Relatório da Mútua e reunião das Ceaps marcam plenária

Uma descrição detalhada dos benefícios e da atuação das caixas regionais de assistência aos profissionais foi apresentada pelo presidente em exercício da Mútua, Cláudio Calheiros

Brasília, 23 de julho de 2020.

Apresentado por Cláudio Calheiros, engenheiro agrônomo que responde pela Diretoria de Benefícios e Tecnologia e pelo exercício do cargo de presidente da Mútua, caixa de assistência dos profissionais dos Creas, um extenso Relatório de Atividades tomou todo o período da manhã da plenária 1.537 , do Confea, realizada por videoconferência. Iniciada pelo presidente do conselho no exercício do cargo, eng. civil Osmar Barros Júnior,  a sessão teve 40 participantes, entre conselheiros federias, convidados e coordenadores dos fóruns de Colégio de Entidades Nacionais e o de Câmaras Especializadas.
 
Em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus, Calheiros abriu a apresentação do relatório anunciando que os funcionários do grupo de risco continuam em teletrabalho e destacando as medidas tomadas para proporcionar um retorno seguro ao trabalho presencial dos funcionários da Mútua em todo o Brasil, como a entrega de máscaras e do manual das  novas regras de convivência, treinamento e a manutenção de acompanhamento médico, medição da temperatura de todos os que entram em suas instalações, assim como a intensificação da limpeza.

Presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Jr., conduziu a sessão do plenário do Confea


A divulgação do regulamento de novos benefícios, as reuniões com a participação de diretores regionais e a elaboração de um protocolo eletrônico com o início de contratos digitais com fornecedores, foram algumas das atividades destacadas, assim como a participação na reunião da Comissão de Organização da  Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) que decidiu pela suspensão do evento neste ano. 

Digitalização de documentos
Ao concordar com a decisão, Calheiros alertou para a necessidade de se discutir a Soea de 2021 sob a ótica das questões orçamentárias e financeiras relacionadas à Semana.

Sobre o projeto de digitalização e indexação de documentos, ele informou que 2.978.812 imagens já foram digitalizadas e, ao citar o Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED), disse que  já  foram produzidos 111.525 documentos e protocolados 123.201 desde sua implantação, em 2009, totalizando 234.725 documentos.

A adoção de medidas que estabeleçam uma diretriz que atenda às determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), quanto à fiscalização e controle de gastos, foi defendida por Calheiros que se mostrou “preocupado com os reflexos financeiros gerados pela pandemia que paralisou boa parte das atividades econômicas do país”.

Ponto de equilíbrio
No exercício do cargo de presidente da Mútua, caixa de assistência, Calheiros disse que, apesar dos gastos virem sendo reduzidos,  “é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre receita e despesa” e sugeriu que as caixas regionais sejam instaladas nas sedes dos Creas, evitando o pagamento de aluguéis para ajudar a reduzir despesas.  

Minucioso, o relatório apresentou totais referentes a todos os benefícios oferecidos pela Mútua, como empréstimos,  auxilio funeral e Tecnoprev , além de revelar os gastos das caixas regionais. 

Para Calheiros “é preciso alterar o benefício social para ter maior abrangência e desburocratizar o acesso aos recursos visando beneficiar os profissionais”.  

 

Engenheiro agrônomo Luiz Lucchesi, ao apresentar a proposta de reunião das Ceaps regionais por videoconferência

Ceaps reunidas
A Comissão de Educação e Atribuição Profissional aprovou, no período da tarde, a realização de uma reunião das Ceaps regionais por videoconferência, em 11 de agosto. O evento fora decidido em sua sexta reunião ordinária da Comissão, realizada também por videoconferência, de 1º a 3 de julho. Segundo o coordenador eng. agr. Luiz Lucchesi, a reunião atualizará o andamento do cumprimento do plano de trabalho das comissões regionais das Ceaps para 2020, sugerido durante o Encontro de Líderes Representantes do Sistema, em fevereiro, em torno de temas como aprovação do manual de procedimentos das Ceaps; ações de implementação das diretrizes curriculares nacionais; questões relativas à formação na modalidade Ead e propostas de parceria com o Ministério da Educação, em torno do decreto 9235/2017. Os temas foram tratados por grupos pelas regionais ao longo dos últimos meses e seriam discutidos no último dia 13 de maio, em reunião adiada em decorrência da pandemia de Covid-19.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea