Profissão de meteorologista completa 40 anos de regulamentação

Ao centro, presidente da Sbmet, Rômulo Paz, e os palestrantes Lucio de Souza (dir.) e Emerson Mariano

Brasília, 15 de outubro de 2020.

A regulamentação da profissão de meteorologista completou 40 anos no dia 14 de outubro. Para celebrar a data, o Confea marcou presença no evento promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (Sbmet), em Campina Grande (PB). A agenda promoveu o intercâmbio de informações e experiências entre universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e associações civis sobre as temáticas clima, previsão do tempo e o exercício profissional. As medidas de proteção à covid-19 foram adotadas ao longo de toda a programação.  

No estande do Conselho, foram recepcionados alunos, especialistas, professores e pesquisadores de renome nacional, que prestam serviço essencial à sociedade, uma vez que a maioria das atividades humanas depende de monitoramento meteorológico contínuo e eficiente seja para gestão de recursos hídricos, na agricultura e pecuária, na geração de energia elétrica ou na navegação aérea e marítima. As lideranças da meteorologia estiveram no local. Entre elas, o presidente da Sbmet, que ressaltou o protagonismo do Federal no evento. “A profissão precisa da participação do seu conselho fiscalizador, por isso estamos agradecidos pelo apoio do Confea a este evento que celebra uma das profissões do sistema profissional”, disse o mestre em meteorologia Rômulo Paz.

No estande, o Confea distribuiu publicações e prestou informações sobre o sistema profissional 

 

A entidade
A Sociedade Brasileira de Meteorologia foi criada em 1958 para unir os meteorologistas, regulamentar a profissão e incentivar o desenvolvimento da meteorologia e do pessoal especializado nacional. A Sbmet é uma associação de caráter técnico-científico dos profissionais meteorologistas, com duração ilimitada, sem fins lucrativos e foro na cidade do Rio de Janeiro. 

Programação realizada no dia 14 de outubro

Ligada ao Sistema Confea/Crea, a entidade tem como principais objetivos: promover, incentivar e divulgar o estudo e a pesquisa da meteorologia em todos os seus aspectos; promover e resguardar os direitos profissionais dos meteorologistas; congregar todas as pessoas que se dedicam à profissão ou que por ela se interessam; e conduzir e incrementar relações e troca de informações técnico-científicas e profissionais com outras entidades congêneres, nacionais ou de outros países.

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Colaboração: Glênio Furtado