ConSoea: reunião de instalação começa a definir os rumos da Soea 2024

Brasília, 14 de março de 2024.

Conduzida pelo vice-presidente e representante da presidência do Confea, eng. Evânio Nicoleit, a reunião de instalação da Comissão Organizadora Nacional da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (ConSoea) foi realizada na manhã desta quarta-feira (14/3), no plenário do Confea. 

Reunião de instalação da ConSoea 2024: expectativa de uma grande Soea em Salvador no mês de outubro
Reunião de instalação da ConSoea 2024: expectativa de uma grande Soea em Salvador no mês de outubro



“Estamos buscando, cada vez mais, fazer da Soea um evento que agrega valor ao profissional, trazendo o que há de mais inovador nas nossas áreas de atuação. Como Conselho, além de sempre reforçarmos a importância de profissionais habilitados à frente de atividades técnicas, precisamos estar presentes nos principais projetos e discussões sobre o desenvolvimento do país. Queremos que os profissionais entendam a sua importância na transformação do Brasil”, comentou o presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese.


Regulamentada pela Resolução 1.013/2005, a Comissão Organizadora Nacional organiza a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea e o Congresso Nacional dos Profissionais – CNP. Participaram da reunião o presidente do Crea-BA e coordenador adjunto da Comissão, eng. Joseval Carqueija; o coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), eng. Cândido Carnaúba; o chanceler do Mérito, eng. Luiz Lucchesi; o representante das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas e das comissões de Ética, geogr. Anderson Gomes de Oliveira, coordenador nacional da coordenadoria de câmaras especializadas de Agrimensura (CCEAGRI); o representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. Ricardo Nascimento; o gerente geral da Mútua, eng. Marcelo Linguitte; o coordenador do Contecc e representante do plenário, eng. Joel Krüger; a assessora da ConSoea e chefe da Divisão de Projetos Estratégicos do Crea-BA, Vanessa Costa; os membros da equipe técnica da Soea do Confea, Sílvia Girardi, Marcos Farias e Adilson Lara.

Vice-presidente do Confea, eng. Evânio  Nicoleit, e presidente do Crea-BA, eng. Joseval Carqueija
Vice-presidente do Confea, eng. Evânio  Nicoleit, e presidente do Crea-BA, eng. Joseval Carqueija



Coordenador adjunto da ConSoea, o presidente do Crea-BA, eng. Joseval Carqueija, lembrou que a Soea representa um desafio que, para o Confea, já vem de 78 edições. “Esta é a quarta vez que a Bahia receberá a Soea. Vamos trabalhar em conjunto para proporcionar um belíssimo evento, que traga conhecimentos para todos que irão participar. Vamos pedir a colaboração de todos nestes 475 anos de existência da capital mais antiga do Brasil.  No Encontro de Lideranças, fizemos o lançamento do evento com a abertura das inscrições. Estamos confiantes de ter um público maior que o Rio Grande do Sul”, considerou.

Sílvia Girardi informou que a reserva do Centro de Convenções de Salvador está confirmada e ratificou que as inscrições já estão abertas por meio do site www.soea.org.br. Segundo ela, “é preciso que as pessoas façam as reservas o quanto antes”, informando que hotéis com descontos também constam do site. Em seguida, ela apresentou o projeto da Soea, que contemplará inclusive um espaço família para que as mães possam amamentar, por exemplo.
 

Secretária geral da Soea, Sílvia Girardi, e gerente de eventos do Confea, Marcos Farias, também compuseram a mesa de trabalhos
Membros da equipe técnica da Soea no Confea, Sílvia Girardi e Marcos Farias também compuseram a mesa de trabalhos

Pré-programação
Em 7 de outubro, às 18 h, acontecerá a cerimônia de abertura, com realização de palestra magna. No dia seguinte, às 9h, ocorrem as atividades da Láurea ao Mérito. Abertas por palestras magnas sempre nesse mesmo horário nos demais dias, as atividades da Soea ocorrem das 9h às 18 h, à exceção da solenidade de encerramento, marcada para 18h30 do dia 10 de outubro. Assim, foi apresentada e aprovada a pré-programação da Soea de Salvador, que contará ainda com atividades do Contecc, da Praça Inovação e com atrações culturais. 
 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea