Lideranças do Sistema participam de live sobre Agronomia Sustentável

Brasília, 24 de março de 2021.

Na tarde desta quarta-feira (24), o coordenador Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), eng. agr. Rafael Massaro, e o presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), eng. agr. Kléber Santos, participaram da live sobre Agronomia Sustentável com o diretor de Conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira. Durante o debate, além da atuação, da valorização, da formação dos profissionais, a segurança alimentar, inclusive em tempos de pandemia, foram temas que envolveram os internautas.

Giovani explicou o tema da nova série do Canal Rural “a atuação do engenheiro agrônomo fora da porteira” e o dilema vivido mundialmente sobre agricultura ou meio ambiente, urbano ou rural. “O projeto mostra que esses cenários são complementares, a sustentabilidade do campo e da cidade passa por essa integração e por esse entendimento de que é agricultura e meio ambiente, urbano e rural”, disse o jornalista.  “Com o aumento da população, com a aglomeração urbana, a necessidade de produção para o abastecimento também cresceu, daí a necessidade do profissional agrônomo para trabalhar essa produção sustentável”, complementou o presidente da Confaeab, Kléber. 

O coordenador da Câmara de Agronomia, Rafael Massarô, defendeu que os profissionais ocupem os espaços pertinentes à agronomia, inclusive os papéis na cidade: “a negociação rural acaba acontecendo na cidades”, referindo-se à legislação, às discussões normativas, aos planos de manejo e aos parques federais. “O agrônomo sempre tem a visão de trazer o que é nativo para dentro da cidade”, exemplificou mencionando o paisagismo, que é uma das atribuições da profissão. 

Sobre o crescimento do agronegócio no ano passado, Massarô destacou o protagonismo do campo para o saldo positivo da balança comercial, entretanto, se solidarizou com esse momento de tanta dor para o país, referindo-se aos 300 mil mortos pela pandemia de covid-19. Na ocasião, Kléber destacou o posicionamento da Confaeab em defesa da vacina e das medidas sanitárias para a segurança de todos. “O agro não para, imagina se junto com a crise sanitária ainda tivéssemos de enfrentar uma crise alimentar”, questionou Santos, reforçando o papel do agrônomo no abastecimento das cidades. 

Os debatedores também enfatizaram a versatilidade da agronomia. “É a mais transversal das engenharias, pois se relaciona com diversas outras engenharias (civil, ambiental, elétrica) para fazer as suas entregas, como logística, gestão de resíduos sólidos, cidades sustentáveis”, exemplificaram os engenheiros agrônomos. 

A indicação do engenheiro agrônomo Alysson  Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz – edição de 2021 também foi pautada durante a live, que obteve boa audiência.

Assista ao debate sobre Agronomia Sustentável:



Leia mais: “Agronomia Sustentável” será o tema de série do Canal Rural

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea