Encontro de Líderes valoriza a representação profissional

Com o auditório do CICB lotado, foi aberta a décima terceira edição do Encontro de Líderes
Com o auditório do CICB lotado, foi aberta a décima terceira edição do Encontro de Líderes

Brasília, 20 de fevereiro de 2024.

Com as participações do ministro presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, Bruno Dantas; do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do deputado federal Raniery Paulino e de lideranças e representantes dos milhares de profissionais de todo o país, foi aberto na manhã desta terça-feira (20/2), no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília, o 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O foco na atenção aos profissionais sob a perspectiva do tema do evento, “Construindo Caminhos para Desenvolver o País”, foi destacado pelo engenheiro Vinicius Marchese, presidente do Confea. Houve ainda a abertura das inscrições da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea.  

“A forma de trabalhar, a cultura, vai ser voltada exclusivamente para os profissionais. Nós seremos ferramentas desse processo de transformação com todas as nossas lideranças, com o Executivo, os Tribunais de Contas. Nossa única função é trabalhar para entregar um conselho melhor para os nossos profissionais e assim contribuir para o desenvolvimento do país, tema do nosso Encontro. Nosso compromisso continua com todos vocês”, afirmou. Pela primeira vez na história do evento, a abertura do Encontro de Líderes contou com um representante dos profissionais, o engenheiro Eduardo Cavalcanti, criador do Blog da Engenharia.  

Um vídeo com dados do Google descrevendo o déficit de engenheiros do Brasil e as mudanças proporcionadas pela tecnologia brasileira representou, por sua vez, as transformações por que passa a área de Comunicação do Confea, desde o início do ano, quando tomou posse o presidente Vinicius Marchese. “Abrimos, por meio da comunicação, o canal e o contato com os profissionais de todo o Brasil. Temos o desafio de contribuir para a representação dos profissionais”.  
 

Novo presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese, saudou os profissionais do Sistema
Novo presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese, saudou os profissionais do Sistema


Em nome dessa representação, acrescentou, “o Encontro de Líderes vai muito além da eleição dos coordenadores de câmaras especializadas e do Colégio de Presidentes, da discussão do Sistema para descobrir como o Sistema pode servir aos nossos profissionais e empresas. É para eles que precisamos trabalhar, seja por meio da atualização da lei ou do planejamento de fiscalização, exercido pelas câmaras, ou do trabalho das nossas entidades de classe, ou dos julgamentos em última instância, o que importa é que a gente precisa focar as nossas ações pelos nossos profissionais”.  

Uma das formas dessa valorização é a atualização dos cursos de engenharia, “que não são atrativos hoje, o que vem diminuindo o interesse pela área”. Para Vinicius, está na hora de achar uma solução para esse debate. “Nesse processo de transformação que me foi responsabilizado pelo presidente Joel (Krüger, ex-presidente do Confea e atualmente conselheiro federal) em que ele me destacou a necessidade de mudanças rápidas, se a gente conseguir entregar alguma coisa, é pelo trabalho de todos nós, iniciado pelo Joel, e devido ao trabalho de muita gente”.


Cuidar do Brasil  
Em um formato leve, a abertura do evento reuniu diversas lideranças, representadas em falas breves e coerentes com a proposta de fortalecimento dos vínculos do Sistema com os profissionais. A respeito da apresentação do presidente do Tribunal de Contas da União, o presidente do Confea comentou a continuidade das parcerias com o TCU. “Temos que promover a integridade do Sistema como um todo, fazendo o que se precisa fazer da maneira correta”.  Confira a matéria sobre a palestra magna do ministro Bruno Dantas.  
 

A representação dos profissionais na gestão foi destacada pelo novo mandatário do Confea
A representação dos profissionais na gestão foi destacada pelo novo mandatário do Confea


Diretor de Fiscalização dos Conselhos Profissionais do Tribunal de Contas da União (TCU), Alberto Câmara destacou o trabalho desenvolvido junto ao Confea. “Temos feito nessa diretoria de fiscalização dos conselhos essa abertura de portas, e sempre que possível nossas portas estão abertas para recebê-los e aprimorar a administração pública em benefício das sociedade através do controle externo”.  
 

Diretor de Fiscalização do TCU, Alberto Câmara
Diretor de Fiscalização do TCU, Alberto Câmara


Ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o presidente do Confea destacou que o ministro atendeu ao apelo para a modernização da Lei 5.194/1966. “Vamos precisar dessa orientação para a conclusão do PL 1.024 para que ele nos forneça uma ferramenta melhor aos nossos profissionais”.  
 

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho
Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho


Em sua fala, Luiz Marinho relatou que aceitou o convite do presidente Vinicius Marchese por considerar que “a lei necessita de atualização e o presidente Vinicius pode contar com o ministério, vamos falar com o Rogério Correia (PT-MG) e com o relator Hugo Mota (Republicanos-PB)”. Para ele, falar da importância da Engenharia é “chover no molhado. Ela está presente em tudo, na alimentação, nas novas tecnologias, nas grandes obras, está no sistema financeiro, no debate sobre a ecologia, enfim, está presente em nossas vidas todos os dias”.   

O ministro ponderou a necessidade de diálogo com a academia, de valorizar a acessibilidade e de apoiar medidas de equidade salarial. “Nós precisamos de vocês, vocês podem nos ajudar muito. A atualização é uma necessidade para o Brasil, para as oportunidades de industrialização, conduzidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Temos que planejar o processo de eletrificação da frota, e planejar é com vocês. Precisamos refletir esse momento para não perdermos oportunidades e termos a certeza de que podemos fortalecer o mundo do trabalho”, disse, enumerando situações vivenciadas nessa área.  

“Quem tem a capacidade de formar opinião tem maior responsabilidade. Vocês fazem a diferença quando projetam pontes, creches, hospitais e ainda a opinião cidadã”, concluiu, ressaltando também a necessidade de medidas contra o trabalho escravo e outras situações que prejudicam os negócios do país. “Vamos juntos cuidar do Brasil”, conclamou.  
 

Deputado federal Raniery Paulino
Deputado federal Raniery Paulino


Inspetoria e parceria  
Ex-assessor parlamentar do Confea, o deputado federal Raniery Paulino (Republicanos-PB), também foi saudado pelo presidente do Confea. “Ele afirmou que seu mandato será uma extensão do nosso Sistema. Será a nossa porta de entrada e obrigado pela dedicação ao Sistema, deputado”. Em sua fala, Raniery havia desejado êxito ao presidente. “Há um ano, eu estava participando deste evento como empregado dos senhores e senhoras e foi uma das mais importantes experiências da minha vida. Construímos uma relação com o Crea do meu estado, e dessa forma entrei no radar do Sistema compondo a assessoria parlamentar do Confea”, disse, citando alguns projetos conduzidos pela Apar e informando que, enquanto deputado estadual, havia apresentado o projeto de institucionalização do BIM no seu estado. “Nosso mandato é uma inspetoria dos senhores e das senhoras”, declarou.

Conselheiro federal Neemias Barbosa
Conselheiro federal Neemias Barbosa 


O conselheiro federal eng. Neemias Barbosa, coordenador da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos do Sistema (Conp) e da Comissão Eleitoral Federal (CEF), destacou a disponibilidade do plenário para que os profissionais sejam os maiores protagonistas do país. Importância reconhecida pelo presidente Vinicius Marchese.  “Sem vocês não vamos conseguir mudar, realizar a transformação do Sistema. Obrigado pela parceria, poderemos entregar muito”, disse, ressaltando ainda participação da Mútua, nesse processo. A Caixa de Assistência aos Profissionais esteve representada na abertura do evento pelo diretor-presidente eng. Francisco Almeida. Além de Neemias, os representantes dos profissionais do Brasil no Confea estiveram presentes por meio dos conselheiros federais eng. Cândido Carnaúba, eng. Luiz Lucchesi, eng. Aysson Rosas, eng. Joel Kruger e eng. Sérgio Maurício.

Presidente do Crea-AL, eng. Rosa Tenório representou o Colégio de Presidentes
Presidente do Crea-AL, eng. Rosa Tenório representou o Colégio de Presidentes

Representações  
A presidente do Crea-AL, eng. Rosa Tenório, destacou a primeira eleição online do Sistema, ao representar o Colégio de Presidentes. “2024 é um ano de mudanças importantes no nosso sistema profissional”, disse, desejando sucesso e ratificando a confiança nas mudanças a serem conduzidas pelo presidente Vinicius. Ela afirmou que o Colégio de Presidentes “traduz o anseio dos mais de um milhão de profissionais do maior conselho de profissionais do país”, fazendo votos de sucesso às lideranças. O CP esteve representado regionalmente pelos presidentes do Crea-AM, eng. Alzira Miranda; Crea-GO, eng. Lamartine Moreira; Crea-MG, eng. Marcos Gervásio e Crea-SC, eng. Carlos Alberto Kita Xavier.  

Houve ainda representações do Programa Mulher, pela vice-presidente do Crea-AC, eng. Lya Beiruth; do Programa Crea-JR, pelo coordenador nacional Verner Reis; do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. Kleber Santos; das entidades precursoras, eng. Virgínia Campos; das entidades regionais, eng. Leandro Galindo. 

 

Presidente do Crea-AL, eng. Joseval Carqueija
Presidente do Crea-BA, eng. Joseval Carqueija


Soea  
Em seguida, foi realizado o lançamento da abertura das inscrições da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) que, em Salvador, terá como tema “Educação, Tecnologia e Inovação para um Futuro Sustentável”. “Aqui nasce a tecnologia. Nós planejamos e executamos. Na Soea, vamos estar discutindo durante quatro dias a tecnologia, sustentabilidade, educação. A Soea é um evento grandioso. De 2019 até o ano passado quase dobrou a participação da Soea. Esperamos passar o Rio Grande do Sul”, disse o presidente do Crea-BA, eng. Joseval Carqueija, convidando todos a participar do evento, de 7 a 10 de outubro.   

“A gente tende a melhorar a cada Soea, e nesses 90 anos do Crea-BA e nos 475 anos de Salvador, vamos estar com muito orgulho recebendo vocês na nossa capital linda, que traz magia e abraça todos vocês para interagirmos e pensarmos tecnologia. Vamos trabalhar juntos para realizarmos, Crea-BA, Confea e Mútua, um belíssimo trabalho”. O presidente do Confea comentou a importância do evento para os profissionais de todo o Brasil. “Que seja um bom evento para os profissionais”.

Henrique Nunes 
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Santo Rei Produtora Audiovisual/Confea