Livro sobre engenharia popular tem patrocínio do Confea

Brasília, 25 de novembro de 2020.

Com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a entidade Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil (ESF-Brasil) lançou nesta semana o livro Engenharia Popular: construção e gestão de projetos de tecnologia e inovação social.

Disponível em versões digital e impressa, a publicação aborda a engenharia como instrumento do desenvolvimento social e ambiental. São apresentados conceitos e experiências já trabalhados e vivenciados por docentes, estudantes e profissionais.

A publicação tem por objetivo ainda discutir práxis a partir de exemplos de projetos executados pela organização ESF-BR e parceiros, como adiantam as organizadoras da obra. “Desejo que o livro seja um referencial para a formação e debate não só para os membros do ESF, como também para estudantes, pesquisadores e profissionais nas engenharias e de quaisquer áreas que queiram conhecer e praticar engenharia popular”, aposta a docente e doutora em Engenharia de Produção Sandra Rufino. A engenheira ambiental e sanitarista Fernanda Deister também acredita que a publicação será útil para o segmento por ter “uma linguagem que atende a todos os públicos, com exemplos práticos e desafios que enfrentamos no dia a dia”.

Representando o Confea na solenidade de lançamento na terça-feira (24), em Belo Horizonte, o vice-presidente do Crea-MG, eng. mec. Edilio Ramos Veloso, enalteceu a iniciativa da ESF-Brasil. “Precisamos valorizar esse esforço”, comentou na mesa de abertura do evento.

Lançamento da publicação em Belo Horizonte, na terça-feira (24/11), teve participação do vice-presidente do Crea-MG, como representante do Confea

Na avaliação do Confea, “é hora de os engenheiros assumirem o papel de educadores no que se refere à sustentabilidade ambiental, fortalecer a importância da ecologia, debater novas alternativas, novas possibilidades, refletir sobre práticas utilizadas, rever os velhos e criar novos conceitos”, como registra o vice-presidente no prefácio do livro. “Agora parceiros, o Confea e a Associação Engenheiros Sem Fronteiras – Brasil somam objetivos, esforços e compartilham conhecimentos visando a uma sociedade menos desigual, mais solidária e mais promissora para as gerações futuras”, conclui o eng. civ. Osmar Barros Júnior.

No endereço https://esf.org.br/livro-engenharia-popular/ é possível baixar o livro on-line. Basta preencher o cadastro na página.

Exemplares da publicação serão doados para bibliotecas e universidades. Na foto, as organizadoras do livro

Patrocínio
A Política de Patrocínio do Confea promove apoio, financeiro ou não, a projetos de cunho científico e técnico de iniciativa de organização sem fins lucrativos. Entre os objetivos estão incentivar ações que promovam a inovação, atualização e a geração de conhecimento técnico-científico de interesse da engenharia, da agronomia e das geociências; e valorizar ações que contribuam com o regular exercício profissional na área da engenharia, da agronomia e das geociências, visando à proteção da sociedade. 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: ESF-Brasil