63ª SOEAA lançada em Maceió, no Palácio do Governo

Maceió, 16 de maio de 2006

Sexta-feira,12, no Palácio República dos Palmares, ocorreu o lançamento da 63ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, considerado o maior evento da área tecnológica que, em agosto, poderá levar para Maceió mais de 3 mil profissionais de todo o país vinculados aos sistema Confea/Crea/Mútua.

No lançamento bastante concorrido estavam várias autoridades como o governador de Alagoas, engenheiro civil Luis Abílio de Sousa Neto, o presidente do Conselho Federal (Confea), engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, o engenheiro civil presidente do Crea, Aloísio Ferreira de Souza, o presidente do Sinduscon, engenheiro civil Ronaldo Patriota, a arquiteta Lourdinha Lyra (vice-prefeita), engenheiro mecânico Francisco Machado, coordenador do CDEN, engenheiro civil Paulo Guimarães, diretor da Mútua, dirigentes de entidades profissionais regionais e nacionais, empresários da construção civil, presidentes de Creas de outros estados, conselheiros federais e diversos representantes da sociedade civil.

A programação da 63ª Semana Oficial, aprovada nas reuniões temáticas, foi apresentada em power point para um auditório repleto, pelo coordenador regional da SOEAA, arquiteto e vice-presidente do Crea-AL, Jorge Marcelo. A coordenação também mostrou aos visitantes as belezas naturais do Estado de Alagoas, as obras de urbanização em Maceió e a maquete das diversas salas do Centro de Convenções que está apto para receber eventos de grande porte.

O presidente do Crea Alagoas, disse na solenidade que, a partir do lançamento oficial, Maceió já pode ser considerada a capital brasileira da área tecnológica. “De 20 a 24 de agosto, estaremos recebendo a nata do pensamento tecnológico para organizar o maior fórum de debates, conferências, seminários e palestras que vão influir na montagem do Projeto Brasil”.

O tema do Congresso já está definido: “Pensar o Brasil  construir o futuro”. Segundo Aloísio Ferreira, os congressistas firmarão um compromisso de parceria em torno do Projeto Brasil que reunirão propostas do setor tecnológico na formulação de políticas públicas que serão apresentadas aos candidatos aos cargos majoritários na eleição de outubro.

Parceria do governo -“Este mega evento conta com o apoio do governo do estado e da prefeitura de Maceió. E na programação teremos debates com os presidenciáveis, visitas técnicas e ações práticas de fiscalização preventiva integrada (FPI) em alguns locais de Alagoas. O Sindicato da Indústria da Construção Civil será um parceiro da programação da 63ªSOEAA porque vai também realizar o 4º Congresso Brasileiro de Inovações Tecnológicas para reforçar ainda mais a Semana”, disse no seu pronunciamento.

Marcos Túlio, presidente do Confea, falou para uma platéia atenta, que o Brasil de 1996 a 2005 cresceu 23,4% e a economia mundial, no mesmo período cresceu 45,6%, ou seja, praticamente o dobro. Segundo o presidente, o desafio da 63ª SOEAA, não será somente estabelecer os padrões para um equilíbrio com relação à inflação, mas, também, com relação ao superávit primário para que o país possa pagar as dívidas que tem. As profissões da área tecnológica respondem por 70% do PIB brasileiro. Marcos Túlio afirmou que a Semana Oficial trará especialistas para uma reflexão sobre crescimento e desenvolvimento sustentável que a nação precisa ter.

Eanes Melo  Assessor do Crea-AL