Inauguração de memorial e lançamento de selo marcam início das comemorações dos 50 Anos do Crea-ES

Vitória, 11 de maio de 2010.

A agenda definida para comemorar os 50 anos do Crea-ES contou com mais dois eventos na manhã desta terça-feira, dia 11 de maio, na sede da instituição, quando foi lançado o Selo e inaugurado o Memorial em Comemoração ao Jubileu de Ouro do Crea-ES.

O Presidente do Crea-ES, Luis Fiorotti convidou à mesa solene o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, vereador e eng. Sérgio Magalhães; o deputado estadual Givaldo Vieira; o diretor regional adjunto dos Correios, eng. Robson Passos do Amaral Pereira; a presidente do Sindicoes, Ivana Loser Machado; o representante do presidente do Confea e conselheiro federal, Arquiteto e Urbanista Anderson Fioreti; o representante do prefeito de Vitória e secretário de coordenação política da PMV, Joubert Jantorno; o representante das entidades de classe e presidente da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), eng. civil José Maria Cola dos Santos; e o ex- secretário de coordenação política da PMV, José Roberto do Nascimento (Dudê).

Durante o lançamento do selo, a palavra foi aberta a todos que compuseram a mesa. Em sua fala de abertura, o presidente Fiorotti agradeceu a todos os presentes. “É uma grande satisfação comemorar estes 50 Anos do Crea-ES e contar com a presença de profissionais e autoridades tão importantes nesta solenidade. O Crea-ES foi criado em 1º de julho de 1960. Alguns dos desafios que foram colocados para a instituição àquela época também perduram até hoje. Só que de lá pra cá, os métodos construtivos, as relações interpessoais, os modelos de gestão e sobretudo os avanços tecnológicos mudaram muito. Grande parte deste cenário atual é de responsabilidade dos profissionais da área tecnológica. Só no Espírito Santo somos 23 mil profissionais e cinco mil empresas. Somos referência para os demais Creas do País quando se fala em organização e planejamento e temos muito a celebrar. O lançamento do selo e a inauguração do memorial integram uma ampla programação e todos estão convidados a participar”, disse o presidente Fiorotti.

Lançamento do Selo e Inauguração do Memorial
Representando o Ministério das Comunicações, o Diretor Regional dos Correios no Espírito Santo, eng. Robson Passos do Amaral Pereira, conduziu o ato de lançamento do selo alusivo aos 50 Anos do Crea-ES e convidou o presidente Fiorotti para a primeira obliteração. O lançamento do selo tem por objetivo marcar o cinqüentenário do Crea-ES e fazer com que a data seja eternizada por meio da filatelia.

O selo é composto por duas peças distintas e separadas por uma serrilha. Na primeira vê-se a Bandeira Nacional e a copa de uma árvore conhecida popularmente como ipê amarelo - cuja flor é considerada símbolo nacional - inserida no contorno do mapa brasileiro. Na segunda peça está a logomarca elaborada para simbolizar os 50 anos do Crea-ES, de autoria do artista gráfico Ivan Alves.

As peças filatélicas foram obliteradas pelas autoridades presentes e vão compor o acervo do Museu Nacional dos Correios em Brasília, onde servirá como fonte de pesquisa e registro de tão importante acontecimento para os contextos histórico e sócio-econômico do Espírito Santo e do Brasil.

Em seguida, os presentes se dirigiram até a rotatória que fica entre as avenidas Cezar Hilal e Carlos Moreira Lima para acompanharem a inuguração do memorial dos 50 Anos do Crea-ES. De autoria do consultor técnico do Crea-ES, Arquiteto Kleber Brandão de Brandão, o memorial é composto por uma placa em aço com a logomarca dos 50 Anos do Crea-ES e a frase "Respeito, Trabalho, Confiança e Desenvolvimento", além da relação de nomes dos profissionais que compõem a Diretoria 2010 do Crea-ES.

Camila Soares e Marcio Scheppa
Equipe de Comunicação do Crea-ES