Confea dá as boas-vindas aos novos conselheiros federais

Brasília, 26 de janeiro de 2016.
 

"Presidente José Tadeu recepcionou os novos conselheiros"

Ao abrir o que considerou “uma preparação para as novas funções”, o presidente do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, participou, na manhã da segunda-feira (25), da abertura do treinamento que até esta terça-feira ambientará os sete novos conselheiros federais que, com mandato de 2016 a 2018 - com exceção do conselheiro Osmar Barros Filhos, que tem mandato até 2017 -, completam o plenário do Confea, composto por 18 conselheiros.
 
“Sabemos do conhecimento que vocês trazem dos Creas e que será de grande valia, mas esta preparação visa ambientá-los à Casa, saber onde funcionam os departamentos, as comissões especiais e permanentes que vocês comporão a partir da plenária que começa na quarta-feira”, anunciou José Tadeu para quem “a visão do trâmite de processos é essencial para o bom desempenho das funções”.

José Tadeu que recebeu os novos titulares e seus respectivos suplentes ao lado de Paulo Guimarães, presidente da Mútua; Paulo Laércio Vieira, diretor de Planejamento Estratégico; Célio Moura Ferreira, diretor de Controle; Antonio Carlos Albério, diretor Administrativo; Jorge Spitalnik, presidente da Federação Mundial das Associações de Engenheiros (Fmoi) e Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).
 

"Mesa de abertura do treinamento"

Trabalho e parcerias
Paulo Guimarães, ao falar da Mútua, informou que na quarta-feira, quando da realização da primeira sessão plenária do ano, apresentará os produtos e serviços prestados pelo braço assistencial do Sistema Confea/Crea.

Vieira, por sua vez, disse que “a chegada dos novos é muito boa para os mais antigos porque incentiva a busca de novas experiências e o estímulo para novas ideias”.  Moura, que considera o treinamento “pertinente” porque facilita o entendimento dos trâmites da casa, disse que “os novos se somarão às boas práticas e ajudarão a formar uma equipe coesa”.

"Conselheiros titulares e suplentes se preparam para a primeira sessão plenária do ano, que começa no dia 27 de janeiro"

Albério, mostrando-se satisfeito por ver o plenário completo, acredita na contribuição de todos, principalmente na tomada de decisões que implicam diretamente no exercício das atividades profissionais. Para ele, o ano que começa com o país diante de um horizonte de dificuldades econômicas também traz preocupações para o Sistema Confea/Crea em função dos estudos em andamento no Núcleo de Estudos e Pesquisa da Consultoria Legislativa do Senado, sob o número 171 acerca do papel dos conselhos de regulamentação profissional, notadamente de engenharia.

Spitalnik, depois de desejar sucesso durante o mandato, afirmou que a FMOI considera o Confea “como um dos pilares que colabora com o compromisso de suas estratégias visando ao reconhecimento do profissional do engenheiro no mundo como um dos elementos fundamentais para assegurar à sociedade um importante acesso a melhor qualidade de vida.”

Por último, falou Amorim, que resumiu tudo desejando boas-vindas, bom trabalho e oferecendo-se como parceiro na defesa da valorização do profissional ligado ao Sistema Confea/Crea.

"Conselheiros visitaram as instalações do Confea"

Conteúdo da programação
Gilberto Campos, superintendente de Integração do Sistema, que elaborou o conteúdo da programação, também recepcionou os novatos e após a abertura dos trabalhos comandou a visita aos departamentos do Confea e em seguida os levou à sala do Conselho Diretor para uma reunião com o presidente José Tadeu.

Para o superintendente, receber os novos prestar informações que ajudarão nas atividades “é uma forma de facilitar o entendimento de um universo que envolve as rotinas da Casa, o trâmite processual, as características e funcionamento dos setores do conselho, além das funções das comissões que irão integrar”. Campos destacou, ainda, que o treinamento permite uma visão nacional do que ocorre no dia a dia de milhares de profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, uma vez que em Brasília aportam processos do Brasil inteiro. Uma das novidades deste ano é que o treinamento será dado pelos assistentes das comissões, especialmente preparados para a tarefa.
 
Expectativa e disposição
Na opinião geral dos novatos, “o treinamento facilitará o desenrolar dos trabalhos ao longo do ano, além de ser uma forma de aproximar os novos dos conselheiros mais antigos”. Em entrevista concedida à equipe de Comunicação do Confea, antes do início dos trabalhos, todos se revelaram dispostos a ajudar no que for preciso e confirmaram a expectativa de contribuir para a valorização dos profissionais da área tecnológica nacional.

"Superintendente de Integração do Sistema apresentou a estrutura administrativa do Confea"

Ambientação
À tarde, os novos conselheiros receberam do superintendente de Integração do Sistema, Gilberto Campos, informações sobre a estrutura administrativa do Confea. Gilberto Campos chamou atenção para a missão do Conselho, especialmente para o papel regulatório. Também destacou a missão da autarquia em garantir tanto a uniformização das informações quanto a unidade de ação em todo o Sistema. “Inclusive estamos trabalhando em um projeto para integrar ainda mais todos os Regionais e o Confea em uma rede, facilitando assim a comunicação entre todos”, adiantou o superintendente.

"Segundo dia de treinamento"

Já na manhã de terça-feira (26/1), os novos conselheiros federais assistiram a três palestras. A primeira delas foi ministrada pelo assessor Flávio Bolzan, que abordou a composição, funcionamento e objetivos do Conselho Diretor, do Comitê de Avaliação e Articulação, dos Grupos de Trabalho, e das Comissões Temáticas. Após a apresentação de Flávio, a chefe do Setor de Logística (Selog), Glaice Ferreira, esclareceu sobre os procedimentos de emissão de passagens e diárias para os conselheiros participarem de reuniões plenárias, de comissões, etc. Além disso, o Selog é responsável por organizar o transporte dos conselheiros federais, portanto, Glaice explanou como realizar demanda de transporte. Na ocasião, ela apresentou a funcionária responsável por atender à logística somente dos conselheiros, Eliane Campos, os estagiários do setor, e a equipe da agência de turismo, que emite as passagens.

Ainda pela manhã, o funcionário da Procuradoria Jurídica do Confea João Lima esclareceu as responsabilidades dos agentes públicos. No período da tarde, conduzidos pela secretária da mesa, Clécia Abrantes, os recém-empossados simularam uma plenária, para aprenderem a operar o sistema de eletrônico de voto e acesso aos processos, como forma de se prepararem para a primeira sessão ordinária do ano, que se inicia nesta quarta-feira (27/1). Na ocasião, o presidente do Confea fez alguns esclarecimentos sobre pontos como a votação da presidência da mesa, atuação do vice-presidente no exercício da presidência, pedidos de vista, comentários e discussões sobre as matérias, composição da mesa, uso da palavra e processos de votação. Ao lado dos conselheiros Antônio Carlos Albério, Célio Moura e Paulo Laércio Vieira, José Tadeu da Silva promoveu a entrega dos certificados de participação dos novos conselheiros.
 
 
Leia mais
Renovado, plenário do Confea retoma atividades dia 27
 
 
Maria Helena, Julianna Curado, Beatriz Leal e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea