Presidente Joel concede entrevista à Rádio Jovem Pan News Natal

Brasília, 19 de julho de 2023.  
 

 
 

Na manhã desta quarta-feira (19), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e o vice-presidente, eng. eletric. Roberto Wagner Costa, participaram do Programa Jornal da Manhã na Rádio Jovem Pan News Natal. O Colégio de Presidentes está sendo realizado na capital potiguar, desde o dia 17 de julho.  

O primeiro tema debatido foi o pedido do Confea para que o Ministério da Educação (MEC) suspenda autorização para novos cursos nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. “A nossa preocupação está relacionada à qualidade de ensino das profissões atreladas ao Sistema Confea/Crea. Embora haja uma oferta considerável de cursos, o que é positivo para o desenvolvimento tecnológico do país, é fundamental garantir a qualidade da formação dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho.” Krüger ainda mencionou sua participação na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) em que foi discutida a Agenda 2030 e ressaltou como os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão intrinsecamente ligados às profissões abrangidas pelo Sistema, reforçando a necessidade de qualificação dos profissionais.  

Ao ser perguntado sobre o impacto do novo Programa Minha Casa, Minha Vida para a construção civil, Joel destacou que o Sistema tem como prioridade fiscalizar a qualidade dos empreendimentos entregues. “Mais uma vez, nosso foco é a qualidade, não a quantidade”. Ele enfatizou que programas habitacionais como o Minha Casa Minha Vida, bem como programas habitacionais estaduais e iniciativas relacionadas ao saneamento, certamente contribuirão para o aumento do número de empregos nas profissões que compõem o Sistema.  

Em relação à reforma tributária, o presidente Joel informou que o Confea, juntamente com os Creas e por meio da Assessoria Parlamentar, está atento aos desdobramentos e comemoraram a designação do senador Eduardo Braga, que também é engenheiro, para relatar a proposta. "No formato atual do texto, estamos muito preocupados, pois a área de serviços como um todo, não apenas a engenharia, foi sobrecarregada. Além disso, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um número alarmante, indicando que nossa taxa de Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) poderá chegar a 28%, a mais alta do mundo. Por isso, estamos acompanhando atentamente essa proposta", esclareceu o presidente do Confea.  

Assista à entrevista aqui:

 

 


Equipe de Comunicação do Confea