Encontro histórico reúne 36 anos de mandatos para discutir políticas públicas

Brasília, 11 de maio de 2023.

 

A quinta-feira (11 de maio) tornou-se um dia histórico para o Sistema Confea/Crea. Em um encontro inédito, o atual presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, reuniu os cinco presidentes de gestões anteriores para discutir políticas públicas para o Brasil. Participaram do encontro o eng. eletric. Frederico Moreira Bussinger (1988-1993); o eng. civ. Henrique Luduvice (1994-1999); o eng. civ. Wilson Lang (2000-2005); o eng. civ. Marcos Túlio de Melo (2006-2011); e o eng. civ. José Tadeu da Silva (2012-2017). 

 

Joel Krüger


O presidente Joel Krüger destacou o simbolismo desse encontro com os antecessores. “Com 36 anos de experiência somados à frente do Confea, eu e os ex-presidentes nos unimos para colaborar com um plano de nação. Em sete meses, no dia 11 de dezembro, o Sistema Confea/Crea completa 90 anos de existência e a reunião simboliza a união da elite da engenharia, com toda sua expertise, voltada para o desenvolvimento do país”, disse Joel.

Frederico Bussinger

 

Frederico Bussinger elogiou a iniciativa do atual mandatário em prestigiar as experiências passadas e ressaltou a importância de acompanhar as mudanças pelas quais o Brasil passou, a fim de contextualizar e adaptar as propostas e iniciativas às novas demandas nacionais. "Desde que saí da presidência do Confea, eu não exerci mais cargo no Sistema. Com esse olhar de distanciamento, acredito que é fundamental que tenhamos aderência nacional em nossas iniciativas", defendeu o ex-presidente.

Henrique Luduvice

 

Já Henrique Luduvice, que relembrou sua trajetória como o presidente mais jovem de Crea no Distrito Federal, quando tinha apenas 30 anos, e seis anos mais tarde assumiria a presidência do Federal.  Ele afirmou que "não há possibilidade de uma nação ser desenvolvida e soberana sem ciência e tecnologia, o que inclui uma engenharia forte". Luduvice também destacou as iniciativas do Sistema em defesa da República, como o Movimento Diretas Já, na Assembleia Constituinte, e a defesa da idoneidade das urnas eletrônicas desenvolvida pela engenharia brasileira. 

Wilson Lang


Durante sua fala, Wilson Lang destacou a importância da ética como referência para a humanidade. Além disso, ressaltou a relevância das ações ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, ambiental, social e de governança. Lang defende que os profissionais de engenharia, em especial, têm um papel fundamental na busca por soluções sustentáveis e socialmente responsáveis. Nesse sentido, entender as práticas de ESG é essencial para aprimorar a atuação dos engenheiros e contribuir para um futuro mais justo e sustentável. "Tenho me dedicado ao estudo da temática ESG e acredito que essa é uma tendência mundial importantíssima para o futuro da Engenharia. É fundamental que o engenheiro esteja inserido nesse contexto e também saiba como utilizar a inteligência artificial para aprimorar sua atuação", sinalizou o engenheiro. 

 

Marcos Túlio de Melo 

 

Marcos Túlio de Melo elogiou a iniciativa do presidente Joel em reunir os ex-presidentes e atuais conselheiros federais “para fazer algumas reflexões e obter da vivência e da experiência que cada um de nós teve na gestão do Confea para aplicar nos desafios de futuro”.  Para Melo, cabe destaque a articulação do Sistema: “Nos articulamos de forma bastante competente. Esse Sistema Profissional, que reúne lideranças municipais, estaduais e federais, no processo das políticas públicas envolvendo a Engenharia, a Agronomia e a Geociência. As nossas profissões podem contribuir significativamente nas propostas e no planejamento das ações para o desenvolvimento”, pontuou Marcos Túlio. 

José Tadeu da Silva

 

Por fim, o ex-presidente José Tadeu recordou importantes legislações que foram estabelecidas para as profissões do Sistema Confea/Crea e destacou “fiscalização, ética e qualificação”.  Ele ainda defendeu a atualização da legislação profissional, falou das Constituições que recepcionaram a criação dos conselhos e valorizaram o livre exercício profissional no país.

Antes de encerrar, o presidente Joel Krüger reforçou as iniciativas da Assessoria Parlamentar (Apar) para que o Sistema esteja mais próximo do Executivo e do Legislativo. “O nosso o capital tecnológico nos atrela à soberania nacional e implica uma responsabilidade social. Precisamos entregar qualidade de vida para a nossa população”, finalizou Krüger.

Corpo funcional, conselheiros e presidentes de gestões anteriores do Confea

 

A reunião foi no plenário do Confea, que reuniu colaboradores e conselheiros, que tiveram oportunidade de rever os antigos líderes. Dentre os conselheiros presentes estavam: eng. agr. Andreia Brondani, eng. mec. Lucas Carneiro, eng. civ. Carmem Petraglia, eng. eletric. Jorge Bitencourt, geol. Mário Cavalcanti, eng. civ. Neemias Barbosa, eng. eletric. Marcos Drago, eng. mec. Aysson Rosas Filho, eng. amb. Vinícius Ribeiro, eng. agr. Luiz Lucchesi, eng. agr. Daniel Galafassi e eng. civ. Daltro de Deus.


Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro