Vitória (ES), 28.11.2005
Mais de 500 pessoas participaram na manhã do último domingo, 27, de um passeio ciclístico promovido pelo CONFEA e pela Prefeitura Municipal de Vitória. Chamado de “Ciclovia pela Paz”, o passeio deflagrou o projeto “Cicloredes”, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura da cidade, com o objetivo de conscientizar a população para o uso saudável da bicicleta como meio de transporte de rotina. Este projeto faz parte de um programa de abrangência nacional, o Bicicleta Brasil, fruto de um convênio com o Sistema Confea/Crea e o Ministério das Cidades. “Um programa de mobilidade por bicicleta traz uma série de benefícios à sociedade, mas precisa de estímulos e incentivos para dar certo. E o maior deles tem que ser o da conscientização”, alerta Wilson Lang, presidente do Confea.
Entre os principais benefícios elencados por Lang estão o estímulo à prática de atividade física e a conseqüente melhoria da saúde pública; a economia de combustível e, por fim, a preservação do meio ambiente, com menos geração de poluição e menor utilização dos recursos naturais não-renováveis. “Os países mais desenvolvidos e comprometidos com a conseqüência do desenvolvimento econômico já utilizam a bicicleta como alternativa de mobilidade de massa”, garante a especialista no assunto, arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva, que coordena em Santa Catarina uma equipe de técnicos com o objetivo de regulamentar e ampliar o sistema cicloviário. “Ainda temos uma série de problemas de infra-estrutura nas cidades que discrimina o ciclista e não dá a ele a segurança necessária, mas nosso principal desafio é mesmo a conscientização das pessoas para que invistam nessa solução adotada com sucesso por muitas cidades européias, como a Holanda, por exemplo”, afirma Vera Lúcia.
Desportista pela Paz - O passeio Ciclovia pela Paz reuniu muitos profissionais da área tecnológica que vieram a Vitória participar da 62ª SOEAA e também moradores da Praia do Canto e Camburi, rota cumprida pelos ciclistas. Um dos participantes ilustres da “Ciclovia pela Paz” foi o atleta Antonio Carlos de Oliveira, um dos cinco desportistas brasileiros escolhidos pela Unesco para levar a mensagem de Paz ao mundo.
Antonio, que viaja de bicicleta há mais de 12 anos e visitou importantes estadistas e personalidades como o Papa João Paulo II, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e chefes de Governo como Bill Clinton e Tony Blair, cumpre a missão permanente de levar a mensagem da união entre os povos, da Paz e também do uso da bicicleta como meio de transporte saudável. “A bicicleta foi o primeiro meio de locomoção do homem, depois dos animais. Foi também o primeiro sintoma de necessidade de conforto, de uso da tecnologia e também da pressa. Não precisamos de mais pressa do que isso, podemos continuar na bicicleta”, justifica Antonio Carlos, parabenizando o Confea pela iniciativa do passeio ciclístico.
Silvio Roberto Ramos, presidente do Crea-ES e também secretário municipal de Governo, foi um dos principais articuladores entre o Sistema Confea/Crea e a Prefeitura de Vitória para a realização do Passeio Ciclístico. Pesquisas recentes, segundo Silvio, apontam que pelo menos 35% da população das grandes cidades não utilizam veículos motorizados para seu transporte diário. “Eles estão excluídos da camada da população que tem acesso ao transporte público e precisam se deslocar a pé para o trabalho e para a escola. Para estas pessoas o uso da bicicleta seria uma grande solução”, diz o presidente do Crea-ES, justificando o porquê dos investimentos em Vitória para a implantação de um projeto próprio de mobilidade pública. “Temos absoluta certeza da necessidade de desenvolvermos um projeto cicloviário”, garante.
Atrações - O "Ciclovias pela Paz" partiu da Praça dos Namorados, na praia do Canto e percorreu a Praia de Camburi. Uma das maiores atrações foi a presença de duas Centopéias da cidade de Blumenau, animadoras oficiais da Oktoberfest. A primeira centopéia, mais antiga e com modelo germânico tradicional, tem 18 lugares, e a segunda, mais moderna e com design contemporâneo, abriga 30 ciclistas-foliões. Esta é considerada a maior bicicleta do mundo e já foi apresentada em vários países da Europa. A programação do passeio incluiu ainda a apresentação de uma peça de teatro com o tema "Emília na Cidade", trio elétrico, além do sorteio de duas bicicletas. Todos os participantes receberam da SOEAA um kit com camiseta, squizzi e boné. E mesmo quem não tinha bicicleta pôde participar do passeio. A organização disponibilizou o empréstimo gratuito de mais de 50 bicicletas.
O que é o projeto Cicloredes?
Além de conscientizar a população sobre os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte regular, o projeto Cicloredes prevê ainda uma série de obras na cidade que pretende adaptar o sistema viário para absorver com segurança o trânsito de ciclistas, através da construção de ciclovias e ciclofaixas. “Nossa meta é interligar todo o entorno de Vitória através de ciclovias e promovendo iniciativas como esta do Sistema Confea /Crea, que está realizando hoje este passeio ciclístico”, afirma Domingos Sávio Sava, secretário-adjunto de Transporte e Infra-estrutura Urbana.
No próximo dia seis de dezembro, a Prefeitura Municipal de Vitória realiza a primeira Audiência Pública para discutir sobre o Projeto de Mobilidade Urbana, com apresentação do estudo de viabilidade para implementação do Cicloredes na cidade. Um projeto piloto foi feito por técnicos das secretarias de Transportes e Infra-Estrutura Urbana (Setran) e Desenvolvimento da Cidade (Sedec), no bairro Jardim da Penha. O projeto prevê a implementação de ciclofaixas no interior dos bairros e o Jardim da Penha (próximo a Camburi) foi escolhido para sediar a primeira ciclovia por se localizar entre duas vias principais, as avenidas Dante Michelini e Fernando Ferrari. Técnicos da Secretaria de Transportes realizaram estudos e pesquisas com ciclistas que circulavam pelo bairro, onde foi verificado o fluxo médio 263 ciclistas por hora.
O prefeito em exercício de Vitória, Sebastião Balarini, participou de todo o passeio ciclístico. Ele destacou a importante ação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia no estímulo às ciclovias e a atuação neste sentido junto ao Ministério das Cidades.
O que é programa Bicicleta Brasil?
O Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, chamado de “Bicicleta Brasil”, está sendo coordenado pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades e tem o aval do Sistema Confea/Crea, com a assinatura de um convênio para implantação do programa em todo o Brasil. O Ministério das Cidades pretende investir R$ 62 milhões na implantação de sistemas cicloviários em todo o País com recursos da União e também de financiamentos que estão sendo abertos aos municípios que apresentarem projetos cicloviários.
A proposta básica do programa é estimular governos municipais a implantar sistemas que direcionem ações para a segurança de ciclistas nos deslocamentos urbanos. O Brasil conta atualmente com 600 quilômetros de ciclovias e uma frota de 50 milhões de bicicletas, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Na avaliação do ministro Olívio Dutra, é preciso refletir sobre o atual modelo de mobilidade que privilegia o automóvel. Além de mortes e feridos nos acidentes, a circulação de veículos causa ainda congestionamentos e grande volume de poluição ambiental. Anualmente, são registradas cerca de 35 mil mortes e 300 mil feridos nos acidentes de trânsito e 120 mil pessoas ficam com deficiências permanentes.
O ministério está realizando pesquisas com 450 cidades, para identificar o uso da bicicleta pelo brasileiro. O Brasil é um dos 38 países que já aderiram ao movimento internacional, que conta com apoio financeiro e político da Comissão Européia.
Dicas para um pedalar seguro
- Na ausência de ciclovia, ande próximo ao meio-fio, sempre do lado direito da pista.
- Conduza o passageiro na garupa ou assento especial.
- Não pegue carona em veículos em movimento.
- Evite colisões e freadas bruscas.
- Sinalize com as mãos as suas manobras e sua direção, olhando para os dois lados antes de atravessar.
- Use sempre os equipamentos de segurança.
- Segure o guidom com as duas mãos, não faça malabarismos.
- Evite mudanças bruscas de direção, pois assusta quem vem atrás.
- Nunca ande na contramão e cuidado ao entrar à esquerda.
- Cuidado com veículos estacionados, pois alguém pode abrir a porta repentinamente.
- Entre devagar em uma curva e evite freiar.
- Quando transitar por calçadas, ande empurrando a bicicleta.
- Evite andar por avenidas movimentadas.
- Não transporte cargas pesadas demais, pois comprometem o equilíbrio.
- Cuidado ao passar pelas paradas de ônibus e de táxis.
- Não circule com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos.
- Respeite os pedestres.
- Se beber, não pedale.
- Ao estacionar sua bicicleta, prenda com cadeado e escolha um local apropriado.
- Cuidado com a poluição. Respire sempre pelo nariz e não pela boca, evitando ficar atrás dos escapamentos.
- Mantenha os pneus cheios e calibrados.
- Evite os horários mais ensolarados do dia e também o pôr-do-sol, quando ocorre o chamado “lusco-fusco”.
- Ande sempre com os documentos pessoais.
- Antes de sair, faça um roteiro prévio da viagem.
- Carregue um cartão telefônico para o caso de emergências.
- Em roteiros mais longos, não esqueça da garrafinha de água.
Fonte: Guia do Ciclista