Confea, Creas e Mútua trocam experiências de TI

Brasília, 4 de setembro de 2018.

Confea reúne, hoje e amanhã (4 e 5) em Brasília, gerentes de Tecnologia da Informação (TI) dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) para tratar, entre outros temas, de banco de dados nacional de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), modelo de governança, Livro de Ordem e Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

"Reunião de gerentes de TI do Confea, Creas e Mútua acontece hoje e amanhã (4 e 5), em Brasília"

A agenda oportuniza principalmente o alinhamento de soluções compartilhadas, como sinalizou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, na abertura dos trabalhos na manhã desta terça (4): “Estamos com grandes expectativas para começarmos a fazer um alinhamento mais forte na área de TI para inclusive termos, em breve, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Sistema. Tenho certeza de que será uma reunião bastante produtiva”.

""Tenho certeza de que será uma reunião produtiva. Confiamos que vocês irão contribuir com soluções", disse o presidente Krüger aos participantes"

A aposta do gerente de TI do Confea sobre o encontro também foi na linha da troca de experiências voltadas para a unificação dos trabalhos. “Será uma reunião para definição de expectativas e diretrizes, a fim de que sejamos uma instituição única formada pelo Confea, Creas e Mútua”, enfatizou Renato Barros.

"Gerente de TI do Confea, Renato Barros"

Para que esse intercâmbio de conhecimentos viabilize ações práticas, Barros sugeriu aos participantes a composição de grupos focados em temas como repositório de ARTs, Livro de Ordem e Sistema de Informações Confea/Crea (SIC). “A proposta é que até amanhã tenhamos esses grupos formados por três ou quatro Regionais e que, a partir de agora, cada GT possa ajudar especialmente em testes de resultados e posteriormente compartilhar soluções com os demais Creas”, explicou.

O desejo de integração do Sistema foi destaque ainda da fala do gerente de TI do Crea-BA, ao representar os demais Regionais na mesa dos trabalhos. “Enquanto a parte tecnológica prevalecer, vamos conseguir fazer um Sistema único”, salientou Alex Kamei Guimarães.

"Da esq. p/ dir.: Sérgio Martins, Lúcio dos Anjos, Renato Barros e Alex Kamei"

Mais fotos no Facebook do Confea

 

Apoio da Mútua

Considerada parte fundamental para o desenvolvimento de projetos de inovação do Sistema por dispor de “área de TI qualificada e robusta” – como descreveu o presidente Krüger no início do encontro –, a Mútua esteve representada pelo diretor de Tecnologia recém-empossado, Cláudio Calheiros.

"Diretor de Tecnologia da Mútua, Cláudio Calheiros (à esq.)"

Ao grupo, ele garantiu apoio para que as ações tenham continuidade com sucesso: “Precisamos estar unidos e, por isso, nos colocamos à disposição para trabalhar em conjunto, com planejamento, cumprindo as metas e para termos informações em tempo real”.

O gerente de TI da Mútua corroborou a parceria lembrando que a área de Tecnologia da Informação tem as ferramentas capazes de promover o alinhamento geral do Sistema. “Vamos fazer o grupo trabalhar como grupo para atingir o objetivo proposto, que é melhorar o nosso Sistema, chamado de tecnológico”, afirmou Lúcio dos Anjos.

"Representantes da área de TI dos Creas e da Mútua"

Participaram ainda da abertura o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Edson Delgado; o conselheiro federal, eng. agr. Daniel Salati; o assessor do Confea na área de TI, Sérgio Martins; e o presidente do Crea-MS, eng. agr. Dirson Freitag, os quais, em breve discurso, agradeceram o engajamento dos participantes e desejaram bom encontro.

"Conselheiro federal Alessandro Machado"

Já o conselheiro federal, eng. civ. e agrim. Alessandro Machado, que tem acompanhado de perto as iniciativas de inovação do Confea, fez questão de motivar o público apresentando resultados do projeto que irá integrar e consolidar os dados de ARTs dos Regionais. “O repositório já é um sucesso, afinal de contas são 21 Creas [dos 27] transferindo dados em tempo real. Isso já está acontecendo!”, comemorou Machado, que aproveitou a oportunidade para pedir reforço de todos. “Que vocês possam colaborar para esse projeto do Sistema”, completou.

 

Texto e fotos: Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea