Renovação de um terço dos plenários do Sistema domina pauta de plenária

Brasília, 27 de outubro de 2021.


Os processos para a renovação de um terço dos plenários do Confea (*) e dos Creas para o exercício 2022 tomaram a maior parte dos trabalhos da plenária 1.581, do Confea, que sob coordenação do vice-presidente da Casa, eng. civ. João Carlos Pimenta, auxiliado pelo conselheiro federal eng. agr. Annibal Margon, foi realizada na manhã da quarta-feira (27/10). 

(da esq. p/ dir.) Henrique Nepomuceno, assistente, Pimenta, no exercício da presidência e Margon

Ricardo Lüdke, engenheiro florestal que coordena a Comissão Eleitoral Federal (CEF), apresentou dois recursos que foram encaminhados por candidatos à cadeira de conselheiro federal, representante das Instituições de Ensino Superior ((IES), modalidade Agronomia, e que precisavam de relator. Um sorteio eletrônico indicou os conselheiros federais, eng. eletric. Jorge Bitencourt da Rocha, para tratar do registro dos nomes de Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, que tem como suplente José Barbosa Duarte Júnior, e o também eng. eletric. Modesto Santos Filho para o registro dos nomes de Erwin Hugo Ressel Filho, Edison Bisognin Cantarelli, titular e suplente, respectivamente. Bitencourt e Santos devem apresentar seus relatos ainda esta semana. 

Lüdke

Lüdke informou que dez chapas diferenciadas concorrem para preencher as vagas, que Santa Catarina apresenta o maior numero delas, quatro, e ainda que cerca de 60 mil profissionais aptos a votar devem participar das eleições que pela primeira vez serão feitas pela internet.

(*) Os conselheiros federais titulares e suplentes a serem eleitos no dia 11 de novembro representarão as seguintes modalidades e grupos/categorias: Mato Grosso do Sul (Engenharia Civil); Mato Grosso (Industrial); Piauí (Agronomia); Roraima (Industrial) e Santa Catarina (Elétrica). Na mesma data, serão eleitos ainda o conselheiro federal e suplente representantes de instituições de ensino superior representantes do grupo Agronomia. Neste caso, participarão apenas os delegados eleitores credenciados pela Comissão Eleitoral Federal (CEF). Os mandatos para todos os cargos serão de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024. Informações adicionais sobre o processo eleitoral podem ser obtidas em https://www.confea.org.br/funcionamento/eleicoes/2021.

Plenários Regionais
A votação das deliberações da Comissão de Normas e Procedimentos (Conp), também coordenada por Lüdke, e dos processos que estavam sob Pedido de Vista, e que tratam da renovação dos plenários regionais, foram votados pelo plenário. 

Entre os Pedidos de Vista, o do conselheiro Daltro de Deus Pereira concordou com a decisão da Conp que aprovou um total de 45 representantes de entidades de classe e IES para a composição do Crea-RN, mas o processo recebeu novo Pedido de Vista.  

O conselheiro Renan Azevedo também apresentou seu Pedido de Vista sobre a composição do Plenário do Crea-SC, com um total de 96 representantes das entidades de classe de profissionais de nível superior e instituições de ensino superior, concordando com a decisão anteriormente tomada pela comissão.

Entre as deliberações da CONP sobre a composição dos plenários regionais exercício 2022 com a participação de diversas modalidades, representadas por entidades de classe e IES, confira a quantidade de conselheiros por regional:

Crea-AC – 21, aprovado; Crea-AL - 30 – Pedido de Vista; Crea-AM - 31 – Pedido de Vista; Crea-AP – 26, aprovado; Crea-BA – 69, aprovado; Crea-CE, 54, aprovado; Crea-DF - 47, aprovado; Crea-ES - 40 – Pedido de Vista; Crea-GO -  44, aprovado; Crea-MA – 28, aprovado; Crea-MG, (com exceção da separação da Florestal, por não haver o mínimo de 3 representantes), com um total de 109 representantes – Pedido de Vista; Crea-MT, 42, aprovado; Crea-PA - 43, aprovado; Crea-PB – 43, aprovado; Crea- PE – Pedido de Vista; Crea-RO - 25, aprovado; Crea-RR -  23, aprovado; Crea-SE -  37, aprovado; Crea-SP, 274, aprovado; Crea-TO – 25, aprovado.

Todos os Creas onde as eleições serão realizadas têm até o dia 05 de março de 2022 para encaminhar à Auditoria do Confea (Audi), a relação dos conselheiros regionais titulares e suplentes, seus títulos profissionais, os períodos de mandato e a instituição de ensino superior ou a entidade de classe de profissionais de nível superior que representam, entre outras informações.

Presenças
Os trabalhos da plenária 1.581 foram acompanhados pelo coordenador do Colégio de Presidentes de Creas (CP), eng. agr. Raimundo Ulisses, dos presidentes dos Creas do Rio Grande do Norte, eng. civ. Ana Adalgisa Paulino, e de Sergipe, eng. civ. Jorge Silveira, do coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Marco Aurélio Cândia Braga, e ainda do presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos, eng. mec. José Gomes de Andrade. 

Plenário

Iniciada na quarta-feira (27/10), a plenária 1.581 inicia a série de três sessões que acontecem esta semana na sede do Confea, em Brasília. Tradicionalmente apresentado no primeiro dia, o relatório de atividades e o desempenho econômico e financeiro, mensalmente apresentados pela Mútua, caixa de assistência dos profissionais dos Creas, serão divulgados na última plenária do mês, a de número 1583, na sexta-feira (29/10).

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea