Confea participa da cerimônia de posse do novo diretor do Inmet

Posse de Carlos Edison Carvalho Gomes no Inmet foi acompanhada pelo vice-presidente do Confea, Edson Delgado

“Parabenizamos a indicação e a assunção do senhor Carlos Edison Carvalho Gomes ao cargo de diretor do Inmet, que não temos dúvidas, desempenhará com maestria a função ora lhe designada, em prol do acompanhamento e desenvolvimento tecnológico do sistema de meteorologia nacional, cumprindo sua missão enquanto órgão de fundamental importância para o Estado brasileiro, e, nesse aspecto, o Confea está à disposição para corroborar com o ministério da Agricultura e o com o Inmet, na busca do desenvolvimento do Brasil”.

Com essas palavras, o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Edson Delgado, saudou a posse do novo diretor-presidente do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na tarde da última quinta (16), em Brasília. Ele também ressaltou a importância do órgão vinculado ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), considerando seu papel para os projetos de pesquisas agrometeorológicas, bem como de acompanhamento das modificações climáticas e ambientais. “Na meteorologia, trabalha-se com parceiros, e nós procuraremos trabalhar em parceria com todos os atores da área”, comentou o novo diretor.

Agenda intensa

Vice-presidente também acompanhou audiência da CCEEST no ministério da Economia


Na noite desta terça (21), o vice-presidente do Confea participa da cerimônia comemorativa aos 70 anos da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em São Paulo, dando continuidade a uma agenda em que ele tem representado o Confea com bastante assiduidade. Em Brasília, por exemplo, ele acompanhou, no dia seguinte, a abertura da segunda reunião ordinária da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), com a qual participou, também na quinta (16), da audiência com o secretário de Trabalho do ministério da Economia, Bruno Dalcolmo.

Edson Delgado havia participado ainda, na terça (14), do Seminário Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul Sergs – Novos Aproveitamentos para o Carvão Mineral do Rio Grande do Sul, que tomou o hotel Plaza São Rafael. Temas como “O cenário mundial do uso do carvão” e “Diretrizes para a Implantação do Polo Carboquímico do Rio Grande do Sul” foram debatidos ao longo do dia.

No seminário da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Delgado advertiu quanto aos riscos ambientais da atividade

“O Rio Grande do Sul conta com a maior reserva de carvão mineral do Brasil, predominando os tipos de carvão sub-betuminosos e de alto teor de cinzas. Cerca de 4,2% da energia produzida n país vem de usinas termoelétricas a carvão. No entanto, o carvão geral 40% da eletricidade mundial e em muitos países é a principal fonte de energia”, comentou na ocasião, destacando o interesse social e humano das profissões de Engenharia e Agronomia, manifestando a intenção de conhecer e contribuir por meio de conhecimentos técnicos para que o a exploração dessa matriz energética não represente poluição descontrolada e prejuízos à população do Rio Grande do Sul, bem como danos irreparáveis ao meio ambiente”.


Equipe de Comunicação do Confea