Confea fortalece parceria com países de língua portuguesa e castelhana

Brasília, 26 de janeiro de 2024

Em março, lideranças do Confea irão marcar presença em agendas na Europa com foco nos interesses dos profissionais da engenharia. Entre os dias 1º e 4, uma missão representativa irá participar da 1ª Cimeira Bilateral Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) e Confea. O encontro irá discutir “O termo de reciprocidade e o exercício da profissão de engenheiro em Portugal” e também irá celebrar o Dia Mundial da Engenharia (4/3). 

Realizados pela OEP, os eventos irão fortalecer o relacionamento institucional entre as organizações, a partir de debates sobre tecnologias, políticas de cooperação multilateral, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Espera-se, portanto, fomentar o desenvolvimento dos países de língua portuguesa. Além disso, a agenda cumpre o combinado na Cimeira Bilateral de novembro passado: que a retomada das discussões sobre a consolidação, em um único documento, do termo de reciprocidade e seus aditivos, seria na primeira reunião de 2024. Saiba mais sobre a cooperação entre Confea e OEP que permite a profissionais de engenharia brasileiros e portugueses requererem o registro recíproco.

Para esse compromisso que será nas cidades de Fátima e Lisboa, irão o presidente do Confea, um representante do Colégio de Presidentes a ser indicado, os conselheiros federais eng. civ. Joel Krüger e eng. eletric. Marcos Drago, além de um empregado do Conselho, conforme aprovado durante a Sessão Plenária nº 1664, nesta sexta-feira (26/1).

Sessão Plenária nº 1664, nesta sexta-feira (26/1)

 

Já no período de 6 a 8 do mesmo mês, os representantes do Sistema irão participar do 15º Encontro do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana (CECPC-CICPC), em Valência, na Espanha. 

De acordo com a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), a participação no evento será uma oportunidade para aproximar o Confea de entidades de diversos países. Isso porque o CECPC-CICPC congrega conselhos e ordens profissionais de engenheiros civis de 26 nações e tem como principais compromissos: a satisfação das necessidades básicas e melhoria das condições de vida das populações; a globalização e o reconhecimento das competências dos engenheiros civis; e a formação contínua para manutenção de competências desses profissionais. Os conselheiros eng. civ. Joel Krüger e Neemias Barbosa e um empregado do Conselho irão acompanhar o presidente do Confea e um representante do fórum de Presidentes de Creas nesta agenda.

Integração 
Na parte da manhã, o plenário aprovou os convites para que representantes das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas e da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética dos Crea participem de sessões plenárias, de abril a julho deste ano, conforme o seguinte calendário: Engenharia Química e Engenharia Civil, sessões plenárias de março; Engenharia de Segurança do Trabalho e Comissões de Ética, abril; Engenharia Florestal e Engenharia de Agrimensura, maio; Engenharia Industrial e Geologia e Engenharia de Minas, junho; e Engenharia Elétrica e Agronomia, julho.

Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Yago Brito/Confea