento das nossas cadeias produtivas. Temos a localização privilegiada, solos de qualidade, e nossos produtores, o nosso maior tesouro”.

Vitrine 
Segundo ele, a Ficafé é uma vitrine dos cafés especiais do Norte Pioneiro do Paraná, criando canais de comercialização do café, do Brasil para o mundo. “É parte de um projeto de desenvolvimento territorial. Por isso, a importância de todos estarem juntos neste projeto. O Programa de Cafés Especiais foi iniciado em 2006, articulado entre o Sebrae e parceiros como a Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento), o IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), os sindicatos rurais e prefeituras municipais. Foram várias conquistas nesse período, tais como: organização dos produtores, gestão das propriedades, obtenção de certificações. São três indicações geográficas na região. Hoje, o Norte Pioneiro é o território brasileiro com mais indicações geográficas, algo que temos que valorizar, pois leva o nome do Norte Pioneiro para o Brasil e o mundo. E isso começou com o café em 2008”, apontou.

Organizador Odemir Capello fala na abertura da Ficafé
Organizador Odemir Capello fala na abertura da Ficafé

Assim, ressalta Odemir, a geração de desenvolvimento no território, por meio da agregação de valor aos produtos locais, é o foco atual das ações, “do local para o global”. Atualmente, disse ainda na abertura da Feira, os trabalhos do Comitê Territorial do Norte Pioneiro estão focados na melhoria do ambiente de negócios e do sistema regional de inovação, e buscam a inovação e adoção de novas tecnologias, que visam a transformação da região em um polo produtor de alimentos diferenciados, orgânicos, com selos de qualidade, como, por exemplo, o selo Alimentos do Paraná para as Agroindústrias, assegurando produtos saudáveis e sustentáveis. 


Feira Sabores
Em relação à Feira Sabores do Norte Pioneiro, Adhemar Augusto Martins conta que, a exemplo da exportação de grão-cru de café para vários países, a goiaba está tendo uma ótima receptividade no mercado externo. “Nossas indicações geográficas (IGs) são: Norte Pioneiro (café), Carlópolis (goiaba) e Morango Norte Pioneiro. A produção da região é diversificada e 90% dos empreendimentos rurais são de pequenos produtores”.


Segundo ele, “em função do trabalho do Comitê Territorial do Norte Pioneiro e do Sistema Regional de Inovação (SRI), fizemos o levantamento de potencialidades e do perfil de pequenos produtores, e a cafeicultura e a fruticultura se encaixam muito bem para nós, mas identificamos outros produtos também com potencial para ser IG, como o queijo, o mel, o açúcar mascavo e outros. Assim, criaremos aqui uma ilha de produtos diferenciados com qualidade assegurada por selos. Nossa tendência é aproximar ainda mais o produtor do comprador, tornando a região diferenciada por produtos geográficos e agregando valor aos produtos”, diz, informando que essa feira pioneira contou em 2022 com mais de 50 expositores. 


Programação
No primeiro dia, a 15ª Ficafé apresentou o painel “Tendências de mercado para fruticultura orgânica” e as palestras “O Microbioma do Solo e a sua relação com a qualidade e produtividade do cafeeiro”, “Sustentabilidade hídrica na agricultura” e “Mercado e comercialização de cafés especiais”. O segundo dia trouxe as palestras “Práticas regenerativas, sustentabilidade e certificações”, “Novas soluções tecnológicas para a cultura do café”, “Biofábricas: produção de micro-organismos na propriedade para uso na agricultura”, “Produção de Café Orgânico e Florestal” e os painéis “Mercado e comercialização de produtos orgânicos certificados” e “As novas fronteiras para a pós-colheita do café – fermentação”.


Confira a programação de encerramento no site do evento.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Glênio Furtado (Setor de Relações Públicas - SETRP)