Coordenadoria de Engenharia Elétrica busca parceria com o Congresso

 

Paulo Aguiar, Adriana Rabelo, José Latrônico e conselheiros Inarê Poeta, Marcos Camoeiras e André Schuring durante a reunião

Brasília, 17 de julho de 2019.

Com a participação de vários conselheiros, a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica realizou, na tarde desta terça (16), uma ação parlamentar no Congresso Nacional, dentro da programação da sua terceira reunião ordinária.  O grupo pretende promover um seminário sobre matriz energética em outubro no local. A programação do dia também foi marcada por discussões como a do manual de fiscalização. Hoje, no encerramento, a reunião debate temas como o Ensino a Distância e a Engenharia Biomédica.

Para o coordenador José Antônio Latrônico Filho, o debate em torno das Microempresas Individuais, conduzido pelo conselheiro Carlos de Laet no primeiro dia da reunião, possibilitou “definir os serviços que devem ser atendidos ou ficar fora dessa modalidade”, o que contribui para a atuação profissional, assim como o Manual de Fiscalização, cuja atualização deverá ter sua editoração promovida já na próxima reunião do grupo. “Já no encerramento, vamos debater a importância da correta operação dos equipamentos da Engenharia Biomédica, que podem salvar vidas. Temos que debater a responsabilidade técnica dentro dessa área”, sintetiza.

Coordenadores regionais da Engenharia Elétrica reunidos com assessores do senador Vanderlan Cardoso para tratar de seminário

Latrônico cita ainda que outro tema debatido nesta terça foi a elaboração de uma nota técnica em torno do Conselho Federal dos Técnicos Industriais e outra sobre a importância e a aplicação da Resolução 1.073. “Ela estende atribuição em função da formação, é uma das melhores resoluções do Sistema porque abre a possibilidade daqueles que têm melhor formação solicitar a extensão das suas atribuições”, diz.

Ação parlamentar

A realização de um seminário em torno do tema “Os Desafios da Matriz Energética Brasileira”, nos moldes de um seminário promovido no Senado Federal há cerca de uma década, envolvendo discussões em torno da reformulação do modelo do setor elétrico, foi tratado pelos coordenadores com  a assessoria do senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia,  Inovação, Comunicação e Informática do Senado.

Confira fotos da reunião

Os assessores Samuel Cruz e Euler de Morais garantiram o apoio da Comissão, inclusive para intermediar o diálogo com outra comissão afeta, a de Infraestrutura. “A Comissão de Ciência e Tecnologia apresentou uma reciprocidade excelente para que possamos realizar em conjunto este evento que já vem sendo discutido pela Coordenadoria desde o início do ano”, considera Latrônico.

Acompanhada do assessor parlamentar Marcos Teixeira, a comitiva percorreu ainda outros espaços do Congresso Nacional e foi formada por Latrônico e pelos seguintes coordenadores: Luciano Sasai (Crea-AC), William Soares (Crea-CE), Flávio Goes (Crea-SE), Ildefonso Madruga (Crea-Ro), Krisdany Cavalcante (Crea-MG), Darlene Leitão (Crea-RR), Rumina Santos (Crea-AM) e Valter Leandro e Vagner Paiva (coordenador e coordenador adjunto do Crea-AL).

Encerramento

Um dos grupos de trabalho no último dia da reunião da Coordenadoria

No encerramento das atividades nesta quarta, a CCEEE promoveu um debate por meio de grupos de trabalho em torno de temas como tabela de honorários; planejamento da fiscalização: propostas de indicadores e metas de fiscalização; MEI; uniformização de atividades de obras e serviços de  rotina e manual de fiscalização. “Também voltamos a tratar do Ensino a Distância, considerando que esta é uma oportunidade para buscarmos uniformizar o nosso posicionamento, enquanto Sistema, em relação aos cursos EaD”, destaca o coordenador nacional.

A CCEEE tem como assessor Paulo Aguiar (Crea-SC), como coordenadora Adriana Resende Rabelo e como assessor no Confea, o analista Ângelo José Fábio.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Mark Castro/Confea