Fiema Brasil coloca o RS no mapa das questões ambientais

Porto Alegre, 5 de maio de 2010.

A Fiema Brasil 2010 colocou o Rio Grande do Sul, mais especificamente Bento Gonçalves, no mapa das questões ambientais. Aberta pela governadora do RS, Yeda Crusius, junto com o presidente da Fiema, Marcio Chiaramonte, a presidente da Fundação Proamb (organizadora da feira), Juliana Dal Piaz, o prefeito de Bento, Roberto Lunelli, e o diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Bandini, a quarta edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente – Fiema Brasil 2010 focou no econegócio, com o pilar social.

De acordo com Chiaramonte, meio ambiente é negócio, sim. “Não pode mais ser considerado uma despesa para as empresas, mas um investimento. Hoje, é preciso se preocupar com o saber e o fazer, para não ficar somente no discurso”, ressaltou. Em seu pronunciamento, a governadora afirmou que, na década de 1970, a crise do petróleo fez com que pensássemos em sustentabilidade como crescimento econômico desenfreado. “Hoje em dia, quem não pensar em meio ambiente, não pensa em futuro”, destacou.

O diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Bandini, elogiou a iniciativa e pediu apoio para a política dos resíduos sólidos. “Depois de 19 anos, surge um projeto nesse sentido.” Casa sustentável, tijolo ecológico, dirigível cargueiro para longas distâncias, movido a energia solar, piso de borracha, telha inteligente são tecnologias apresentadas nesta que é considerada a maior feira da América do Sul do gênero. O Crea-RS, inserido nas questões de sustentabilidade com o viés de responsabilidade social, participou com estande, junto com a Aeav e a Mútua. Também pelo trabalho da Conselho em Revista, a jornalista Jô Santucci entregou ontem o prêmio para a categoria revista à publicação Observatório Nacional, com a matéria “Quem se beneficia com a devastação da Amazônia”.

Além do presidente da Aearv, o Eng. Civil Samuel Pizzetti, também estava presente o Eng. Florestal Luiz Alberto Carvalho, conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Florestal e secretário do Meio Ambiente de Santa Maria. Não só expositores de tecnologia fizeram parte da Fiema, vários eventos simultâneos foram realizados com o objetivo de discutir o meio ambiente, como o debate sobre a Política Pública de Saneamento Básico (Lei 11.445/07) e diagnóstico, esclarecimentos e dinâmica envolvendo o Plano Municipal de Saneamento Básico, realizado pelos assessores técnicos do Ministério das Cidades. A Fiema 2010 terminou nesta sexta, dia 30/04. O site do evento é www.fiema.com.br.

Comunicação e marketing do Crea-RS