Sanidade agropecuária e informes em destaque na plenária

Plenária foi conduzida pelo presidente Vinicius Marchese e pelo vice-presidente do Confea, eng. Evânio Nicoleit
Plenária foi conduzida pelo presidente Vinicius Marchese e pelo vice-presidente do Confea, eng. Evânio Nicoleit

 

Brasília, 20 de março de 2024.

Marcada pela posse do engenheiro Célio de Oliveira, representante da modalidade Elétrica do Estado de Goiás, eleito no final do ano passado, ao lado do conselheiro suplente Flávio de Souza Fernandes, a plenária 1.668 foi realizada nesta quarta-feira (20/3). A visita de fiscais agropecuários do ministério da Agricultura e Pecuária envolvidos com o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e os informes dos conselheiros, das comissões e de representantes de coordenadorias, além da Mútua, também se destacaram entre as atividades.

Conselheiro federal Célio de Oliveira tomou posse na plenária
Conselheiro federal Célio de Oliveira tomou posse na plenária



A participação de representantes do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante a plenária foi registrada pelo chanceler da Comissão do Mérito. Informando que a CME realizará, de 25 a 27 próximos, a sua primeira reunião para a conferência dos documentos enviados pelos regionais para a indicação das candidaturas da Homenagem ao Mérito, cujo prazo foi encerrado no último dia 11 de março, o eng. Luiz Lucchesi destacou as presenças do chefe substituto da Divisão de Governança do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), auditor fiscal agropecuário Alexander Dorneles, e ainda da coordenadora da Inteligência em Defesa Agropecuária, auditora fiscal agropecuária Kátia Marzall, e auditora fiscal agropecuária Juliana Conforti.  Com participação do Sistema Confea/Crea, o Suasa é o órgão responsável pela organização das ações de vigilância e defesa sanitária dos animais e vegetais. 

Conselheiros federais e representantes do Mapa
Conselheiros federais Francisco Lira, Álvaro Bridi e Luiz Lucchesi ao lado de representantes do Mapa, Juliana Conforti, Alexander Dorneles e Kátia Marzall



“Estamos representando o Confea, junto ao Mapa/Suasa na área de defesa agropecuária que inclui a sanidade vegetal e animal, além da qualidade dos produtos. Essa parceria com o ministério da agricultura é um avanço muito grande para o Sistema”, destacou o conselheiro federal eng. Álvaro Bridi. “Nós estamos muito satisfeitos, porque é uma parceria que começou em 2022 entre o Mapa e o Confea, e é muito importante, dada a atuação dos engenheiros agrônomos e de todos os profissionais que atuam no setor agropecuário brasileiro, para que possamos estabelecer e aperfeiçoar todos os mecanismos de aperfeiçoamento da garantia da qualidade dos produtos agropecuários, dos insumos e da sanidade vegetal e animal”, considerou Alexander.

Diretor-presidente da Mútua, eng. Francisco Almeida
Diretor-presidente da Mútua, eng. Francisco Almeida



Mútua e Presidência
A ampliação da participação de mulheres na Caixa de Assistência aos Profissionais dos Creas (68% dos funcionários e 55% dos cargos de chefia) foi apresentada pelo diretor-presidente da Mútua, eng. Francisco Almeida, no relatório mensal da entidade. “A partir deste mês de abril, será implantada uma ferramenta de modernização do setor jurídico por meio de acompanhamento das ações e processos judiciais em inadimplência, hoje cerca de seis mil contratos, com atualizações por robô dos andamentos judiciais e buscas automatizadas os tribunais e gestão dos escritórios contratados. A partir de três meses os escritórios farão cobranças administrativas”, disse, indicando medidas para a sustentabilidade financeira das caixas.

Presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese
Presidente do Confea, eng. Vinicius Marchese



A atuação da comitiva presente a Portugal para a renovação do termo de reciprocidade entre o Confea e Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP foi destacada pelo presidente Vinicius Marchese. “Hoje, há mais de cinco mil brasileiros habilitados a trabalhar em Portugal, também habilitados nos respectivos Creas. É indiscutível o êxito dessa iniciativa, e o objetivo foi propor melhorias nessa parceria que está sendo tratada pelas entidades”. Ao assumir a presidência do Conselho de Entidades de Engenharia de Língua Portuguesa, Vinicius informou que, além da realização do Encontro no Brasil no próximo ano, procurará incentivar a mobilidade entre empresas e profissionais nos países-partes.

Conselho Diretor, Ética e Comissão Eleitoral
A política de gestão de riscos do Confea; o calendário de reuniões da Comissão Eleitoral Federal (CEF), da Comissão Organizadora Nacional da Soea (ConSoea) para 2024; a proposta de reformulação orçamentária para o exercício de 2024; requerimento de auxílio a bolsa e ainda o edital de Patrocínios foram temas tratados pela reunião do Conselho Diretor, realizada na véspera. O relato foi do conselheiro-diretor eng. Marcos Drago. 

A realização do II Encontro Nacional dos Coordenadores e Assessores das Comissões de Ética, durante dois dias, a partir da próxima segunda-feira (25/3), foi destacada pelo coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), eng. Sérgio Maurício. “Vamos trabalhar algumas diretrizes para as comissões de ética este ano e contará também com uma palestra de um membro do Tribunal de Contas da União que abordará esse tema que tem sido objeto de uma cobrança muito grande do TCU quanto à condução dos processos de ética no país”.

Coordenador da CEF, eng. Neemias Barbosa
Coordenador da CEF, eng. Neemias Barbosa



A CEF reforçou que a data de 28 de março é data-limite para a desincompatibilização dos candidatos à diretoria executiva da Mútua em exercício de mandato eletivo ou que exerçam função, cargo, emprego ou atividade remunerada no Sistema Confea/Crea e Mútua. A eleição de dois diretores pelo voto direto dos membros do Colégio de Presidentes será realizada em 28 de maio. No dia seguinte, três diretores e o diretor-presidente da entidade serão eleitos pelos conselheiros federais. “Os registros de candidatura para a eleição da Direx deverão ser apresentados até 5 de abril, diretamente no protocolo do Confea ou pelo e-mail cef@confea.org.br”, disse o coordenador eng. Neemias Barbosa.  Confira as atividades da CEF.

Já os registros de candidaturas para conselheiros federais representantes dos estados do Amazonas (Elétrica); Distrito Federal (Industrial); Minas Gerais (Industrial); Pará (Civil); Paraíba (Agronomia) e para o cargo de conselheiro federal representante de Instituições de Ensino Superior (Agronomia) poderão ser feitos até 19 de abril. Detentores de cargo, emprego ou função, no Confea, Crea ou na Mútua, têm até 18 de abril para desincompatibilizar-se, além de dirigentes, administradores, superintendentes, presidentes ou membros de diretoria de entidades de classe registradas e homologadas no Sistema. As eleições serão feitas pelos profissionais pela internet em 19 de julho deste ano. Até 19 de junho, os profissionais deverão ter sido registrados e, no caso das IES, os representantes das IES deverão ser indicados como delegados eleitores profissionais.
 

Coordenadores nacionais das câmaras especializadas de engenharias Civil, eng. Stenio Cuentro, e Química, Rodrigo Moure
Coordenadores nacionais das câmaras especializadas de engenharias Civil, eng. Stenio Cuentro, e Química, Rodrigo Moure

Representações
O conselheiro federal eng. Luiz Lucchesi retomou a palavra em seguida para relatar a representação junto ao Senado Federal, no último dia 15 de março, em homenagem aos 50 anos da nomeação do engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli como ministro da Agricultura. “Pudemos interagir com várias lideranças com mandato e sem mandato, apresentando nossas demandas. Também participamos de um podcast nas dependências do Senar, na Granja do Torto, onde também pudemos falar sobre as nossas reivindicações”, disse, informando ainda que a Comissão Temática de Meio Ambiente será instalada nos próximos dias 3 e 4 de abril. A participação do Confea na COP 30 estará em destaque. 

Profissionais de Engenharia Civil e de Engenharia Química, representados pelos coordenadores nacionais das respectivas câmaras especializadas, Stenio Cuentro (Crea-PE) e Rodrigo Menezes Moure (Crea-SC), trouxeram temas como o Ensino a Distância e a representação da área. “Hoje, segundo o E-mec, no Brasil, temos 9.488 cursos de engenharia civil, dos quais 8.449 são de Ead. Há um descompasso grande. Temos pouca participação nesse jogo”, disse Stenio, clamando respaldo para a discussão do tema, no que foi prontamente apoiado pelo vice-presidente do Confea, eng. Evânio Nicoleit. “Dos 26 estados, temos apenas seis câmaras puras da modalidade de engenharia química e suas 32 especialidades. Há ainda sete câmaras mistas. Considerando que a Engenharia Química é um grande pilar da economia, solicito o apoio do plenário para fortalecer a fiscalização das nossas atividades profissionais”, considerou Rodrigo Moure.

Conselheira federal eng. Carmem Petraglia
Conselheira federal eng. Carmen Petraglia



A conselheira federal eng. Carmen Petraglia destacou a participação como representante junto à Comissão de Obras Industriais e Corporativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em reunião mantida no último dia 6 de março sobre a sustentabilidade do setor. “A pesquisa Avaliação de Percepção da Valorização da Engenharia visou apreender seu impacto na sociedade. Foi apresentado também o relato da pesquisa de mercado, executada em 2023, para esclarecer a maturidade gerencial e técnica das empresas de obras industriais e corporativas. O estudo aponta para a necessidade de melhoria na produtividade e eficiência das empresas”, descreveu, recomendando a continuidade do acompanhamento das discussões por parte do Sistema e sua participação durante o 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção - Enic, a ser realizado de 2 a 5 de abril, em São Paulo.

Ensino de qualidade 
À tarde, a qualidade do ensino foi tema de diálogo com o reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), professor Claudio Jacoski. “Temos visto um crescimento de um modelo de formação que não é interessante para o país. No geral, dos 4,7 milhões de estudantes que ingressaram em curso superior em 2022, 3,6 milhões estão em EAD. Isso é preocupante para quem está na área da educação”, alertou o eng. Jacoski que é presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) e conselheiro do Crea-SC.

 Reitor e conselheiro do Crea-SC Claudio Jacoski


Na oportunidade, o reitor solicitou apoio nas tratativas sobre o assunto. “Hoje estivemos no Ministério da Educação para questionar e apontar nossa preocupação. Sabemos da força que os Creas e o Confea têm, por isso pedimos que todos tenham um olhar para este tema, que é para o bem do nosso país”, acrescentou. 

Lideranças do Sistema Confea/Crea unidas em prol da melhoria da formação de profissionais


Os conselheiros federais Luchesi, Krüger, Nielsen, Bridi, Sérgio e o coordenador nacional de câmara Cuentro se colocaram à disposição do reitor para fortalecer o diálogo com o Ministério da Educação, Congresso Nacional e com o setor industrial. O objetivo principal, apontado pelas lideranças, é melhorar a qualidade do ensino em benefício da segurança, soberania e do desenvolvimento nacional. “Conte com este plenário, pois nosso compromisso é com a educação de qualidade e com o bem-estar da sociedade”, afirmou o vice-presidente Nicoleit.
 

Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

Com a colaboração de Wesley Ricardo, estagiário de Jornalismo do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea