Confea e ANTT aprofundam diálogo para estreitar medidas protetivas

Brasília, 25 de setembro de 2023.


Em sua terceira reunião ordinária, o Grupo de Trabalho Segurança no Trânsito, do Confea, se encontrou nesta sexta (22/9) com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com vistas à formalização de um acordo de cooperação técnica entre as entidades. O GT é formado pelos conselheiros federais eng. mec. Lucas Carneiro (coordenador) e eng. eletric. Francisco de Assis Peres Sores (coordenador adjunto) e pelos especialistas eng. mec. e seg. trab. Marco Aurélio Santos Caminha, eng. civ. Hérzio Geraldo Bottrel Mansur e eng. mec. André Canuto de Moraes Lopes. A assistência é da eng. agr. Mara Rubia Soares, analista do Confea.

Segundo o coordenador do GT, o alinhamento com a ANTT busca aprimorar a fiscalização de transporte de passageiros e de produtos perigosos e cargas. “Com esse trabalho que estamos fazendo também junto a outros órgãos como a Polícia Rodoviária Federal e ainda a Agência Nacional de Mineração, estamos buscando trocar informações com a ANTT para aprimorarmos a gestão pública e a fiscalização desenvolvida pelo Sistema Confea/Crea, cuja capilaridade sempre é ressaltada para todos os nossos parceiros”, destaca Lucas Carneiro.

Recebida virtualmente pelo presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, que saudou a aproximação entre as entidades com vistas à realização de um Acordo de Cooperação Técnica sobre o tema da segurança no trânsito, a ANTT esteve representada pelo chefe de gabinete, Allan Lopes; coordenadora de Acordos de Cooperação, Maria Cecília Lacerda; chefe substituto da Assessoria Especial de Relações Parlamentares e Institucionais, Eugênio Câmara; coordenador substituto Vinicius Dantas Lourenço e pelo coordenador de Estudos e Planejamento de Transportes, eng. civ. Carlos Roberto Alvisi Júnior.

Representantes do GT Segurança no Trânsito e ANTT: aprofundamento de diálogo com vistas a Acordo de Cooperação Técnica
Representantes do GT Segurança no Trânsito e ANTT: aprofundamento de diálogo com vistas a Acordo de Cooperação Técnica



O engenheiro mecânico André Canuto comentou que a preocupação do GT vai mais além do que a pavimentação. “Estamos preocupados com outras questões relacionadas aos acidentes, como a sinalização, o volume de tráfego, o desgaste, o adensamento. Por lei, o Sistema é instituído para cumprir esse papel”, destacou.
Ao lado do eng. civ. Hérgio Mansur, Canuto ressaltou a capilaridade do Sistema, comentando a expectativa de que a mesma segurança hoje presente em relação ao transporte de combustíveis possa ser alcançada nessas outras áreas, relacionadas à logística e à infraestrutura de transportes de cargas e pessoas. “Esse trabalho não pode ser só interno, por isso nossa preocupação em ampliá-lo com vocês”, complementou o eng. mec. Marco Caminha.

A segurança veicular e a educação no trânsito foram citadas pela especialista em acordos de cooperação Maria Cecília Lacerda, ligada à área de relações institucionais da ANTT.  “Temos alguns instrumentos que podem ser até mais céleres que o acordo de cooperação, daí porque a importância de entendermos das demandas de vocês para com a ANTT para que possamos tratar de forma mais objetiva possível”, disse. 

Grupos devem dar continuidade às conversações em outubro
Grupos devem dar continuidade às conversações em outubro



“Temos em comum essa questão da fiscalização, pois também dispomos de equipes em todo o país com os responsáveis técnicos legalmente definidos, e certamente temos objetivos comuns em desenvolver um trabalho em prol da segurança da sociedade”, comentou o coordenador do GT, eng. mec. Lucas Carneiro, reforçando um posicionamento do chefe de gabinete da ANTT, Allan Lopes.

A legalidade também foi destacada pelo coordenador adjunto do GT, eng. eletric. Francisco Soares. “Temos a incolumidade pública como o objetivo das nossas atribuições. Por isso, precisamos ter a garantia da atuação de profissionais com o devido registro profissional para evitar o rol de atividades que produzem mortes, danos e prejuízos sociais, de forma preventiva. Precisamos fazer alguma coisa para reverter dados como o de 150 mortes por dia no trânsito”, conclamou. “Temos também esse interesse, buscando chegar antes na fiscalização de rodovias e transporte de passageiros”, concordou o engenheiro civil Carlos Alvisi.

Os representantes da ANTT foram convidados a participar da sessão plenária do mês de outubro.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro - Confea