Unicidade de ação pauta 3º Encontro Nacional de Comunicação do Sistema

Brasília, 7 de julho de 2021.

3º Encom foi realizado de maneira híbrida

 

“A unicidade de ação é um caminho de mão dupla”, afirmou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, na manhã do primeiro dia do 3º Encontro Nacional de Comunicação (Encom) do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Precisamos articular e conhecer a realidade dos 27 Creas para que as ações sejam efetivas”, comentou, ao explicar o investimento do Confea em promover encontros que reúnam as equipes técnicas dos conselhos federal e regionais nas diversas áreas: atendimento, jurídico, auditoria, tecnologia da informação, ouvidoria, e, nesta semana, comunicação. “Ao todo, são 15 encontros técnicos no ano”, observou Krüger.

Para ilustrar a importância da unicidade na área de comunicação, Krüger se valeu do exemplo da luta do Sistema na articulação junto ao Congresso Nacional em relação às emendas à Medida Provisória 1.040/2021 que vão de encontro aos interesses da engenharia nacional. Ele mencionou também as ações nas redes sociais das datas comemorativas do Sistema. “Além de os conteúdos serem alinhados, temos de manter a mesma identidade visual para que potencializemos a marca”, ponderou.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Krüger fez sua fala após apresentação do gerente de Comunicação do Confea, Felipe Augusto Pasqualini, que apresentou a composição e as competências do Conselho de Comunicação e Marketing – CCM, ao que Krüger complementou: “o material das datas comemorativas, por exemplo, passa sempre pelo crivo criterioso do CCM, que é composto por representantes dos presidentes de Creas, dos conselheiros federais, dos coordenadores de câmaras, das entidades, da Mútua e da área técnica. É, portanto, um material muito bem pensado, muito bem trabalhado”, pontuou o presidente.

Conselheiro federal, eng. eletric. José Miguel de Melo Lima

 

Representante da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) no CCM, o conselheiro federal eng. eletric. Daniel Sobrinho ressaltou a rotina de trabalho do CCM nas aprovações de peças por meio do WhatsApp. “O Confea tem investido bastante em comunicação”, registrou. Representando o plenário do Confea, o conselheiro federal eng. eletric. José Miguel de Melo Lima classificou o Encom como enriquecedor. “É uma verdadeira troca de experiências vivenciadas por cada Crea, com a tipicidade de cada estado. São muito deferentes as formas de se comunicar e de se chegar ao profissional”, disse.

Presidente do Crea-RN, eng. civ. Ana Adalgisa

Na visão da representante do Colégio de Presidentes no CCM, eng. civ. Ana Adalgisa, que preside o Crea-RN, o Encom visa a desenvolver uma linguagem de sistema. “É importante que nossa linguagem tenha as características locais, mas com um pensamento global de sistema. Não sou só Crea-RN. Sou Confea, sou Crea-RN e sou Mútua. Temos que buscar essa uniformidade de linguagem. Aí sim teremos uma real significância para os profissionais e para a sociedade em geral”, disse. Segundo Adalgisa, a resposta dos profissionais às peças veiculadas em outdoors é muito positiva. “Eles se veem representados nas nossas comunicações”.

Coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, eng. civ. João Luís Collares


O representante das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas no CCM, eng. civ. João Luís Collares defendeu a importância da eficácia na comunicação sobre os posicionamentos do Sistema Confea/Crea e Mútua e o que os órgãos fazem, “para que sejamos reconhecidos dentro do valor que certamente temos”. Diretor-presidente da Mútua, o eng. civ. Fernando Dacal Reis afirmou que houve um avanço na comunicação do Sistema nos últimos três anos. “Chegamos mais próximos da sociedade”, celebrou.

No fim da manhã, os participantes – cerca de 70 – fizeram uma rodada de exposições. Cada Crea teve sua equipe e suas ações de comunicação brevemente apresentadas. Amanhã, segundo dia do evento, haverá uma nova rodada. Presentes em Brasília por conta de ação parlamentar no Congresso Nacional, alguns presidentes de Creas também prestigiaram o Encom. Foram eles os presidentes do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha; do Crea-AM, eng. civ. Afonso Lins (coordenador do Colégio de Presidentes); do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter; e do Crea-GO, eng. civ. Lamartine Moreira.  


Campanhas do segundo semestre

Agronomia sustentável, ética profissional, a importância da agronomia e contrate um engenheiro serão alguns dos temas a serem trabalhados em campanhas publicitárias do Confea no segundo semestre de 2021. As ações foram apresentadas pelo gerente de Comunicação do Conselho Federal, Felipe Augusto Pasqualini, que também comunicou quanto à contratação de uma pesquisa qualitativa. “Desde que estou no Confea (2018) não fizemos nenhuma pesquisa e agora vamos poder verificar a efetividade das nossas ações de comunicação e ter uma melhor percepção dos públicos”.

Gerente de Comunicação, Felipe Augusto Pasqualini

 

Pasqualini apresentou ainda os produtos de comunicação disponíveis e quais ações são coordenadas pela Gerência. O Encom só acontece pela manhã. Na parte da tarde, o CCM realiza sua terceira reunião ordinária do ano. As equipes de comunicação do Confea, dos Creas e da Mútua voltam a se reunir nesta quinta-feira (8/7).

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea