Expedição Logística 2020/2021

Com parceria estratégica do Confea, a Expedição Logística 2020/2021 tem como objetivo analisar os portos do Brasil e sua relação direta e indireta com o desenvolvimento econômico e social do país, na geração de emprego, renda e divisas comerciais. O projeto é uma versão temática da Expedição Safra (LINK). Com o tema “Portos que conectam o Brasil e o mundo”, o projeto fará um raio-x do escoamento da produção agropecuária brasileira, com foco nas estruturas portuárias.

Acesse o site da Expedição Logística

Com início em agosto de 2020, a Expedição Logística tem cronograma até março de 2021 e contempla quatro fases:
•    Diagnóstico da última década, com foco na infraestrutura, tecnologia, economia, produção e privatizações;
•    Projeções para os próximos dez anos, possibilidades de políticas públicas, parcerias público-privadas e integração multimodal;
•    Pesquisa de campo nos 13 portos brasileiros;
•    Visita técnica a estações portuárias da Ásia (Singapura, Xangai e  Shenzhen).

Como os portos estão se preparando para o futuro do comércio internacional? Como os modais se organizam para fazer frente à ampliação e modernização dos portos? Qual o papel do Estado e da iniciativa privada na infraestrutura rodoviária, ferroviária e hidroviária de acesso aos portos? Qual a relação direta e indireta dos portos no desenvolvimento econômico e social do Brasil, na geração de emprego, renda e nas divisas comerciais? Essas são algumas questões que a Expedição Logística irá pautar durante o projeto.