Reinvenção social

Reinvenção social: o protagonismo das profissões do Sistema Confea/Crea em tempos de pandemia

É indiscutível o papel das profissões ligadas às engenharias, agronomia, geologia, geografia, meteorologia e afins, para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável em domínio brasileiro, a partir da segunda metade do século passado. Ainda que timidamente posto, há uma gama de estudos e publicações, de diversos tipos, reconhecendo a presença e a contribuição dessas profissões, valorizando seu protagonismo ao intervir nas comunidades, nos territórios, nos recursos naturais, na produção e transformação de bens e serviços.

Parte fundamental desses processos de desenvolvimento está intimamente atrelada a projetos, públicos ou privados, que têm sua origem em escritórios e empresas lideradas por profissionais do Sistema Confea/Crea, ainda que, muitas vezes, seus esforços sejam anônimos frente aos efeitos positivos na sociedade. Também é marcante a presença desses profissionais coordenando ou impulsionando significativas ações no âmbito do serviço público e nas instituições de pesquisa e ensino. Destaca-se, como exemplo, a representatividade do agronegócio para o PIB brasileiro e a reconhecida atuação dos profissionais nesta atividade. É inquestionável a importância dos geólogos e engenheiros de minas, garantido a exploração de petróleo e inúmeras commodities minerais. Outro aspecto relevante diz respeito ao próprio desenvolvimento das cidades, onde a construção civil deve respeitar áreas verdes e zonas de risco, demandando soluções inteligentes e sustentáveis de infraestrutura e saneamento básico.

O cenário pandêmico, desde 2020, provocou revoluções no modo de viver das pessoas, com atuação determinante e exaustiva dos profissionais de saúde, colocando em risco suas próprias vidas. Face a este indiscutível gesto humanitário que vivenciamos, pouco se destacou sobre o conjunto de ações das áreas tecnológicas nesse mesmo propósito. A pandemia de Covid-19 instigou o desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas de comunicação à distância, equipamentos médico-hospitalares, transformações na área de biossegurança, ensino, mobilidade urbana, entre outros. A repentina mudança de cenário exigiu respostas rápidas no campo das tecnologias amparando as ações de saúde, a partir da construção ou ampliação de estruturas hospitalares, no mapeamento de informações geográficas, em processos de engenharia química, para citar algumas. Ressaltamos também a continuidade das atividades essenciais, tais como as produções de alimentos e matérias-primas essenciais.

Por certo que essas transformações positivas e a magnitude da contribuição dos profissionais do Sistema Confea/Crea, em tempos de crise, convertem-se em legado para toda a sociedade e merecem ser registradas. Por meio desta obra, composta por 23 capítulos, distribuídos nas mais diversas áreas de atuação, coletados a partir de chamada aberta, apresentamos nossa singela contribuição.

Acesse a publicação