Engenharia Social é debatida em Encontro Microrregional em Niterói

Rio de Janeiro, 10 de maio de 2010.

A atuação do Crea-RJ junto às prefeituras na emissão de laudos técnicos e a campanha de mobilização voluntária do Conselho para engenheiros e arquitetos foram os assuntos mais debatidos na reunião microrregional realizada na inspetoria  do Regional em Niterói. O presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, ressaltou a importância do trabalho do Conselho de serviço e apoio à sociedade e também das parcerias com as prefeituras e outros órgãos públicos e privados. “A campanha iniciada na Prefeitura de São Gonçalo já teve a adesão de vários engenheiros e arquitetos que se dispuseram a ajudar nas emissão dos laudos. Estamos colocando em prática a Engenharia Social e motivando os profissionais a doarem seu conhecimento na defesa da sociedade”, disse Guerreiro.

A arquiteta Elza Marisa de Almeida disse que são necessárias mais iniciativas como essas para que a engenharia social seja uma realidade na vida das pessoas que vivem nestas comunidades. “Por que não oferecer meu trabalho a estas pessoas que precisam e não têm culpa de morar em locais de risco? Nós, como arquitetos e engenheiros, temos esse papel de fazer do nosso trabalho uma ajuda para a sociedade”, afirmou Elza.

Entre as propostas aprovadas estão: eleição direta para presidentes com chapa fechada, diretores e aumento do número de inspetorias, além de ter uma inspetoria em cada município e promover o salário mínimo profissional.

A mesa foi composta pelo presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, pelo vice-presidente do Regional  e coordenador estadual do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), Luiz Antônio Cosenza; pelo coordenador da Regional Leste Metropolitana, Luis Carlos Jordão, e pelo inspetor de Crea em Niterói, Lincoln Thomaz, que secretariou.

Entre os presentes, esteve o presidente da AFEA e ex-presidente do Crea-RJ, José Chacon de Assis, que recebeu das mãos do presidente Agostinho o livro Crea 75 anos; o vice-presidente do IAB, jurisdição de Niterói, Ronaldo  José  da Costa; o diretor do Crea, Eliezer Alves dos Reis; o conselheiro Sérgio Velho; o ex-conselheiro Mariano de Oliveira, além de profissionais da engenharia, da arquitetura e da geografia, da Região Metropolitana.

Assessoria de Comunicação do Crea-RJ