Sorteadas a ordem e a numeração dos candidatos à presidência do Confea

Conduzida pelo conselheiro João Bosco Andrade, mesa de trabalhos da Comissão Eleitoral Federal promoveu os sorteios relativos ao processo eleitoral para a presidência do Confea

Brasília, 11 de março de 2020.

O processo eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua deu mais um passo, na tarde desta quinta (11), quando a Comissão Eleitoral Federal promoveu os sorteios da ordem na cédula eleitoral e da numeração dos candidatos à presidência do Confea. Esta etapa do processo eleitoral foi desenvolvida no plenário do Confea, com transmissão ao vivo no site do Conselho, durante o 2º Seminário de Comunicação Institucional do Sistema, que prossegue até esta quinta-feira (12), agora no Hotel San Marco, em Brasília.

“Esperamos que o processo eleitoral seja feito com justiça, de acordo com as normas definidas. Aproveitamos o Seminário de Comunicação para promover esse sorteio, como forma de dar a maior visibilidade possível a esse momento. É preciso mostrar como tudo é feito com a maior isenção possível”, considerou o coordenador da CEF, eng. agr. João Bosco de Andrade Lima Filho. Além da escolha do presidente do Confea, o processo eleitoral de 3 de junho próximo definirá os próximos presidentes dos Creas, conselheiros federais representantes dos estados da Bahia (Modalidade Industrial); Maranhão (Engenharia Elétrica); Paraná (Agronomia); Rio Grande do Sul (Agronomia) e Tocantins (Engenharia Civil) e ainda os diretores gerais e administrativos das Mútuas regionais.

Representante da comunicação do Crea-AP, Bruno Américo,  participou do sorteio


Com a presença de representantes dos candidatos Diego Mesquita Aguiar, Joel Krüger e Paulo Roberto de Queirós Guimarães e dos demais integrantes da CEF, conselheiros federais Carlos Eduardo de Vilhena Paiva (coordenador adjunto), Annibal Lacerda Margon, Renan Guimarães de Azevedo, Ricardo Augusto Mello de Araújo e José Miguel de Melo Lima, foram sorteadas as seguintes numerações (entre números de 10 a 29), que constarão das urnas eletrônicas:

12 – Eng. Civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães
15 – Eng. Civ. e Seg. Trab. Marcos Moliterno
20 – Eng. Agr. Diogo Mesquita Aguiar
22 – Eng. Civ. Joel Krüger
24 – Eng. Eletric. Alexandre Magno Santos Cruz
27 – Eng. Ftal. Rizomar Rodrigues da Silva

Nas cédulas eleitorais, a serem utilizadas apenas nos estados em que não foi possível obter as urnas eletrônicas junto aos Tribunais Regionais Eleitorais e ainda em casos em que não seja possível realizar o processo eletrônico, constará a seguinte ordem, também definida no sorteio:

  • Eng. Agr. Diogo Mesquita Aguiar
  • Eng. Eletric. Alexandre Magno Santos Cruz
  • Eng. Civ. Joel Krüger
  • Eng. Civ. Paulo Roberto de Queiroz Guimarães
  • Eng. Ftal Rizomar Rodrigues da Silva
  • Eng. Civ. Marcos Moliterno

Esclarecimentos aos comunicadores


Antes do sorteio, os representantes das áreas  de comunicação dos Creas receberam orientações, por parte do advogado João de Carvalho (apoio jurídico) e da assistente técnica da Comissão Eleitoral Federal, Talita Machado, sobre parte dos temas apresentados recentemente durante o Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua. Temáticas como registros jornalísticos anteriores à desincompatibilização, redes sociais e calendário de editais do processo eleitoral foram abordadas.

“Toda divulgação anterior à desincompatibilização deve ser mantida nos veículos de comunicação. A CEF orienta a não retirá-la de sites ou de redes sociais”, disse João de Carvalho, esclarecendo uma das dúvidas mais recorrentes. Em relação a manifestações espontâneas “de pessoa natural”, na internet, sobre os candidatos, estas não serão consideradas propagandas eleitorais.

João de Carvalho e Talita Machado esclareceram dúvidas sobre a divulgação do processo eleitoral

Quanto a iniciativas dos Creas, relacionadas à realização de debates, vídeos, podcasts e outras ferramentas de divulgação que dependam da concordância dos candidatos, foi apontado que “eles não podem reclamar juridicamente, caso não aceitem convites enviados igualmente a todos os candidatos”.

Em relação ao calendário eleitoral, foi destacada a necessidade de divulgar, amplamente, editais como o do próximo dia 16, quando será publicada a relação dos candidatos e a abertura para impugnação. “Toda divulgação do processo eleitoral deve ser feita no site do Regional com visibilidade e fácil acesso”, destacou Talita Machado.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea