Programa Mulher renovado: inclusão e pluralidade em destaque

Brasília, 19 de fevereiro de 2024.
 


 A 13ª edição do Encontro de Líderes será realizada em um novo formato, o que inclui uma remodelação do Programa Mulher com uma abordagem mais diversa, inclusiva e plural. Para abordar estes temas, a cientista Aline Castro vai compartilhar a sua experiência como fundadora do projeto educacional “Mais que Rampa”, que promove a discussão sobre diversidade, acessibilidade e inclusão em instituições de ensino e empresas de diversos segmentos.

aline_castro.jpg
Aline Castro

 “É necessário que a sociedade brasileira reconheça a potência das diferenças. O reconhecimento e o respeito do nosso passado discriminatório são o caminho para buscar uma educação pautada por ações reparadoras em prol de uma mudança na estrutura social”, explica a cientista.

Sobre o Programa Mulher, a coordenadora da iniciativa no Crea-SP, eng. civ. Letícia Dias de Souza, fala sobre as expectativas: "Como recém-chegada ao Sistema, estou entusiasmada com a oportunidade de promover e implementar a cultura do empreendedorismo. Uma vez que a mulher empreende nessa área, há mais liberdade para tomar decisões e assumir cargos de liderança, além de maior flexibilidade para conciliar com a vida pessoal. Também temos o objetivo de realizar um trabalho de base nas escolas, visando mostrar às meninas que é totalmente viável seguir carreiras nas áreas tecnológicas, para que se sintam encorajadas a perseguir seus sonhos e objetivos profissionais."

Já a eng. civ. Carmem Eleonôra Amorim Soares, considerada uma das mulheres precursoras do Sistema por ter sido eleita conselheira federal em 1992, ressalta a importância da iniciativa com uma abordagem mais ampla. “É essencial abordarmos não apenas a discriminação de gênero, mas também aquela relacionada à raça, idade, orientação sexual e à pessoa com deficiência, visando promover tanto um Sistema Confea/Crea quanto uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os indivíduos”, acredita Carmem. 

Atualmente, 223.711 mulheres integram o Sistema Confea/Crea, o que representa cerca de 20% dos profissionais. Nas últimas eleições gerais, houve um aumento significativo na representação das mulheres nos cargos eletivos dos Creas, do Confea e da Mútua. Oito presidentes de Regionais, duas novas conselheiras federais e ainda cinco diretoras-gerais e oito diretoras administrativas das Mútuas – Caixas de Assistências dos Profissionais dos Creas e do Confea foram eleitas. Houve ainda as eleições para as diretorias financeiras da Mútua com cinco eleitas.

Sobre o Encontro de Líderes
O 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontecerá de 20 a 22 de fevereiro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, tem como tema "Construindo caminhos para o desenvolvimento do país" e espera reunir cerca de duas mil pessoas, entre profissionais, parlamentares e especialistas de todo o país.

Durante o evento, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, apresentará o balanço da Frente de Valorização Profissional das Áreas Tecnológicas, lançada no último dia 31 de janeiro. No primeiro dia, também será realizada a palestra magna proferida pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, seguida das reuniões de instalação dos fóruns consultivos do Sistema, que incluem as coordenadorias de câmaras especializadas, o Colégio de Presidentes (CP) e o Colégio de Entidades Nacionais (Cden), onde serão realizadas eleições e definidos os planos de trabalho.

No segundo dia (21), o Fórum de Políticas Públicas será realizado pela manhã, seguido pelo Programa Mulher e o Crea Jr Nacional no período da tarde. O evento será finalizado na quinta-feira (22) com o encerramento dos Fóruns Consultivos do Sistema, seguido pela cerimônia de entrega de certificados aos ex-coordenadores nacionais e aos recém-eleitos.

Confira a programação

Fernanda Pimentel 
Equipe de Comunicação do Confea