Waldemar Abreu Filho

Waldemar Abreu

Geólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1970; Mestre em Prospecção Geoquímica pela UFBA, em 1973

Nascimento: Caeté (BA), 21 de agosto de 1947
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT)

Waldemar Abreu Filho é um renomado geólogo brasileiro, reconhecido como um precursor da Geologia no país, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atuante em Mato Grosso. Apesar de sua família ter uma tradição em profissões tradicionais como Medicina e Engenharia, ele decidiu seguir o caminho da Geologia, atraído pela curiosidade de entender a formação e a distribuição das rochas, como as ametistas e os tipos de solos.

Após concluir seus estudos, Waldemar foi contratado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) para trabalhar em Mato Grosso. Desde então, ele dedicou cinco décadas à profissão no estado, participando de diversos projetos de mapeamento geológico. Sua contribuição foi fundamental para o desenvolvimento da região, especialmente no setor agrícola, uma vez que suas descobertas das rochas calcárias permitiram o uso delas como corretivo de solo, impulsionando a produtividade agrícola e contribuindo para que Mato Grosso se tornasse o maior produtor de grãos do país.

Além de seu trabalho como geólogo, Abreu Filho se destacou por sua dedicação em promover o reconhecimento e a valorização da Geologia. Ele foi um dos sócios-fundadores da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), lutando pela representação e fortalecimento da profissão no Sistema Confea/Crea. Sua atuação como conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também foi marcante, tendo ocupado esse cargo por seis mandatos, inclusive tendo sido nomeado interventor pelo Confea, em 1992. Durante esse período, participou de comissões permanentes de Ética, Orçamento e Tomadas de Contas, Renovação do Terço, bem como de comissões especiais de Bens Inservíveis, Meio Ambiente e Eleitoral. Além disso, Waldemar teve um papel fundamental ao estabelecer a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-MT) no estado, promovendo o apoio social dentro do Sistema.

Para o presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Caiubi Emanuel Souza Kuhn, que também é de Mato Grosso, o profissional se destaca como uma das grandes lideranças da Geologia no estado. Segundo Kuhn, a atuação de Waldemar como geólogo foi marcada por importantes trabalhos de pesquisa e mapeamento geológico, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da sociedade.

Colega de CPRM, que se tornou amigo, o geólogo Joffre Lacerda destaca o humor e o companheirismo de Waldemar, além do profissionalismo. Lacerda destacou a importância dele na execução do mapa geológico do Mato Grosso e como isso contribuiu para o entendimento e avanço do conhecimento geológico do estado. Ao longo de sua carreira, Waldemar recebeu homenagens do Serviço Geológico Brasileiro e do 3º Seminário de Mineração do Norte de Mato Grosso, entre outros reconhecimentos.

Waldemar Abreu Filho é um verdadeiro exemplo inspirador de determinação e excelência no campo da Geologia. Sua notável trajetória deixou uma marca indelével na profissão, sendo um testemunho vivo do poder do comprometimento e da coragem para fazer a diferença. Seu legado perdurará como um farol para futuras gerações de geólogos, destacando-se por sua incansável busca pelo reconhecimento e pela valorização da Geologia.  O ano de 2023 certamente será marcante para a biografia desse geólogo, que contará com mais um reconhecimento por meio da Medalha do Mérito, em que o Sistema Confea/Crea e Mútua homenageia os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do país e da profissão.

Trajetória profissional
Professor assistente da Universidade Federal da Bahia – UFBA (1971); Pesquisador em Geociências da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM/DF (1972-2016); Sócio- fundador da Associação de Geólogos de Cuiabá – Geoclube (1974); Sócio- fundador da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso – Agemat (1978); Conselheiro do Crea-MT (1980-1986/1989-1995/2007-2013); Coordenador da Mútua-MT (2000-2006);  Título de Cidadão Cuiabano pela Câmara de Vereadores de Cuiabá (2013); Consultor na área de Cartografia Geológica e Pesquisa Mineral (2016-dias atuais).