Novos conselheiros tomam posse no plenário do Confea

(Da esq para dir) Assistente da mesa, Clécia Arantes; Macedo, Aragão, Krüger, Delgado, Iara Nagle e Guimarães

Brasília, 27 de novembro de 2019.

Prestigiada com a presença de vários presidentes de Creas, a posse de 9 dos 12 conselheiros (*) – titulares e suplentes - eleitos em 30 de outubro último e que iniciam seus mandatos em 1º de janeiro de 2020 marcou na manhã da 4ª feira 27, o início dos trabalhos  da sessão plenária 1.512,  do Confea.

Programada para iniciar pela manhã, a 4ª reunião nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) teve seu início adiado para as 14h, o que permitiu que os coordenadores regionais também prestigiassem a cerimônia.

Formação da mesa diretora dos trabalhos da sessão 1512
Com a mesa diretora formada por Rafael Macedo, eng. ftal., coordenador nacional das Câmaras Regionais Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF); Antonio Carlos de Aragão, eng. civ., que preside o Crea da Paraíba (Crea-PB), e coordena o Colégio de Presidentes de Creas; Joel Krüger, eng. civ., presidente do Confea, Edson Delgado, eng. eletric., e vice-presidente do conselho federal, a eng. civ., Iara Nagle, presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas (Abea-RJ), representando entidades nacionais, e Paulo Guimarães, eng. civ., presidente da Mútua, caixa de assistência, Krüger, coordenador dos trabalhos, deu início à plenária.

Veja mais fotos no Facebook

Com uma inversão de pauta solicitada pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, o conselheiro Annibal Margon, eng. agr., e  coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), leu as deliberações que aprovaram o resultado das eleições realizadas em outubro. Os eleitos tiveram seus nomes referendados pelo plenário do Confea.

Tomaram posse

Aragão, Krüger, Ludke, Alzira e Afonso Lins, presidente do Crea-AM. Ao falar aos agora colegas de plenário, Ludke agradeceu “em especial” ao presidente do Crea-AM: “ Lins apoiou e zelou pelo processo eleitoral”. Ele também se comprometeu a ter um mandato pautado na meritocracia e tecnicidade”

Na modalidade Agronomia - Crea-AM, tomaram posse o eng. florestal Ricardo Ludke (titular) e a eng.de Pesca Alzira Miranda (suplente). Foram empossados ainda: modalidade Elétrica -  Crea-CE,  o engenheiro eletricista José Miguel Melo, titular; – Crea-DF, os engenheiros civis João Carlos Pimenta, titular, e  Maurício Canovas Segura, suplente; Modalidade Civil – Crea-MG, os engenheiros civis Gilson Queiroz, titular, Modalidade Elétrica, Crea-PA, o eng. eletric. Daniel Sobrinho, titular; modalidade Industrial - Crea-PB, os engenheiros de minas Renan Guimarães, titular, e Vicente de Paula, suplente. 

A professora Alzira, por sua vez, confessando se sentir mais à vontade numa sala de aula do que naquele momento no plenário “onde tenho muito a aprender”, disse também que “está à disposição para juntos fazermos o nosso melhor”

(*) Na plenária 1514, a ser realizada 6ª feira, 29/11, toma posse o eng. eletric. Alexandre Rocha Filgueiras, suplente do titular José Miguel de Melo Lima. Em dezembro, tomam posse, suplente do titular Gilson Queiroz, e Manuel José de Menezes, suplente de Daniel Sobrinho.

 

Aragão, Krüger, João Pimenta, Maurício Segura e Fátima Có, presidente do Crea-DF. Pimenta agradeceu as boas vindas dadas pelos atuais conselheiros

 

Suplente, Vicente se disse “confortável com Renan na titularidade”. Para ele, ser pai de dois engenheiros aumenta a responsabilidade de conselheiro”

Conselheiros que encerram seus mandatos

Eng. civ. André Luiz Schuring, suplente no exercício da titularidade
Eng. eletric. Edson Alves Delgado (titular) e eng. eletric. Ricardo Nogueira Magalhães (suplente)
Eng. agr. Evandro José Martins (titular) e o eng. ftal. Jackson Luiz Jarzynsk (suplente)
Eng. eletric. Inarê Roberto Rodrigues Poeta e Silva (titular) e eng. eletric. Francisco José Fernandes Arruda (suplente);
Eng. civ. Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques (titular) e eng. civ. Eurico Sobrinho de Almeida (suplente)
Eng. mec. Ronald do Monte Santos (titular) e geólogo Jaime da Paz Filho (suplente)

Conselheiro federal Marcos Camoeiras

Sentimento
Participando de suas últimas sessões plenárias, o eng. civil Marcos Camoeiras  falou do “sentimento do dever cumprido”, vocalizando o pensamento dos conselheiros federais que, como ele, encerram seus mandatos em 31 de dezembro próximo.

Homenagem
Os conselheiros fizeram um minuto de silêncio pela morte de Thereza Izabel Simões de Oliveira, mãe do eng. mec. e conselheiro federal Carlos de Laet Simões de Oliveira, falecida na manhã desta 4ª feira.

 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: André Benício/Confea