Crea-rs e Bombeiros gaúchos discutem ações conjuntas

Porto Alegre, 28 de abril de 2010.

Buscando sinergia nos trabalhos de inspeção de itens de segurança contra incêndios nas edificações do Estado, estiveram reunidos na manhã do último dia 28 representantes do Grupo de Trabalho de Prevenção e Proteção Contra Incêndios do Crea-RS (GT PPCI) juntamente a profissionais das Câmaras Especializadas de Arquitetura e Engenharia Civil, com oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

O encontro serviu para aprimorar a proposição das duas instituições em firmarem um convênio de mútua cooperação. Realizou a abertura da reunião, o presidente do Conselho, Eng. Luiz Alcides Capoani, que destacou o início de uma "nova fase", dizendo "que não há outro caminho a não ser o do trabalho integrado". Capoani citou, ainda, o exemplo que conheceu no Espírito Santo, durante o Colégio de Presidentes, ocorrido na última semana, onde o CREA e a corporação de Bombeiros do estado capixaba já têm instituída a cooperação nas fiscalizações de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). "Tivemos também uma experiência bem sucedida no RS durante o PIF do Litoral, em janeiro deste ano. Se cada lado ceder e trabalharmos integrados quem vai ganhar é a sociedade", frisou o presidente. Após, a reunião foi conduzida pelo Eng. Seg. Carlos Wengrover Rosa, coordenador do GT.

Além do convênio, fizeram parte da pauta o 1° Segap, marcado para 24 de junho; a questão da cobrança de ART dos PPCI, que, relatou o presidente do CREA-RS, é a segurança de que há um profissional responsável pelo Plano; e a criação de uma comissão conjunta para elaboração de proposta de um Código Estadual de Segurança Contra Incêndio do RS, onde foi agendada outra reunião dia 11 de maio. Do Corpo de Bombeiros participou o Comandante Cel Altair Cunha, que disse ser cada vez maior a tendência de ocorrem acidentes e que não existem estruturas fiscalizatórias para a demanda. “Não ocorrem grande sinistros, porque o trabalho de prevenção é muito grande e eficaz”, declarou.

O presidente do CREA-SP, Eng. José Tadeu da Silva, em visita ao Estado, também participou relatando como está a situação entre bombeiros e engenheiros em São Paulo, além dos majores Adriano Krukoski, chefe da seção técnica do 1º CRB, e Daniel Minuzzi. 

Luciana Patella
Comunicação e Marketing Crea-RS