José Tadeu assume presidência da Upadi

São Paulo, 31 de janeiro de 2015.

"José Tadeu recebeu o cargo de Luis Hernandez"

Além de estar à frente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos (Febrae), o engenheiro civil José Tadeu assume no período 2015-2017 a presidência da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi). Ele recebeu o cargo no dia 31 de janeiro do engenheiro Luis René Hernandez, de Honduras, que presidiu a entidade de 2013 a 2015. A cerimônia de posse foi realizada no Instituto de Engenharia, em São Paulo, onde a Upadi é sediada.



"Integrantes da Upadi"

A diretoria executiva também foi empossada. Aridai Herrera, dos Estados Unidos, é o presidente do Conselho Técnico; Jorge Spitalnik, brasileiro eleito para a Fmoi, é o diretor executivo; e Irene Campos Gómez, da Costa Rica, é a presidente do Conselho Consultivo. Já o vice-presidente do Instituto de Engenharia, Edemar Amorim, assume a tesouraria da Upadi, enquanto Maria Teresa Pino, do Paraguai, ocupa o cargo de secretária. Os postos de vice-presidente ficaram divididos entre Reginaldo Vachon (área norte), José Guillermo Marins Rosales (área central), Benjamin Colucci Rio (área do Caribe), German Justiniano Weise (área Bolivariana) e Carlos Eduardo Cardozo Balza (Cone Sul).



CONFIRA AS FOTOS DA SOLENIDADE NO FACEBOOK DO CONFEA



"Luis Hernández destacou a importância do fortalecimento da engenharia pan-americana"

União
Na transmissão de cargo, Luis René Hernández chamou atenção para o tema “inserção internacional”, debatido ao longo do dia na reunião promovida entre conselheiros do Confea e líderes de entidades representativas da engenharia no continente americano. Para ele, este é um momento importante para a Upadi estreitar relações entre as nações e promover a união e o diálogo, em prol da educação continuada dos engenheiros, da valorização dos profissionais e da maior promoção da engenharia responsável. “Nosso compromisso é o de atender a comunidade das Américas, promovendo programas e projetos que potencializem e fortaleçam a engenharia pan-americana”, afirmou. 

"José Tadeu falou do relevante papel dos engenheiros para o desenvolvimento da população das Américas "

Em seu discurso de posse, José Tadeu também reconheceu a importância dos profissionais da engenharia para o desenvolvimento sustentável. “Os engenheiros têm a missão de transformar os recursos naturais em bens para a humanidade garantindo melhoria da qualidade de vida. Tudo passa pelo conhecimento da área tecnológica. Representamos o progresso, o desenvolvimento do nosso País. Sem a engenharia, não se chega a lugar nenhum.” O novo presidente da Upadi também destacou a responsabilidade social dos engenheiros. “Devemos garantir melhor qualidade de vida e melhor distribuição de renda. Devemos colocar nosso conhecimento à disposição daqueles que têm menos condições de contratar um profissional da engenharia. Devemos, enfim, garantir a segurança da sociedade”, pontuou. 

José Tadeu disse estar consciente da responsabilidade que ele e a nova diretoria assumiram. “Temos a meta de integrar nossas Américas, primando pelo bom relacionamento entre os países que abrangem milhares de engenheiros. E é assim que iremos conduzir a Upadi, sempre dentro dos princípios da ética e da lealdade às nações”, garantiu. José Tadeu assumiu ainda o compromisso de “dar continuidade aos bons projetos desenvolvidos pela gestão anterior”.

"Entrega de premiação"

Premiação
Como primeiro ato institucional à frente da Upadi, o presidente José Tadeu entregou a premiação “Cidade planejada, arquitetura para as pessoas”, iniciativa promovida em 2014 pela Febrae, entidade-membro da União Pan-americana.

"Maria Teresa Dalens assumirá a Upadi em 2017"

Próximo mandato
De acordo com o regimento da Upadi, os presidentes são eleitos dois anos antes de assumir o cargo para que possam acompanhar de perto as atividades e tomar conhecimento de todas as decisões de seu antecessor. Por isso, na cerimônia do dia 31 de janeiro a engenheira Maria Teresa Dalens, da Bolívia, recebeu o termo de posse para o mandato 2017-2019.

Saiba mais sobre a Upadi
A União Pan-americana de Associações de  Engenheiros é a organização que promove a integração das associações de engenharia da região pan-americana com a missão de contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico e social dos povos nas áreas relacionadas com o exercício da profissão. Foi criada em 20 de julho de 1949, com o corpo de engenharia de 16 países Pan-americanos. Atualmente, a Upadi tem 27 países membros da América, e 31 organizações como observadoras.

"Público participante da posse de José Tadeu no dia 31 de janeiro"

Em 1936, a proposta era unir países do continente americano à USAI (União Sul-americana de Associações de Engenheiros),  formando a União Latino-americana de Engenheiros (ULAI). Devido a problemas de ordem prática, de distâncias e organização, a ideia não foi implantada. Logo em 1940, o eng. Luís Migone, da Argentina, tentou unir a "American Society of Civil Engineers" (ASCE) à USAI, formando a União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi). Mas, a Segunda Guerra Mundial impediu que essa ideia se concretizasse.

A USAI realizou quatro convenções entre 1936 e 1941. Por causa da Segunda Guerra Mundial, só em 1947 reativaram essas reuniões. Durante esse período continuaram os empenhos para criar um grupo com representantes de todos os países do Continente Americano - Norte, Centro e Sul.

Em 1947, na V Convenção da USAI, em Montevidéu, foi aprovada uma resolução para que o Diretório consultasse as associações de engenheiros dos países americanos sobre a possibilidade de se criar uma União Pan-americana de Associações de Engenheiros com os mesmos moldes da USAI.
Nesta reunião, com a aprovação de todos, transferiu-se a Sede da USAI para o Rio de Janeiro, sendo eleito Presidente do Diretório o eng. Saturnino de Brito Filho, presidente da Febrae – Federação Brasileira de Associações de Engenheiros.

Fazem parte da Upadi associações da Argentina, Aruba, Belice, Bolívia, Brasil (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. A Espanha e Portugal participam como membros observadores.

Nestas condições, o intercâmbio técnico cultural merece atenção especial,  proporcionando amplo relacionamento entre a Upadi, o Confea e entidades governamentais nacionais e internacionais, instituições de ensino e organizações profissionais existentes em todo o mundo.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: André Siqueira