Câmara de agronomia define plano de trabalho para 2006

Brasília (DF), 31 de março de 2006

"Extremamente saudável e construtivo". Assim o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CCAGRO), Ésio do Nascimento e Silva, qualificou esse primeiro encontro, em que foram definidos o programa e o calendário de trabalho para o exercício de 2006, além de propostas para o Sistema.

Os integrantes da câmara se dividiram em três grupos de trabalho. As questões relacionadas à resolução n° 1.010 de 2005 estão entre as maiores preocupações do grupo de Ensino e Formação Profissional. “Vamos trabalhar com duas vertentes. A primeira será um estudo comparativo da resolução com a Lei de Diretrizes de Base e a outra será a proposição de critérios para a aplicação da 1.010”, ressaltou Nascimento. Outra questão que vai estar na pauta do grupo é a participação no processo de abertura e avaliação de cursos na modalidade agronomia.

O tema “Agronomia Pública” é foco de outro grupo de trabalho. Entre suas atividades, estão contemplados no programa a proposição de planos, diretrizes e mecanismos de atendimento e inserção dos mini e pequenos agricultores familiares em sistemas de assistência e apoio técnicos, além do fortalecimento do serviço de extensão rural, estatal e não estatal e da organização de um seminário nacional de agronomia pública.

O terceiro grupo de trabalho ficará responsável pelo tema “Fiscalização do Exercício Profissional”, que será um novo desafio diante das mudanças que serão introduzidas pela Resolução 1.010. “Há questões que precisam ser melhor tratadas. Falta ainda uma definição clara e transparente da resolução”, pontuou o coordenador da câmara.

Outros temas são de interesse da CCAGRO, como o Decreto nº 4.560, de 2001, a biodiversidade e a inserção no mercado de trabalho. Para contemplar todos esses assuntos, a câmara já definiu o seu calendário de reuniões ordinárias. A próxima será de 31 de maio a 3 de junho em Florianópolis (SC) e a terceira acontecerá em Vitório (ES), de 23 a 25 de novembro. A CCAGRO também se reunirá em Maceió, durante a SOEAA.

Por Mariana Zanatta
Da Equipe da Acom