Manifestações a favor da engenharia e dos engenheiros brasileiros marcam abertura de plenária do Confea

“Um movimento hercúleo está sendo feito para resgatar a valorização dos engenheiros e da engenharia brasileira”. Com essa frase, Edson Delgado, eng. eletricista e vice-presidente do Confea, iniciou os informes da presidência, logo na abertura da sessão plenária 1485, do Confea, na manhã de quarta-feira (13).

Ao dar conta das atividades da presidência, substituindo Joel Krüger, eng. civil que preside o Confea, Delgado se referia ao uso do pregão eletrônico na contratação de serviços e projetos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo,  para aquisição de bens e serviços comuns, inclusive os de engenharia, em cumprimento ao que determina o Decreto nº 5.450/2005.

“Os serviços de engenharia exigem conhecimento e não podem ser considerados comuns”, afirmou Krüger ao assumir o comando da sessão plenária, após retornar de reunião, realizada junto à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), onde o assunto foi tratado.

O movimento ao qual o vice-presidente se referiu reúne Confea, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), entre outras entidades.
Além de Delgado, a mesa que abriu os trabalhos foi composta por Francisco Almeida, eng. agrônomo e coordenador do Colégio de Presidentes, Paulo Guimarães, eng. civil e presidente da Mútua – Caixa de Assistência, e por Osmar Barros, eng. civil e conselheiro federal.

Com 215 processos na pauta ordinária e 147 na extraordinária, a plenária começou com a leitura de atas de sessões anteriores. Na sequência, foram apresentados os relatos da Mútua, da presidência do Conselho, de algumas comissões, do Colégio de Presidentes e da Comissão Organizadora Nacional da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

 

76ª Soea/10º CNP e Contecc

Apresentado por Renato Costa, secretário-executivo da Soea, o relato que informou sobre a atual fase de produção do evento de maior projeção do Sistema Confea/Crea e Mútua (76ª Soea) deu conta que o cronograma estabelecido está sendo seguido.

Renato Costa apresenta como estão os andamentos da 76ª Soea


Em 2019, a Soea será realizada em Palmas, tendo o Crea de Tocantins como anfitrião. Com uma programação que engloba  o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) – realizado a cada três anos –, e o já tradicional Congresso Técnico e Científico (Contecc), a Semana deve levar cerca de 3.500 participantes para a capital do estado, no período de 16 a 21 de setembro próximo.
Os eventos serão realizados no Centro de Convenções, que terá tendas climatizadas e com tratamento acústico instaladas na área externa, a fim de complementar a área  destinada aos participantes. A localização dos estandes de 3x3m, testeira, mesa e quatro cadeiras será sorteada entre os Creas, enquanto os cerca de 500 trabalhos do Contecc estarão expostos em área pré-definida.  Auditórios de 800 e 400 lugares, respectivamente, abrigarão as palestras e um espaço para três mil pessoas será preparado para as cerimônias de abertura e encerramento da Semana. Salas modulares para reuniões também estarão preparadas. Com cinco mil leitos disponíveis pela rede hoteleira, a preocupação de Costa se volta ao setor de alimentação, para o qual estão sendo pensadas parcerias, e para a malha aérea que oferece dois vôos diários a Palmas. A ideia de vôos fretados será avaliada pela comissão organizadora.

Em relação ao CNP,  o plenário também aprovou recomendações aos Creas para realização dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) e os critérios de aporte financeiro por meio de convênio. A decisão recomenda ainda a realização de eventos pré-congressos estaduais (reuniões em entidades, em inspetorias e encontros microrregionais), visando mobilizar os profissionais da jurisdição e ampliar a participação destes no processo de realização dos eventos do 10º CNP.

Veja as fotos publicadas no Facebook do Confea

Pelo texto aprovado, deverá ser constituída em cada jurisdição, uma Comissão Organizadora Regional do Congresso Estadual de Profissionais (COR), garantindo a participação paritária das entidades regionais, e será promovida a eleição do coordenador da Comissão Organizadora Estadual (COE) na mesma sessão plenária de sua constituição.

O lançamento da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que tem como central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, já tem data marcada: 9 de maio de 2019.
 
 
Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Foto: Marck Castro