Fiscalização dos Creas de olho na segurança das festas de verão

Brasília, 11 de janeiro de 2024.

“Já pintou verão, calor no coração, a festa vai começar...” é o que entoa esse bom e velho axé que canta a paz e a alegria. É exatamente neste sentido que as equipes de fiscalização dos Creas atuam: com foco na segurança e tranquilidade dos foliões nos festivais de música que acontecem nesta estação do ano tão animada.

Na primeira semana de 2024, o Crea da Paraíba colocou a equipe de fiscais em campo para inspecionar a montagem do Fest Verão Paraíba e do Verão Lovina, que acontecem neste mês em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa (PB). Durante a ação preventiva, os agentes conferiram se palco, sonorização, iluminação, grupo gerador, parte elétrica, camarote, banheiros químicos, painel de LED, entre outros itens, estavam de acordo com as normas técnicas de segurança.

Fiscais do Crea-PB vistoriam montagem do Fest Verão Paraíba e do Verão Lovina

 

Averiguaram ainda se os serviços estavam sendo executados sob a responsabilidade de profissionais habilitados e registrados nas áreas da engenharia, como explicou Josemar Nascimento, fiscal do Conselho Regional. “Estamos aqui para assegurar que as estruturas montadas estejam de acordo com as normas de segurança, afinal, a presença do Crea-PB é essencial para garantir a integridade dos espaços e a proteção do público. Além disso, é uma oportunidade de destacar o papel crucial da engenharia na realização de eventos dessa magnitude”.

O trabalho in loco foi complementado com divulgação sobre a relevância de se ter um profissional legalmente habilitado à frente de projetos, obras e serviços de engenharia e agronomia, especialmente em festas que concentram centenas de pessoas. Também foram distribuídos informativos e dadas orientações sobre regularização profissional e atuação do Conselho.

Feliz ano novo

Se a meta é prevenir riscos que possam comprometer a diversão, nada mais importante do que assegurar a vida das pessoas no réveillon, uma data marcante e esperada por muitos. Para isso, o Crea da Bahia uniu esforços com outras instituições, como a Coelba/Neoenergia, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), para fiscalizar a estrutura do Festival Virada Salvador, promovido na Orla da Boca do Rio.

Equipe do Crea-BA conferiu instalações do Festival Virada Salvador

 

O supervisor de fiscalização do Crea, Arildson Araújo, explicou que o Conselho já tinha realizado o trabalho há alguns dias e que a ação naquele 27 de dezembro foi para fazer uma lista de verificação de toda a atividade realizada desde o início da montagem das instalações. “A cada ano o evento cresce e ganha um porte maior”, afirmou, ao salientar que os preparativos estavam sendo acompanhados de perto.

Os fiscais Jonas Amorim, Marcelo Gomes e Oliomário Andrade percorreram as instalações que compõem a arena, parque de diversões, praça de alimentação, palcos e postos de saúde e segurança, entre outros. Eles verificaram as empresas que prestam serviço técnico de montagem para constatar a regularidade junto ao Crea, em relação à emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e participação dos diversos profissionais envolvidos na atividade.

Compasso alegre da batucada

A montagem do carnaval carioca 2024 está no radar do Crea do Rio de Janeiro desde o fim do ano passado, quando foi realizada ação fiscalizatória no sambódromo para checar a qualidade da estrutura.

Fiscalização do Crea-RJ verifica estrutura do sambódromo desde 1999

 

As áreas verificadas pelo Conselho incluem camarotes, frisas, boxes especiais, cadeiras, arquibancadas, além de toda estrutura de iluminação, som, carros alegóricos e obras de infraestrutura na Marquês de Sapucaí. Essa atividade é realizada todos os anos desde 1999, quando o Conselho verifica a montagem do maior espetáculo da terra recolhendo as devidas ARTs, tendo sido recolhidas 655 em 2023.

Em 2023, o Crea-RS vistoriou 94 empreendimentos na operação Carnaval Legal

 

O Crea do Rio Grande do Sul demonstra em números que ações preventivas como essas são fundamentais. Durante a operação Carnaval Legal do ano passado, 94 empreendimentos foram fiscalizados, sendo 83 ARTs verificadas em 55 municípios gaúchos. Foram constatadas 52 irregularidades e encaminhados dez comunicados para órgãos competentes, pontuando a ausência de manutenção de equipamentos.

É assim que o Sistema Confea/Crea e Mútua vem garantindo um ambiente festivo mais seguro para que os foliões sigam com muita animação atrás do trio elétrico.

Julianna Curado (edição de conteúdo divulgado pelos Creas BA, PB, RJ e RS)
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: divulgação dos Creas BA, PB, RJ e RS