Atualização de competências da Engenharia Elétrica em debate

 

Coordenadores de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica reunidos com presidente Joel Krüger

 

Brasília, 18 de julho de 2019.


Iniciar um diálogo em torno de uma nova sistemática para a aplicação dos artigos 8º e 9º da resolução 218/1973 do Confea com o objetivo de nacionalizá-la, com base na decisão aprovada pela  Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-MG. Este foi o objetivo da reunião mantida entre o presidente do Confea, eng.  civ. Joel Krüger, nesta quarta (17), e os  coordenadores das câmaras de Engenharia Elétrica de Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul, que participavam da reunião da modalidade.

Segundo o coordenador da Câmara de Minas Gerais, Krisdany Cavalcante, o objetivo é “dar clareza às escolas, coordenadores de curso e alunos de cursos de graduação e pós-graduação para que eles cumpram disciplinas de maneira a assegurar as suas atribuições”.  Ao lado do coordenador adjunto Bruno Monteiro, do coordenador da Elétrica no Crea-GO, Petersonn Caparrosa, e da coordenadora no Crea-RS, Nilza Veturini Zampieri, eles foram recebidos pelo presidente, que os colocou a par, inclusive, dos novos encaminhamentos promovidos junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em torno da mudança de paradigmas que prevê a adoção do ponto de vista da competência, e não mais dos conteúdos.

“Inclusive, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) são os fóruns definidos para discutir as diretrizes que serão levadas ao CNE e ao MEC. Ao lado da Abenge, do CNE e da CNI, o Confea é uma das frentes que definirá como fazer as atribuições, conforme esse contexto de mudança de paradigmas”, destacou Joel, o que levou a representante do Rio Grande do Sul a elogiar a postura “proativa” do Federal em torno da “recuperação do tempo perdido a respeito desse tema” e a ponderar quanto à necessidade de já readequar essa proposta à nova orientação em discussão.

Ao final da reunião, já com a presença do superintendente de Integração do Sistema, eng. eletric. Reynaldo Barros, os participantes foram instados pelo presidente do Confea a promover o encaminhamento paralelo junto à Coordenadoria Nacional e junto à Superintendência, especialmente, à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) e à Gerência de Conhecimentos Institucionais (GCI).
Equipe de Comunicação do Confea