Reverenciar e olhar para o futuro: 90 anos do Confea

 

90 anos do Sistema Confea/Crea: cerimônia em Brasília celebra nove décadas de valorização profissional e defesa da sociedade
90 anos do Sistema Confea/Crea: com participações de ex-presidentes do Confea, cerimônia em Brasília celebra nove décadas de valorização profissional e defesa da sociedade

Brasília, 8 de dezembro de 2023.

 “Essa história também é sua”. Com esse slogan, o Confea celebrou nesta sexta-feira (8/12) a passagem pelos seus 90 anos.  Estabelecida pelo Decreto 23.569, de 11 de dezembro de 1933, a regulamentação das profissões de Engenharia e a fundação do Sistema Confea/Crea deverão ser comemoradas ao longo de todo o próximo ano. Com as presenças de ex-presidentes do Confea, de presidentes de regionais e de ex-conselheiros e de conselheiros federais, inclusive a serem empossados no próximo dia 13/12, a cerimônia no Clube do Exército, em Brasília, acolheu uma história que se integra ao desenvolvimento do país. “Devemos reverenciar e olhar para o futuro”, destacou o presidente Joel Krüger, no encerramento da cerimônia.
 

Conselheiros federais acompanharam a cerimônia de 90 anos do Confea
Conselheiros federais acompanharam a cerimônia de 90 anos do Confea

Em um momento condizente com a importância da data, a cerimônia reuniu o presidente e o vice-presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e eng. eletric. Evânio Nicoleit, respectivamente, aos ex-presidentes do Federal eng. eletric. Frederico Bussinger; eng. civ. Henrique Luduvice; eng. civ. Wilson Lang e eng. civ. José Tadeu da Silva. A conselheira federal eleita e presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, o coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho; e a secretária da presidência do Confea, Sandra Padilha, também estiveram no dispositivo de honra. O conselheiro federal eleito eng. prod. Daniel Robles representou o presidente eleito do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese. Os ex-presidentes do Confea repetiram um encontro inédito, realizado em maio deste ano.

Presidentes dos Creas também participaram da celebração
Presidentes dos Creas também participaram da celebração

Em clima de confraternização e com a apresentação das novas campanhas publicitárias desenvolvidas pelo Confea, valorizando o exercício profissional com uma linguagem moderna, os convidados conheceram um pouco da história do Sistema, em texto que descreveu a criação e os principais estágios da atuação do Sistema. Outros passos como a Lei 5.194/1966, que regulamentou o exercício profissional, foram citados. A inédita eleição geral do Sistema pela internet, no último dia 17 de novembro, representa o mais recente ponto disruptivo dessa história.

Presidente Joel Krüger lançou um olhar para o futuro do Sistema
Presidente Joel Krüger lançou um olhar para o futuro do Sistema

“90 anos de muito trabalho”, definiu o presidente Joel em sua fala, lembrando que continuará sua atuação a partir de janeiro como conselheiro federal eleito representante das instituições de ensino de Engenharia. Referindo-se às falas como a do ex-presidente Bussinger, Joel destacou a mudança tecnológica vivenciada pelo país. “Quem construiu, quem constrói, quem faz tudo isso é a Engenharia, a Agronomia, as Geociências. Os profissionais e empresas fazem um trabalho maravilhoso para o desenvolvimento tecnológico e científico do país. Precisamos garantir o espaço democrático de todos, pois participamos da sociedade e temos uma visão plural, técnica, que não pode ser apropriada por ninguém”, considerou.  

Ao lado da esposa engenheira Poliana Krüger e das funcionárias Sandra Padilha e Águeda Avelar, presidente do Confea conduziu a cerimônia
Ao lado da esposa engenheira Poliana Krüger e das funcionárias Sandra Padilha e Águeda Avelar, presidente do Confea conduziu a cerimônia


“Além de olharmos os 90 anos, esse passado representado por esse dispositivo de honra, precisamos olhar para o futuro, nossos próximos 30 anos. Tenho certeza de que teremos grandes entregas para resolver os nossos problemas crônicos e nos aproximarmos da qualidade de vida desejada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, considerou, valorizando a certificação e a acreditação profissional para esse novo estágio.

Ao mencionar o valor da eleição profissional e da diversidade no Sistema, Joel destacou o Programa Mulher. “Tenho orgulho de haver implementado esse programa que está trazendo excelentes resultados”.

Funcionários do Confea também participaram da homenagem
Funcionários do Confea também participaram da homenagem

Joel destacou ainda a participação dos deputados federais e senadores no Encontro de Líderes de 2023, em destaque à assessoria parlamentar do Confea. “Temos uma Frente Parlamentar inédita do Sistema que discute as nossas profissões, é um legado como as nossas ações com os ministérios, os órgãos de controle, e ainda a federalização efetiva da atuação dos Creas, por meio do Programa Fortalece”, disse, destacando que, com a gratidão ao passado, aos profissionais e às empresas, é preciso reverenciar, mas também olhar para o futuro.

Coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho
Coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho


Complexidade e comprometimento
A complexidade do Sistema foi destacada pelo coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho. “As decisões têm forte atuação do colegiado e têm sua democracia reconhecida pelos profissionais, embora questionadas. Essa fórmula coloca uma transparência muito evidente. Os ex-presidentes aqui presentes, deixaram sua marca para que o Conselho crescesse até hoje”, descreveu.

Conselheiro federal eleito eng. prod. Daniel Robles representou o presidente eleito do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese
Conselheiro federal eleito eng. prod. Daniel Robles representou o presidente eleito do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese


Daniel Robles comentou que a gestão atual venceu diversos paradigmas como a eleição pela internet. “Nada mais democrático do que isso”. Destacando o legado dos presidentes do Confea, ele considerou que “se chegamos aos 90 anos, esse é um mérito de todos. Que todos os que cheguem tenham esse compromisso para com o Sistema”, disse, registrando a capacidade e o comprometimento da atuação do presidente eleito do Confea.

Presidente do Crea-RN e conselheira federal eleita eng. civ. Ana Adalgisa
Presidente do Crea-RN e conselheira federal eleita eng. civ. Ana Adalgisa


História
Em nome dos conselheiros federais eleitos, a presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa, afirmou que a experiência de ser presidente do Crea representa a força-motriz do país. “Vivemos em um Sistema em que houve guerras jurídicas nas eleições. E o senhor encerra seu mandato em uma eleição democrática e sem atritos. Os profissionais aumentaram a nossa representatividade, com economia e participação. Os profissionais fazem o Sistema e enquanto conselheiros precisamos ter isso muito claro, precisamos ter sempre o Sistema de portas abertas para aqueles que fazem essa história, assumindo seu papel como grande motor de desenvolvimento”, disse, desejando vida longa ao Confea.

Ex-presidente do Confea eng. civ. José Tadeu da Silva
Ex-presidente do Confea eng. civ. José Tadeu da Silva

O ex-presidente do Confea entre 2012 e 2017, eng. civ. José Tadeu da Silva, manifestou que o momento histórico do Sistema possibilita refletir sobre a sua atuação. A regulamentação das profissões, durante o governo Getúlio Vargas; a regulamentação inicial dos engenheiros agrônomos; o decreto de formação do Sistema e a criação da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) foram alguns dos estágios destacados pelo ex-presidente. “Passamos por um momento para desregulamentar as profissões, que resultou nas eleições diretas para presidente do Confea. Esse é o maior conselho de profissões regulamentadas do país sem as quais não há desenvolvimento de qualquer país. Sentimos isso na pele com um processo para extinguir a ART e a redução da anuidade que poderia resultar em prejuízos ao Sistema. Ganhamos esses dois processos no STF com repercussão geral”, lembrou, destacando ainda as prerrogativas legais e normativas que garantem a atuação do Sistema, voltada para o “social”.

Ex-presidente do Confea eng. civ. Wilson Lang
Ex-presidente do Confea eng. civ. Wilson Lang

Pensar as políticas públicas
O engenheiro civil Wilson Lang, que presidiu o Confea de 2000 a 2005, apontou que os 90 anos do Conselho levam a pensar o que será feito nos próximos 90 anos. “Muitas coisas já foram feitas, muito ainda teremos por fazer.  Precisamos enfrentar de frente e ter cada vez mais uma inserção no debate das políticas publicas da nação. Precisamos pensar um projeto para o Brasil. O maior sistema profissional do planeta e mais democrático precisa ter essa participação debatida, que não se resume ao plenário do Confea e aos plenários do Crea. É preciso ir às entidades, ao interior do país”, disse, destacando a necessidade de redesenhar a participação da academia no Sistema para discutir os rumos do país. “Isso precisa ser estimulado”. Ele também considerou a necessidade de instrumentalizar um processo de educação continuada a distância com qualidade. “Somos tecnológicos e não podemos praticar uma inversão de valores. Essas nossas atitudes são escolhas”, enfatizou.
 

Ex-presidente do Confea eng. civ. Henrique Ludovice
Ex-presidente do Confea eng. civ. Henrique Luduvice


Legado e mudanças
O também engenheiro civil Henrique Luduvice (presidente de 1994 a 1999) destacou o legado dos profissionais e gestores que “fizeram” o Sistema, com 30 segundos de silêncio. “Agradeço a oportunidade de mais uma vez conviver e manifestar nosso ponto de vista sobre o Sistema”. Luduvice apontou que defender essa história é defender o desenvolvimento do país e  sua soberania, através de suas políticas públicas. “Cada obra, cada história construída demonstram o comprometimento desse país com a área tecnológica e a perspectiva de gerar o bem-estar nacional. O Sistema sempre teve forças internas para se posicionar em momentos históricos, como a redemocratização do país”, destacou, citando outros fatos históricos. A participação feminina no Sistema também foi ressaltada pelo ex-presidente. “Nem sempre foi assim. Não havia sequer banheiro feminino no plenário quando assumi. Essa história passa necessariamente pela participação de todos e de todas”, disse, ressaltando a importância do Sistema para o desenvolvimento integrado do país.

Ex-presidente do Confea eng. eletric. Frederico Bussinger
Ex-presidente do Confea eng. eletric. Frederico Bussinger


Tecnologia e incertezas
O engenheiro eletricista Frederico Bussinger (presidente do Confea entre 1988 e 1993) considerou que nos 30 anos que distanciam sua saída do Sistema não havia “telerreuniões”, inteligência artificial, internet, fax, apenas o telex. “Não se falava em transição energética, nem de licenciamento ambiental. Nem de licitação. O TCU estava longe do papel que tem hoje. Os arquitetos e técnicos faziam parte do Sistema. Nesses 30 anos, mudou o mundo, o Brasil, o Sistema. Mas estamos sempre em um momento de inflexão, estamos sempre com os olhos no futuro”. Lembrando da participação dos profissionais das estatais, do processo de privatização e de globalização, e suas mudanças econômicas e sociais decorrentes, Bussinger apontou a internacionalização do mercado de trabalho dos profissionais do Sistema. “Estamos respondendo à sociedade”, ponderou, referindo-se ainda às incertezas dos tempos atuais.
 

Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit
Vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit


Valorização profissional
Em representação ao plenário do Confea, o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit,  comentou que a história coloca as profissões do Sistema como agentes de transformação da sociedade. “Nesses 90 anos em que alcançamos 1 milhão e 200 mil profissionais, 400 mil empresas, centenas de entidades profissionais e instituições de ensino, que representam a Engenharia, a Agronomia e as Geociências do país, precisamos estar próximos das entidades do Sistema. Tudo o que o Confea faz é pela valorização profissional, como esta cerimônia pelos 90 anos do Confea e cada reunião do Confea ou dos Creas”, disse, agradecendo a parceria com o presidente Joel, aos que contribuem para o desenvolvimento do país e ainda saudando a credibilidade internacional das profissões do Sistema.

Funcionária do Confea Sandra Padilha
Funcionária do Confea Sandra Padilha



Em “ato de coragem”, Sandra Padilha representou os funcionários do Confea, descrevendo a importância do Conselho. “O Confea continua firme para zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável e ético do país”, considerou.  Homenageando os colegas que partem e saudando os que chegam para a nova gestão, agradeceu ao presidente do Confea. “O sucesso de uma organização é uma conquista coletiva”, afirmou, entregando uma homenagem ao presidente. 
 

Funcionária do Confea eng. civ. Águeda Avelar
Funcionária do Confea eng. civ. Águeda Avelar


Também funcionária, a engenheira civil Águeda Avelar agradeceu ao Confea a participação dos 90 anos. “Sou engenheira e funcionária e pude participar dos últimos 50 anos do Confea. Eu me sinto homenageada como funcionária e como engenheira”.

Presidente Joel Krüger participou de um de seus últimos atos como presidente do Confea
Presidente Joel Krüger participou de um de seus últimos atos como presidente do Confea

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Mark Castro/Confea