Brasília, 12 de novembro de 2015.
O Comitê Executivo da Comissão de Integração da Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia no Mercosul (Ciam) reuniu-se nesta quinta-feira (12) no Confea para preparar a plenária internacional que acontece amanhã na sede do Conselho, em Brasília.
O comitê, que é composto por dois representantes membros de cada país, irá levar relatórios e resoluções à apreciação do plenário. Outro item de destaque da pauta é a entrega da documentação da Ciam ao Mercosul, que diz respeito ao mecanismo para o exercício profissional temporário (Clique aqui para conhecer a Decisão 25/03 do Mercosul, que trata do tema). Para isso, um representante do Itamaraty e embaixadores dos demais países-membros da Ciam participam do encerramento da reunião.
Papel da Ciam
A Comissão de Integração da Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia no Mercosul tem como objetivo harmonizar as condições de exercício profissional compatibilizando ação dos países-membros com vista a viabilizar a livre circulação de profissionais, serviços e empresas garantindo o eficaz controle sobre a responsabilidade técnica no âmbito regional.
Frente a isso, em 1989, as organizações de profissionais da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, pertencentes aos quatro países signatários do Mercosul, iniciaram os contatos com o objetivo de facilitar o livre exercício profissional e uma adequada fiscalização desse exercício. Com esses objetivos, pretende-se alcançar as seguintes metas:
- Reciprocidade nas condições do exercício profissional nos quatro países.
- Normas ágeis consensuadas para o credenciamento de títulos inscritos nos Colégio/Conselhos/Creas e outras instituições que tenham delegação para o registro e a fiscalização do exercício profissional e ético.
- Fiscalização integral, permanente e eficaz.
Saiba mais, acessando a página da Ciam.
Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea