Engenharia abençoada

Brasília, 14 de outubro de 2016.

"Mesa de trabalhos da audiência pública na Câmara Municipal de Guaratinguetá, exigência para a aprovação do projeto de lei que instituiu São Frei Galvão como Patrono da Construção Civil"

A Engenharia brasileira está prestes a conquistar uma nova referência institucional, com o estabelecimento do Dia Nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, em 25 de outubro. É o que prevê a o Projeto de Lei nº 8.196/2014, que aguarda apenas a sanção presidencial. A data remete à beatificação do Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, o São Frei Galvão, pelo Papa João Paulo II, em 1998. Em ação de graças pela proclamação da Lei, uma missa, com a presença do presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, será celebrada pelo arcebispo Dom Raymundo Damasceno Assis, às oito horas da manhã deste domingo (16), na Basílica de Aparecida.

Há um ano, o Sistema Confea/Crea participava de uma audiência pública que marcou mais um importante momento para a consagração do nome de Frei Galvão como o Patrono da Engenharia brasileira. A cerimônia, que atendeu a uma exigência para o reconhecimento por parte do Congresso Nacional, reuniu autoridades representantes de diversos segmentos da sociedade, na Câmara Municipal de Guaratinguetá, cidade natal do primeiro santo brasileiro.

Na ocasião, o presidente José Tadeu da Silva apontava a importância da aprovação do Projeto de Lei 348/2013, do senador José Agripino (DEM/RN). “Pela conduta exemplar e ética, a comunidade tecnológica escolheu Frei Galvão, acertadamente, para nosso patrono, e nosso padroeiro, para os católicos. Ele é o espelho do que deve ser o profissional da Engenharia e da Agronomia”. 

 

Desenvolvimento e sustentabilidade

"Presidente do Confea destacou a figura humana de São Frei Galvão, em defesa de seu nome como Patrono da Engenharia Civil"
José Tadeu comentou ainda que, quando presidia o Crea-SP, o plenário do Regional aprovou, por unanimidade, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão como o patrono “de todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva da Engenharia, do mais simples servente ao mais qualificado engenheiro, executor de obras”. 

Nosso exercício profissional, acrescentou o presidente do Confea, “está relacionado à transformação dos bens naturais, garantindo o desenvolvimento e a sustentabilidade e ainda o bem ao nosso semelhante. Dessa forma, cumprimentamos a Câmara Municipal de Guaratinguetá, terra de Frei Galvão”. 

A audiência pública contou ainda com o depoimento do Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo da Diocese de Aparecida. “Uma vez proclamado santo, Frei Galvão foi inscrito no calendário universal da Igreja. Eu me alegro muito com essa iniciativa, felicito aqueles que a promovem, e que ela chegue a bom termo no Congresso Nacional, pois é uma homenagem justa a Santo Antônio de Sant’Ana Galvão. Certamente, ele intercederá por todos os profissionais da construção civil”, conclamou.

Equipe de Comunicação do Confea