CEF promoverá teste do sistema de votação eletrônica

Brasília, 28 de setembro de 2023.

Plenária 1651 do Confea
Plenária do Confea nesta quinta-feira (28/09)

O plenário aprovou o regulamento para a realização de um teste do sistema de votação eletrônica para as eleições gerais 2023, durante a sessão plenária 1.651, do Confea, nesta quinta-feira (28/9). Marcado para a data de 25 de outubro próximo, durante sessão plenária ordinária do Federal, o teste será realizado junto à empresa Webvoto Tecnologia em Eleições Ltda com transmissão pelo canal do YouTube do Confea. O processo eleitoral das Eleições Gerais do Sistema será realizado no dia 17 de novembro. A sessão foi interrompida no período da tarde para a reunião das comissões.

O presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, frisou que os profissionais não deverão votar simultaneamente e ratificou a qualidade dos procedimentos de segurança adotados. “O contrato com a empresa executora estabelece sua capacidade. Além de tudo, temos também uma empresa responsável pelo processo de auditoria, com todas as certificações e todos os cuidados que preconizam a administração pública, o que foi observado pela CEF, como tem sido ao longo dos anos. Portanto, é um zelo adicional para que este plenário também observe, antecipe e conheça detalhadamente o processo e o sistema de votação”, comentou.
 

Coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira
Coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira

 


Conforme expresso pelo coordenador da comissão, eng. civ. Daltro Pereira, no texto da deliberação, “o principal objetivo do teste é tornar o processo de votação mais claro e simples. Isso garantirá que os profissionais possam exercer seu direito de voto de maneira eficaz. Além disso, esta medida visa aprimorar a usabilidade do sistema, contribuindo assim para a transparência e eficiência do pleito no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua. Todos estão sendo convidados a fazer história no Sistema, principalmente este plenário”. 

O regulamento define que poderão atuar como eleitores: os conselheiros federais do Confea; o presidente em exercício do Confea; o diretor-presidente em exercício da Mútua; o coordenador do Colégio de Presidentes; o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden); os superintendentes Administrativo e Financeiro, de Estratégia e Gestão, de Integração do Sistema e ainda os gerentes regionais do Confea; o gerente de Tecnologia da Informação e a equipe de assessoramento da CEF, além da equipe de fiscalização da contratação. “Fizemos com o maior número possível de eleitores, atendendo a uma decisão plenária de 2022. Haverá todos os procedimentos similares à eleição geral”, afirmou o conselheiro Daltro Pereira.

Evânio Nicoleit
O reguamento eleitoral foi um dos temas tratados pela plenária, conduzida pelo presidente em exercício, eng. eletric. Evânio Nicoleit



O ambiente de teste do sistema de votação incluirá, no mínimo, duas candidaturas fictícias para os cargos de presidente do Confea; presidente de Crea; conselheiro federal; diretor geral e diretor administrativo da Caixa de Assistência de Profissionais do Crea.  Os candidatos inscritos serão comunicados. A empresa The Perfect Lin, contratada para a prestação de serviços de auditoria do processo eleitoral eletrônico, se manifestará considerando a análise de teste de desempenho e de segurança do ambiente de teste do sistema de votação, através de relatório sobre os procedimentos adotados até 24 horas.

“Fizemos várias indagações a respeito do background tecnológico que vai ser utilizado, justamente por questões de ataque de DDOS, quando um hacker poderia coordenar um ataque em massa a um IP fixo e congelar os servidores. Mas eles estão utilizando uma estrutura de Arquitetura Zuri que usa servidores na nuvem, em rede.  Em paralelo, redundantemente, tem o centro de dados que, na medida em que você aumenta o tráfego de dados, ele automaticamente vai chamando outros servidores para trabalhar em paralelo. É o que a gente chama de computação paralela, aumentando a capacidade de memória. Dessa forma, não há esse risco de ataque de DDOS ou um ataque similar. A precaução está sendo feita em redundância, na nuvem e com servidores em terra. Mesmo que o acesso se dê simultaneamente, o sistema vai funcionar bem. Estamos atentos à questão técnica. Inclusive, está sendo feita uma série de vídeos pelas empresas executora e fiscalizadora, mostrando a segurança do pleito”, discorreu o conselheiro federal eng. eletric. eletron. Genílson Pavão, integrante da CEF, em esclarecimento ao conselheiro federal eng. mec. William Barbosa.

Conselheiro federal Genílson Pavão
Conselheiro federal eng. eletric. Evânio Nicoleit

Comissões
A Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) aprovou a alteração da data da 4ª reunião ordinária do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), a ser realizada de 4 a 6 de dezembro, em Florianópolis. Coordenada pelo conselheiro federal eng. agr. Francisco Lira, a comissão aprovou ainda a deliberação para aprovar o Plano de Trabalho apresentado pelo Crea-RO para o Programa de Desenvolvimento da Comunicação (Prodacom), Prodesu III-A.

Pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), a coordenadora eng. mec. Michele Costa conduziu, em sistema de blocos, cinco processos relacionados à infração à alínea A do artigo 6º da Lei 5.194/1966; um recurso não reconhecido ou fora do prazo ao mesmo dispositivo; três relativos a infrações à alínea B do artigo 6º da mesma lei; cinco quanto à manutenção de blocos de infração à alínea E do artigo 6º da Lei 5194; três processos para a manutenção dos autos de infração ao artigo 16 da lei 5.194/1966; 32 processos relacionados à manutenção dos autos de infração ao artigo 59 da Lei 5.194/1966; cinco processos relacionados ao mesmo dispositivo com recurso não reconhecido ou fora do prazo; 19 processos de manutenção dos autos de infração ao artigo primeiro da Lei  6.496/1977; dois recursos não reconhecidos ou fora do prazo; dois processos de nulidade por erro de capitulação; dois processos de nulidade dos autos por falta de motivação; um processo de nulidade dos autos por motivos diversos; um recurso de registro indeferido; quatro recursos de registro deferidos; quatro planos de trabalho e termos aditivos ao Prodesu do Crea-BA, Crea-AL, Crea-RR e Crea-MS; uma consulta do Crea-RJ e uma proposta de alteração da Resolução 1.008/2004.
 

Coordenadora da Ceap, eng. mec. Michele Costa
Coordenadora da Ceap, eng. mec. Michele Costa


O coordenador da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), eng. mec. Lucas Carneiro, abordou a renovação do Terço para a composição dos plenários nos exercícios 2024 do Crea-PR, Crea-SP e do Crea-AC, em processos retirados de pauta em decorrência de pedidos de vista.

A primeira reformulação orçamentária do Crea-PE, relativa a exercício de 2023, com a suplementação de R$ 3 milhões e 570 mil, foi aprovada por meio de deliberação da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS).

A Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) apreciou cinco registros de profissionais diplomados no exterior. 

A plenária desta quinta-feira foi acompanhada presencialmente pelos presidentes regionais eng. agr. Ulisses Filho (Crea-PI); eng. civ. Jorge Silveira (Crea-SE); eng. civ. José Fernando de Melo (em exercício Crea-TO); eng. eletric. Clovis Correa de Albuquerque (em exercício Crea-PE); eng. civ. e eng. prod. Mamede Aboud Dehn Jr. e ainda pelo coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE, eng. civ. Stênio Cuentro.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea