DNIT e Confea discutem melhorias na emissão e acesso de Certidões de Acervo Técnico (CATs)

Brasília, 16 de outubro de 2017.

"Em reunião, lideranças discutiram acesso ao sistema informatizado do Confea, que poderá reduzir prazos das licitações promovidas pelo DNIT"
Agilizar os processos de licitação para a contratação de obras e serviços de engenharia, com maior transparência, por meio do acesso ao sistema informatizado de Certidões de Acervos Técnicos (CATs), foi o foco da reunião realizada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), na última quarta-feira (11).

Pelo Confea, participaram o presidente em exercício, Eng. Agr. Daniel Salati, os conselheiros Afonso Bernardes, William Alves e Evandro Martins, o assessor da presidência, Eng. Civ. José Gilberto Campos, e a gerente de conhecimentos institucionais, Eng. Ind. Quim. Wanessa Borges. Do lado do DNIT, o diretor executivo do órgão, Halpher Luiggi, e os gerentes de projetos Karoline Lemos e Zeno Gonçalves.

Para o presidente em exercício do Confea, é clara a importância de implementação de um sistema corporativo para proporcionar à sociedade e aos órgãos da Administração Pública acesso  aos profissionais e às empresas registrados no Sistema, bem como às Certidões de Acervo Técnico para agilizar diversos processos, entre eles, os processos licitatórios. “Eles nos procuraram com essa ideia, que já está sendo desenvolvida pelo Confea. Ainda demandará um tempo, mas esta futura parceria será mais um incentivo para a sua implantação”, comenta Daniel Salati.

Inovação

Para o diretor executivo do DNIT, inovação é a palavra-chave deste processo. “A contratação de obras públicas, na administração pública federal, passará por um novo momento, marcado por maior transparência e economicidade. Hoje, o DNIT demanda 200 dias para concluir o processo licitatório, algo que poderá ser reduzido pela metade com essa interação”, considera Halpher Luiggi,  disponibilizando-se para que o DNIT desenvolva o projeto piloto da iniciativa.

"Diretor executivo do DNIT, Halpher Luiggi, e presidente em exercício do Confea, Daniel Salati: parceria em construção"
Nesse sentido, a gerente da GCI do Confea aponta para a necessidade de promover um termo de cooperação técnica, que depende, inclusive, do levantamento das principais demandas do DNIT. Wanessa Borges pondera que, atualmente, o Sistema Confea/Crea já vem desenvolvendo ações para implementação de um sistema corporativo integrado,  que reúna o  banco de dados de todas  ARTs registradas em âmbito nacional.

“O ART Nacional será um módulo desse sistema, integrando a base dados dos Creas em um repositório nacional. Os registros das Anotações de Responsabilidade Técnica serão sistematizados, promovendo sua maior transparência”, diz, informando que ainda não há um prazo para sua conclusão.

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea