Vinicius Marchese assume mandato no Confea

Brasília, 2 de janeiro de 2024

Vinicius Marchese primeiro dia


O décimo sétimo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia assume hoje, 2 de janeiro de 2024, as atividades da instituição. Eleito no último 17 de novembro, o engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli é o presidente mais jovem e afirma compromisso com eficiência e inovação. A atuação com foco na comunicação, no desenvolvimento sustentável e na economia criativa dão sustentação para a defesa da transformação digital e de mudanças de cultura para uma gestão eficaz.

Em sua primeira manhã de trabalho, Marchese passou por todos os andares do Confea para conversar com os funcionários, ressaltando a qualidade do corpo técnico do Confea, ressaltado a necessidade do apoio dos funcionários para o sucesso da gestão. "Vou precisar muito da ajuda e da compreensão de vocês”. Disse que prefere gestão por projetos à hierarquia por cargos e que quer ver resultado e velocidade. “Vamos mapear o que realmente é importante e significativo para o profissional e para a sociedade a fim de definirmos nossas ações prioritárias”. Na ocasião, o presidente do Confea também ouviu os anseios dos funcionários sobre como serão os anos vindouros.

Marchese é especialista em Inovação e Gestão de Negócios e já atuou como gestor de empresas e empreendedor, tendo sido cofundador do Crea Jovem, aos 23 anos, diretor administrativo por dois mandatos e conselheiro do Crea-SP entre 2009 e 2014. Em 2016, Vinicius assumiu o Crea-SP como o presidente mais jovem dos  regionais e, em 2017, foi eleito para o cargo, depois reeleito em 2021. Com formação política pelo RenovaBR, é suplente de deputado federal pelo estado de São Paulo.  

Graduado em Engenheira de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté – Unitau, Vinicius Marchese é especialista em Redes e Sistema pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Gestão de Negócios pela Dublin Business School, da Irlanda, além de pós-graduado em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela Unesp/Univesp. Atualmente, é mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Uninove.

Equipe de Comunicação do Confea