Confea fortalece e dá nova dinâmica à atuação das assessorias parlamentares dos Creas

Brasília, 2 de junho de 2016.

"Mesa de abertura dos trabalhos formada por Jorge Spitalnik, presidente da Fmoi; Gilberto de Campos, superintendente da SIS; Ronaldo Lessa, deputado (PDT/AL); José Tadeu, presidente do Confea; Paulo Laércio, conselheiro federal; Giucélia Figueiredo, presidente do Crea-PB; e Edmar Amorim, presidente da Upadi"

Com uma programação que contou com a participação de mestres em Ciência Política e deputados, foi realizada nos dias 1º e 2 de junho, a primeira edição do Workshop Nacional para  Assessorias Parlamentares dos Creas. Promovida pela Superintendência de Integração do Sistema (SIS) e Assessoria Parlamentar (Apar), do Confea, a reunião de trabalho trouxe participantes de todos os conselhos regionais e teve a proposta de unificar e fortalecer a atuação do setor junto às esferas governamentais.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

"Presidente do Confea ressaltou que é fundamental a participação de engenheiros na modernização de leis: “Vamos ficar atentos aos normativos que regulam nossas atividades”"

Conhecimento a serviço da sociedade

Para presidentes de Creas, assessores e conselheiros federais, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, defendeu “a necessidade de reconstruir a frente parlamentar mista para superarmos entraves que prejudicam atividades profissionais” e convidou o público a uma reflexão sobre a atuação política do Sistema Confea/Crea: “Para termos boas leis não basta eleger nossos representantes, mas colocar nosso conhecimento à disposição de parlamentares”, afirmou.

Reconhecendo o dinamismo do ordenamento jurídico, o presidente José Tadeu acredita que a participação de engenheiros na elaboração e modernização de leis é fundamental. “Estamos ligados à produção de energia, saneamento, transporte, habitação, tudo. E assumimos a responsabilidade do desenvolvimento e progresso do País. Temos que estar atentos à legislação”, destacou. 

"Em grupo, os representantes dos Creas elaboraram agenda parlamentar do Sistema Confea/Crea para atuação conjunta"

Para Tadeu, a maioria dos projetos de lei em tramitação envolve engenharia, tecnologia, inovações, por isso é preciso agir por meio da política, defendendo os profissionais da engenharia. 

O superintendente de Integração do Sistema, Gilberto de Campos, também falou da importância da Assessoria Parlamentar para o acompanhamento da criação ou aplicação da legislação referente às atividades profissionais da área. “O acompanhamento parlamentar tem que ser exercido nas três esferas de governo”, defendeu.

"Jorge Spitalnik, presidente da Fmoi"

O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), Jorge Spitalnik, e o presidente da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi), Edmar Amorim, acreditam que a atuação das assessorias parlamentares é fundamental no sistema político vigente no Brasil: “A engenharia necessita de um acompanhamento muito próximo. Os temas precisam ser debatidos e seus rumos, caso necessário, corrigidos”, disse Amorim. 

"Assessor parlamentar do Confea, eng. ftal. José Demetrius destacou a importância do trabalho dos Creas junto aos parlamentares estaduais"

CONFIRA OS DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES 

Estratégia e interlocução

A presidente do Crea da Paraíba, Giucélia Figueiredo, por sua vez, disse que a ação parlamentar para o Sistema Confea/Crea não é só importante, mas estratégica. “Precisamos construir a estrutura organizacional e empoderar as assessorias parlamentares. Esse evento proporciona esse empoderamento”, afirmou.  

O conselheiro federal Paulo Laércio Vieira saudou a realização do workshop. “Esse é um momento é ímpar. Agora, que cabe às representações profissionais acompanhar o trâmite de Projetos de Lei que interferem no dia a dia de toda a sociedade.” 

"Deputado federal Ronaldo Lessa"

O deputado federal e engenheiro civil Ronaldo Lessa (PDT/AL), que já foi vice-presidente do Crea-RJ,  mostrou-se disposto a ajudar na remontagem da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia para atuar no Congresso Nacional, como solicitou e recomendou o presidente do Confea, José Tadeu. 

"Deputado federal Rôney Nemer"

Já o deputado federal Rôney Nemer (PP/DF) reconheceu a importância da atuação da assessoria parlamentar do Sistema Confea/Crea. “É legítimo defender no Congresso os interesses e as atribuições da profissão”, pontuou. Em uma conversa com os participantes, sugeriu dicas sobre o relacionamento institucional com parlamentares: “No primeiro contato com o parlamentar é fundamental identificar se ele irá recepcionar as demandas do setor e perceber qual é a linha de atuação dele. Essa relação demanda profissionalismo, objetividade e timing adequado à tramitação dos projetos de lei”.

"Palestrante Túlio Marques Júnior: “O Brasil está construindo uma nova história e precisa de cidadania ativa. Eventos como esse despertam a participação voluntária consciente e decisiva da sociedade.”"

Participaram ainda da programação, o coordenador da pós-graduação em Ciência Política da Upis/Brasília, Túlio Marques Júnior; o mestre em Ciência Política e representante da Anatel, Renato Lima; e o doutorando também em Ciência Política e analista da Câmara dos Deputados, Nivaldo Junior. 

 

Fernanda Pimentel, Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho

Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Sandro Rogê