Presidentes de Creas propõem convênio entre Confea e FGV

Brasília, 17 de abril de 2024

Reunidos em Belo Horizonte, os presidentes dos Conselheiros Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) aprovaram enviar proposta ao Confea de que o Federal realize tratativas junto à Fundação Getúlio Vargas no sentido de promover um convênio com vistas a disponibilizar gratuitamente aos profissionais e empresas registrados os indicadores econômicos do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), como os índices de confiança, de incerteza e de produção industrial.

“A demanda por este tipo de serviço tem apresentado crescimento vertiginoso entre todos que atuam no segmento da construção, principalmente no período pós-pandemia, pois os preços de matéria prima negociados sofreram rompimento na rastreabilidade de dados coletados anteriormente. Há a premissa urgente de uma reorganização de toda a cadeia produtiva, com base na análise desses índices de variação mensal”, versa a proposta, apresentada pelo presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari. “O Brasil todo ganha com isso”.

“Achei brilhante, isso é cobrado da gente. Uma opção é fazer um pacote mínimo e quem quiser paga a diferença”, sugeriu o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio. O coordenador adjunto do Colégio de Presidentes, dirigente do Crea-TO, Daniel Iglesias, manifestou total apoio. Já a coordenadora, Rosa Tenório, presidente do Crea-AL, por sua vez, julgou a proposta extremamente importante. “Achei muito bacana, uma das grandes dificuldades do profissional é precificar seu serviço”. A proposta será encaminhada à Gerência de Relacionamentos Institucionais do Confea, para análise e redistribuição para comissão específica e posterior análise pelo Plenário.

Ainda nesta quarta-feira (17/4), os presidentes se debruçaram sobre possíveis alterações nas resoluções nº 1.070/2015 (registro de instituição de ensino e entidades de classe), nº 1.066/2015 (critérios para cobrança das anuidades, serviços e multas), e nº 1.137/2023 (Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, Acervo Técnico-Profissional e Acervo Operacional)

No caso da Resolução nº 1.137/2023, por exemplo, uma das propostas de alteração apresentadas pela equipe do Crea-MG foi a volta da ART complementar em adição à ART inicial e à ART de substituição. Outro ponto sugerido foi, no artigo 68, incluir que a obra ou serviço pode ser concluído em território nacional ou estrangeiro, para internacionalizar o processo.

Ao final da reunião a coordenadora Rosa Tenório agradeceu toda a equipe do Crea-MG, anfitrião do evento e do Confea, além dos conselheiros federais participantes da reunião. “Foi superprodutivo. É bacana quando temos ideias construídas conjuntamente”, pontuou. O presidente do Regional mineiro celebrou a objetividade e a excelência dos trabalhos. “É o que se espera do CP, essa pauta definida e acertada. Terminamos com missão cumprida. Ganham com isso nossos profissionais, nossas empresas, a sociedade”.

O CP volta a se reunir de maneira híbrida nos dias 14 e 15 de maio para fechar as propostas em torno das resoluções. Depois, novamente, em 28 de maio, em Brasília, para eleger dois diretores para o próximo mandato da Mútua nacional.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Santo Rei Produtora Audiovisual