Planejamento

Sobre as informações disponibilizadas nesta seção

Informação disponibilizada

Formatos disponíveis

Periodicidade de geração da informação

Data da última atualização

Unidade responsável

Plano Estratégico do Sistema Confea/Crea pdf No mínimo a cada 3 anos (sem periodicidade definida) 21/12/2020 Gerência de Planejamento e Gestão (gpg@confea.org.br)
Plano Estratégico do Confea pdf No mínimo a cada 3 anos (sem periodicidade definida) 21/12/2020 Gerência de Planejamento e Gestão (gpg@confea.org.br)
Plano Tático do Confea pdf Anual 21/12/2020 Gerência de Planejamento e Gestão (gpg@confea.org.br)
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação - PETI e/ou Plano de Diretor de Tecnologia de Informação – PDTI  pdf Sem periodicidade definida 21/12/2020 Gerência de Tecnologia da Informação (gti@confea.org.br)

Desde 2019, as diretrizes estratégicas para a atuação do Confea advêm de dois instrumentos: a Agenda Estratégica 2011-2022 e o Programa de Trabalho da Gestão 2018/2020. 

A Agenda Estratégica do Sistema Confea/Crea 2011-2022 objetiva orientar o planejamento das organizações que compõem o Sistema Confea/Crea, uma vez que contém diretrizes amplas para a consecução de suas missões em longo prazo, de forma a materializar a visão de futuro de ser reconhecido em 2022 como um Sistema eficaz e comprometido com a excelência do exercício e das atividades profissionais, em prol da sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Não utilizamos, porém, as metas e indicadores contidos na Agenda, nem quaisquer outros vinculados a objetivos estratégicos.

Alinhado à Agenda Estratégica 2011-2022 e com o tema “Ética, Modernidade e Mudança”, o Programa de Trabalho do Confea 2018-2020, apresentado durante a eleição ocorrida em 2017, sintetiza as principais intenções do presidente Joel Krüger para o período de 2018 a 2020. Embora não constitua um instrumento formal de planejamento e não tenha sido incorporado adequadamente à gestão estratégica da organização, pode-se considerar o Programa de Trabalho 2018-2020 um direcionador estratégico na medida em que várias das ações ali listadas estão de fato em execução. 

Até 2018 havia também o Plano Anual de Trabalho – PAT, instrumento de curto prazo com os principais projetos estratégicos que orientam as ações da organização pelo período de um ano. Atualmente, contudo, o Confea não dispõe de programas, projetos, ações, obras e atividades definidos formalmente em plano único. Para tratar essa lacuna, está sendo elaborado e deverá ser aprovado no início de 2021 um Plano Institucional do Confea para o período de 2021 a 2023.

Apesar de não termos ainda indicadores ligados a objetivos estratégicos ou projetos, foi aprovado pela Decisão Plenária nº 2246/2020 um conjunto mínimo de indicadores dos principais processos finalísticos do Sistema Confea/Crea, cujo resultado será apresentado anualmente nos Relatórios de Gestão dos Creas e do Confea.

Ademais, há outros instrumentos de planejamento que se inter-relacionam para o alcance dos objetivos do Confea:

  • Plano de Diretor de Tecnologia de Informação – PDTI: identifica, entre outros aspectos, as necessidades de serviços e de informações de TI e seu relacionamento com os projetos aprovados no PAT;
  • Peça Orçamentária: discrimina a receita e a despesa para o exercício com a finalidade de servir de elo entre o planejado e o executado pelo Confea; e
  • Plano de Comunicação: estabelece diretrizes e objetivos para a comunicação institucional (externa e interna) do Confea, identificando e aperfeiçoando os canais, definindo os públicos, a periodicidade da informação e a qualificação dos conteúdos.

Exercício 2020
Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação

Exercício 2018
Plano Anual de Trabalho

Exercício 2017
Plano Anual de Trabalho
Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Exercício 2016
Plano Anual de Trabalho
Plano Diretor de Tecnologia da Informação