Participantes da quarta e última reunião do ano da CCEEI fazem balanço positivo do trabalho

Brasília, 26 de novembro de 2020.

(da esq.p/dir.) Lourenço, Krüger e de Laet

Encerrada, a quarta e última reunião nacional do ano dos coordenadores regionais das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI), do Sistema Confea/Crea, foi considerada positiva pelo coordenador nacional do grupo, o engenheiro de produção metalurgista e de segurança do trabalho Sérgio Lourenço. Ao fazer um balanço dos três dias de trabalho, iniciado na segunda-feira (23), ele destacou a proposta elaborada e a ser apresentada para a Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP), sobre o Ensino a Distância (EaD).

“Para a instrução dos processos dos cursos EaD, a CCEEI defende que temos que ter mais informações sobre os polos das faculdades para termos uma base mais sólida para conceder as atribuições relativas ao que foi estudado pelo recém-formado. Entre os itens a serem detalhados está o de ambiente de aprendizagem na realidade das escolas”.


Além dessa, outras duas propostas foram elaboradas. Uma trata da publicação do manual de fiscalização das atividades da Engenharia Industrial, que estará disponível semana que vem. Outra fala do Plano de Manutenção, Operação e Controle de Sistemas de Ar Condicionado (PMOC) e de sua avaliação nos ambientes internos do Sistema Confea/Crea: “Se vamos fiscalizar, temos que ser referência”, defende.


Reunidos a partir da sede do Confea, em Brasília, com 19 participantes, e transmitida por videoconferência para os outros oito, os coordenadores regionais receberam a visita do presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, que aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio recebido durante o processo eleitoral que o levou ao segundo mandato à frente do Conselho.


Ao reafirmar seu compromisso em cumprir as metas definidas em sua campanha, Krüger repetiu o que considera “um mantra” para a administração da entidade: “inovação e velocidade” “Se queremos inovar, precisamos de velocidade para o hoje e agora e não para 2025”, disse.


O último dia da reunião teve a participação de Arnaldo Basile, engenheiro mecânico, presidente executivo da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e um dos integrantes do GT PMOC,  e também de Arnaldo Parra, com a mesma profissão e um dos especialistas que assessora o GT. Respectivamente, apresentaram palestras sobre a instalação, gerenciamento e administração, manutenção preventiva e corretiva, e sobre os profissionais e cuidados a serem tomadas com os aparelhos de ar condicionado que, criado em 1902, inicialmente foi implantado por empresas, depois alcançou os carros e hoje está instalado em milhares de casas mundo afora.


GT PMOC apresenta proposta de minuta de decreto para a Lei nº 13.589/2018
A proposta de uma minuta de decreto para regulamentar a Lei nº 13.589/2018, que torna obrigatório o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) nos edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes climatizados artificialmente, foi o item de pauta apresentado pelo coordenador do Grupo de Trabalho (GT PMOC), do Confea, o conselheiro federal eng. mec. Carlos de Laet.


Responsável por dar as boas-vindas aos coordenadores regionais durante a abertura da reunião, de Laet marcou sua participação falando do trabalho desenvolvido pelo GT durante o ano, destacando a importância da proposta da minuta que, segundo ele, será enviada à Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEEP), do Confea, à qual o GT é ligado, e, na sequência, encaminhada para a Casa Civil, “sendo recepcionada, segue para aprovação do Congresso”, anunciou.


Apresentada por Walter Bittar, assistente do GT PMOC,  a minuta  regulamenta a implementação e fiscalização do PMOC dos sistemas de ar condicionado ou climatização de edificações públicas e privadas, nos âmbitos municipal, distrital, estadual e federal. Segundo a minuta, para a implantação, aplicação e manutenção de natureza técnica do PMOC, consideram-se como responsáveis técnicos e suas respectivas atividades os profissionais com formação nas áreas de engenharia, química e biologia. 


Aos engenheiros caberá a vistoria, análise técnica, planejamento, elaboração, execução de serviço técnico, especificação, inspeção, coordenação, supervisão, assessoria e consultoria, laudo e parecer técnico. Já os químicos serão responsáveis pelos procedimentos de amostragem, medições e análises laboratoriais químicas, enquanto os biólogos terão os procedimentos de amostragem, medições e análises laboratoriais biológicas, sob sua responsabilidade.

Além de Laet e Basile, os engenheiros mecânicos Luciano Soares e Francisco Medeiros integram o GT PMOC.
 
Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Ricardo Rodrigues